Sexta Sub: snorkel em Waimea Bay

por: Lucia Malla Havaí, Mergulho, Oahu, Praias, Sexta Sub, Surfe

Waimea Bay é uma das praias mais faladas do Havaí. Os olhos do mundo do surfe se voltam para esta pequena baía do North Shore de Oahusempre que ondas estratosféricas de 30 pés ou mais surgem. E levam ao delírio milhares de espectadores, além de colocar à prova os heróis da prancha. É ali que ocorre o lendário The Big Wave Contest In Memory of Eddie Aikau, o campeonato mais badalado do surfe mundial. O mar em Waimea no inverno fica, portanto, intransitável para nós, reles mortais. Mas, em outras épocas do ano, dá pra encarar até o snorkel em Waimea Bay. E é sobre ele que este post comenta.

Snorkel em Waimea Bay

As ondas gigantes só batem no North Shore de Oahu no inverno do hemisfério norte. No verão, entretanto, o mar em Waimea é calminho. E a praia se torna então um ótimo point de snorkel ou mergulho.


Leia meu guia completo para visitar o North Shore de Oahu.


Como é o snorkel em Waimea Bay

Estamos sempre por lá no verão. Em geral, madrugamos já na água, para aproveitar a iluminação do sol que nasce. Na foto que abre este post, estou nadando bem na beiradinha e observando um cardume de peixinhos. Aliás, é facílimo encontrá-los em Waimea.

Paisagem subaquática do canto esquerdo de Waimea Bay.

Abaixo, a prova fotográfica de que Waimea Bay é o paraíso das bóias de patinho no verão. Além de uma das praias mais versáteis da costa do Havaí.

Canto esquerdo de Waimea Bay - Havaí
Lado esquerdo de Waimea Bay.


Snorkel no canto direito de Waimea Bay

Waimea Bay - North Shore - Oahu - Havaí
Canto direito de Waimea Bay, onde fica a famosa igrejinha.

É no canto direito da praia de Waimea que as grandes ondas de surfe famosas do Havaí quebram. É ali também que as rochas de lava estão super-perto da superfície, facilitando em dias calmos um snorkel cheio de surpresas.

Tartaruga-verde no canto direito de Waimea Bay - North Shore de Oahu
Tartaruga-verde no canto direito de Waimea Bay.

Para chegar até o canto direito e fazer snorkel em Waimea, o mais fácil é nadar saindo da praia. Afinal, o trajeto não é longo. Além disso, no próprio trajeto você já começa a explorar o mundo sub, vendo diversos peixes coloridos depois do fundo de areia.

Em geral, há tartarugas por ali, assim como os peixes havaianos mais comuns: peixes-borboleta, bodiões, peixe-trombeta etc. Como o snorkel é fácil, você pode ficar horas se divertindo ali.

Diversão extra: pular da pedra de Waimea Bay

Pular da pedra em Waimea Bay - North Shore de Oahu - Havaí

É comum também durante o verão o pessoal pular da pedra principal que fica mais ou menos no meio de Waimea Bay, pertíssimo da beira da praia. A sensação de pular ali é de pura adrenalina. Parece alto, e parece que a área onde caímos é rasa e tal. Mas na maré baixa dá tranquilamente para fazer este splash na água tranquila da praia sem maiores sobressaltos.

Em geral, a pedra é tão popular que fica uma fila de pessoas subindo para pular lá de cima. O pulo é de uns quase 8 metros de altura. Dá para dar um medinho, mas nada absurdo. 🙂

Equipamento de snorkel

Waimea Bay não tem nenhum comércio na praia. Portanto, não é possível alugar equipamento de snorkel ali. Você deve trazer consigo até Waimea Bay. Dá, entretanto, pra alugar equipamento de snorkel em Haleiwa ou próximo ao Foodland do North Shore de Oahu. Então, caso você não tenha seu próprio equipamento de snorkel, antes de chegar em Waimea Bay já passe por um destes pontos para alugar máscara e pé-de-pato.

E bom snorkel em Waimea!

Tudo de bom sempre.

Booking.com



427
×Fechar