por:
Lucia Malla
Brasil, Espírito Santo, Esportes, Fotografia, Mergulho, Sexta Sub, Viagens
Publicado
10/04/2009
Um naufrágio no Espírito Santo planejado, Victory 8B. O intuito principal: virar um recife artificial, agregando peixes e outros membros da fauna marinha.

Em 03 de julho de 2003, o Victory 8B, navio cargueiro grego de 90 metros de extensão por 20m de altura e quase 4 mil toneladas, intencionalmente afundou a 12 km da costa de Guarapari, no Espírito Santo. A alta diversidade de peixes da área já era um fato. A esperança predominante, portanto, era de que o cargueiro possibilitasse um aumento da quantidade dos mesmos.
Pois está conseguindo. Porque aos poucos, o naufrágio que repousa a 35 metros de profundidade foi sendo “dominado” por cocorocas, marias-da-toca, garoupas… Já houve até um mero gigante, que infelizmente foi pescado há pouco tempo. Outro destaque deste mergulho em naufrágio no Espírito Santo é a fauna séssil como os corais, que, aliás, já se “apossaram” da estrutura metálica do cargueiro, cobrindo toda sua superfície como um tapete colorido.
Hoje, o mergulho no Victory 8B nos permite apreciar uma comunidade resplandescente de bichos em meio a uma paisagem fascinante, colorida e cheia de vida. Um mergulho em naufrágio que, portanto, não deixa a desejar em aventura aos mais famosos naufrágios do mundo.
Bem ali, do lado da minha querida praia de infância.
Tudo de sub sempre.
*Texto originalmente publicado na revista Mergulho.