Sexta Sub: Molokini sub

por: Lucia Malla Havaí, Maui, Mergulho, Sexta Sub

Já contei previamente um pouco como foi meu roteiro por Maui. Então deixo aqui para vocês na Sexta Sub mais uma dica do principal point de snorkeling desta ilha. É a cratera de Molokini.

Que tem essa paisagem sub aí, cheia de corais saudáveis. Além de muuuuitos ouriços-lápis-de-cor, colorindo de vermelho intenso o azul do mar.

Molokini

Ouriço-lápis-vermelho, presença marcante na paisagem sub de Molokini.

O que é Molokini?

Molokini é uma cratera vulcânica parcialmente submersa, em formato de meia-lua. Está localizada próxima à costa sul de Maui, especificamente entre Maui e a ilha de Kaho’olawe. Geologicamente, foi formada pelas cinzas de uma das explosões do vulcão Haleakala durante o Pleistoceno.

Cratera de Molokini - Vista aérea - Maui

Molokini vista do ar.

Hoje, a cratera-ilha de Molokini é um Santuário Estadual de Aves Marinhas, onde é proibido pescar ou ancorar. Os barcos que visitam a cratera amarram em bóias para evitar danificar o coral submerso. Mesmo assim, são muitos barcos que visitam por dia. Então há uma proposta de lei a ser votada para limitar o número de barcos permitidos por dia ali. 

Faz sentido, afinal o recife de coral de Molokini é um dos mais saudáveis do Havaí.

Snorkel em Molokini

O snorkel em Molokini é uma atividade fundamental, principalmente para quem quer conhecer um pouco do mundo subaquático de Maui. 

Para fazer o snorkel ali, é preciso marcar um passeio de barco com uma das empresas que levam até lá. A maioria sai do píer de Maalaea, perto do Maui Ocean Center. Algumas poucas saem do píer de Lahaina.

Molokini - Maui - Píer de Maalaea

Píer de Maalaea, de onde saem a maioria dos passeios a Molokini.

A Trilogy Sails é a minha predileta, e faz este passeio num barco a vela.  Sai de Ma’alaea de manhã cedo e passa a manhã fazendo snorkel em diversos pontos. O primeiro ponto de parada é Molokini, que fica a menos de 20 minutos de barco. O segundo ponto fica a critério do capitão, dependendo das condições do mar no dia. (Mas em geral, é perto de Wailea.) A empresa oferece café da manhã e almoço durante o passeio.

O que você vai ver no snorkel em Molokini?

Snorkel em Molokini - Maui

Corais saudáveis em Molokini.

A foto de abertura mostra bem como é o ambiente subaquático de Molokini. Ali, a paisagem de fundo é tipicamente  havaiana. Entretanto, a saúde do coral é muito boa, por estar mais afastado da costa.

Em termos de animais avistados, você vai encontrar alguns peixes endêmicos do Havaí, como o peixe-anjo de Potter e o peixe-borboleta de milletseed. Além de inúmeros outros peixes coloridos, muitos ouriços-lápis-vermelho, diversos corais duros e, com sorte, um ou outro tubarãozinho. A área onde se faz snorkel é relativamente rasa, e o snorkel costuma ser bem tranquilo, já que a própria cratera protege contra o swell.

Dá para mergulhar em Molokini?

Sim, é possível fazer mergulho autônomo em Molokini. Aliás, é aconselhável a quem mergulha encarar este point. Porque enquanto o snorkel é feito na parte interna da cratera, o mergulho pode ser feito na parte de fora da cratera, no paredão, onde costumam aparecer peixes maiores. O point chama-se simplesmente The Back Side (ou Backwall).

Molokini

Wall de Molokini.

A empresa com que costumo mergulhar em Maui é a Lahaina Divers. Recomendo. Ficam no centrinho de Lahaina.

Tudo de sub sempre.

P.S.

  • Quer saber mais dicas de viagem para a ilha de Maui, no Havaí? Então dá uma checada nesta página que agrega todos os posts de Maui já publicados aqui no blog. Tenho certeza que você decerto encontrará uma aventura alucinante para sua visita…
Booking.com


488
×Fechar