No Havaí inteiro, um dos meus passeios favoritos é para fazer snorkel em Honaunau Bay, a cerca de 20 milhas ao sul de Kona na Big Island. Que é um dos meus points prediletos de snorkel, aliás. Ali, os corais estão relativamente saudáveis e a quantidade de peixes e tartarugas é imensa.
Em geral, Honaunau Bay é minha indicação principal para quem quer um bom snorkel sem precisar encarar um passeio de barco. Afinal, dá pra entrar na água saindo da costa mesmo. Você pode, portanto, ir por conta própria. Além do mais, Honaunau tem áreas mais rasas (lado esquerdo) e outras mais fundas (lado direito). Portanto, tem snorkel para todos os níveis e gostos.
Por sua posição geográfica, Honaunau é uma baía protegida dos grandes swells e ondas, o que mantém os corais praticamente intactos. O outro nome de Honaunau é “City of Refuge”, ou Cidade do Refúgio. Boa parte das placas indicadoras para se chegar lá, aliás, indicam “City of Refuge” ou “Place of Refuge”. De cada lado da baía, uma visão diferente do mundo havaiano.
O Parque Nacional Histórico de Pu’uhonua o Honaunau
Na extremidade esquerda, o Parque Nacional Histórico de Pu’uhonua o Honaunau é onde nos tempos ancestrais os havaianos que quebravam as leis sagradas da sociedade se refugiavam. Aliás, somente depois de estarem ali por um tempo, poderiam voltar ao convívio social com seus pecados ou crimes perdoados. Pu’uhonua é o termo para um local que o rei do Havaí designava como sagrado ou de limpeza espiritual, e em havaiano significa “lugar de paz e segurança; asilo”. Embora um pouco similar ao conceito de prisão, o fato de muitas vezes ser voluntário – o criminoso/pecador/insurgente decidia ir para lá se refugiar e se “limpar” dos seus erros – é uma herança interessantíssima da cultura havaiana.
Dentro do Parque, havia uma área especial para a família real, onde ela se “purificava”, e um grande muro separa esta área de onde antigamente outras pessoas que desonravam a lei ficavam. Aos interessados por história, este é o melhor conservado parque histórico que retrata o Havaí antigo. Para entrar no Parque Histórico paga-se um ingresso (US$3,00 por pessoa ou US$5,00 por veículo, válido por 7 dias).
Reserve seu hotel na Big Island pelo Booking.
Alugue seu carro na Big Island pela RentCars. Pagamento sem IOF.
Proteja sua viagem ao Havaí com os Seguros Promo.
Marque seu passeio na Big Island pela Hawaii Activities, que aceita pagamento em real.
Vai apenas para snorkelar? Evite o Parque
Mas para quem vai ali apenas com interesse no snorkel, o melhor é nem entrar no parque. Pegue o acesso público à praia: a última rua à direita antes da portaria do parque. Dali, chega-se a área de piscinas naturais de rocha de lava (lava rock). O amontoado de rochas forma degraus naturais em certos pontos destas piscinas, e são destes degraus que a maioria das pessoas sai para explorar a baía (vá de botinha). Com a ajuda do Google Maps, fiz um mapinha para vocês terem melhor ideia do local.
Do lado direito de Honaunau, mais fundo, vemos mais abundância de vida marinha e formações que lembram pequenos cânions de corais. É nesta área que a maioria dos praticantes de mergulho autônomo vai, principalmente principiantes. Entretanto, você está nos fundos da casa de alguém. Portanto, é bom ter isso em mente quando estiver fotografando ou fazendo selfies. Porque os moradores não gostam de ter sua privacidade invadida.
Debaixo d’água, um azul profundo e uma visibilidade a perder de vista. O mar em Kona é realmente sensacional.
Sou suspeita para comentar. Mas quando vou a Honaunau, costumo passar pelo menos uma manhã inteira para apreciar com calma os corais. Levo uns sanduíches ou snacks para um piquenique improvisado na área rochosa das piscinas naturais. É um relax total.
Onde estacionar
Mas há um senão para o turista desavisado. Honaunau não tem estacionamento. Há poucas vagas para parar o carro na rua. Para complicar, os moradores locais não gostam muito quando sua vizinhança está entupida de carros. (O estacionamento que vocês vêm no mapa é do parque histórico. Eles costumam não gostar de ver você estacionar ali e caminhar em direção ao snorkel. Algumas vezes podem até impedir sua saída.)
Meu conselho, portanto, é simples. Estacione longe, já na rodovia, e ande. Ou chegue beeeeem cedo, para poder estacionar na rua principal (e praticamente a única daquele recanto).
Leia mais: Meus 10 points favoritos de snorkel no Havaí.
Outras dicas para o snorkel em Honaunau Bay
Uma outra dica importante é de que, estando na água snorkelando, não é permitido sair na prainha que fica dentro do Parque Histórico. Porque esta prainha é considerado um local sagrado. Apesar de tentadora, esta prainha no canto do parque é onde a maioria das tartarugas gosta de nadar. Portanto você provavelmente chegará perto dali… Mas, conselho da tia, não caia na tentação de curtir a prainha. A multa pode ser puxada.
Vale lembrar também que não há banheiros públicos (só químicos) nem salva-vidas na área. Portanto, para se aventurar a snorkelar em Honaunau, a pessoa deve se sentir confortável para tal atividade.
No mais, debaixo d’água, Honaunau é um dos melhores pedaços de paraíso que você encontrará na Big Island. Os corais e peixes coloridos são abundantes, de estarrecer. Com toda a certeza, este snorkel ficará guardado na sua lembrança num lugar bem aconchegante, onde estão os melhores momentos de uma vida interagindo com o mar. Palavra de Malla. 🙂
Tudo de Havaí sempre.
P.S.
- Tem uma surpresa no fundo do mar para quem faz o snorkel em Honaunau Bay… Mostrei primeiramente neste outro post do blog. 😉