Um passeio pelo Korean Folk Village

por: Lucia Malla Ásia, Coréia do Sul

Um dos passeios de fim de semana mais interessantes que fizemos no período em que morávamos na Coréia do Sul foi o passeio pelo Korean Folk Village, em Suwon, nos subúrbios de Seul. Este local é um parque-museu a céu aberto que reconstitui diversos aspectos da vida cotidiana (kimchi, ondol etc.) na península coreana na época da dinastia Joseon (ou Chosun, do séc. XIV a XIX).

Como chegar

Passeio pelo Korean Folk Village - Suwon - Coréia do Sul
Korean Folk Village, em Suwon.

O parque em Suwon era relativamente perto de nossa casa, bastava da estação de metrô de Suwon pegar um ônibus. Suwon está na linha azul escura do metrô de Seul, portanto esta é a forma mais fácil de chegar até lá.

Passeio pelo Korean Folk Village - Suwon - Coréia do Sul

Fomos visitá-lo uma única vez, num domingo de inverno rigoroso em 2005. O frio, aliás, era daqueles que você sente no osso. Mas mesmo assim sabíamos que valeria a pena o esforço.


Find best Korea tours, experiences and tickets to top attractions

Korean Folk Village: museu da vida cotidiana

Korean Folk Village - Suwon - Coréia do Sul

O Korean Folk Village tenta reproduzir como era a vida cotidiana das pessoas na Coréia do Sul nos séculos passados. Para tal empreitada, foram portanto reconstruídas com extremo rigor técnico as modalidades de casas que existiam pela península, com as peculiaridades e diferenças de construção de acordo com a região do país.


Viaje Conectado
Seguros Promo

A casa coreana tradicional

Pimenta pendurada - casa típica coreana - Suwon - Coréia do Sul
Não é casa coreana de verdade se não tiver pimenta pendurada. 🙂

Em geral, as “casas” são na verdade diversas construções separadas, cada uma com uma função: cozinha, banheiro, quarto, área de alimentação, etc. conectadas por um pátio central.

Casas tradicionais coreanas - Passeio pelo Korean Folk Village

Além das dezenas de casas, há ainda no parque templos e exemplos de prédios governamentais. Até um campo de arroz recriado está ali representado, para formar uma pequena cidade tradicional e reproduzir fielmente a vida cotidiana do país.

Korean Folk Village - museu da vida cotidiana - Suwon - Coréia do Sul

Engenhosidade coreana: o ondol

O destaque engenheirístico em minha opinião é o super-inteligente sistema de aquecimento dos coreanos, o ondol. Basicamente, madeira era queimada no andar subterrâneo da construção e aquecia o chão no andar superior onde as pessoas viviam. A fumaça saía por uma chaminé. Esse sistema explica por que na Coréia do Sul as pessoas adoram sentar no chão e muitas ainda dormem no chão. Porque é no chão que o aquecimento é mais eficiente no inverno.

O ondol se modernizou muito. Hoje em dia, não tem mais madeira queimando direto. Mas ainda é o sistema padrão de aquecimento das construções coreanas, agora abastecido a gás. Aliás, é uma delícia no inverno deitar no chão quentinho da casa…

Ondol em casa - vida cotidiana tradicional - Coréia do Sul
O ondol no andar subterrâneo, ainda com as cinzas do fogo que aquece o andar de cima, isolado por uma camada de pedra ou argila.

Na cozinha, sempre kimchi

Além do cuidado arquitetônico, no Korean Folk Village há uma atenção especial aos costumes sociais e do cotidiano. Os objetos e artefatos do período Joseon estão lá, por exemplo, do jeitinho que eles eram supostamente usados.

Cozinha tradicional com potes de kimchi - vida cotidiana tradicional - Suwon - Coréia do Sul
Na cozinha da Coréia antiga. Os vasos enormes são para conserva de alimentos – em geral kimchi.

Para facilitar o entendimento de como era a vida naquele período ao visitante, há diversos funcionários que circulam pelo parque vestidos em roupas tradicionais e fazendo artesanato, cerâmica, cozinhando, ou exercendo alguma outra atividade, algumas típicas da época, outras nem tanto – como a senhora da foto, que usa uma vassoura antiga pra varrer o quintal. Fazem inclusive o tradicional kimchi.

Ajumá - senhora coreana em traje típico - vida cotidiana tradicional
Senhora coreana (“ajumá“) em traje típico.
Potes de kimchi - Passeio pelo Korean Folk Village - vida cotidiana tradicional - Suwon - Coréia do Sul
Os tradicionais potes onde o kimchi fermenta inverno adentro. Todos aí estão cheios de kimchi.

Em certas horas do dia, há apresentações de alguns grupos tradicionais. Estes grupos ensinam, por exemplo, danças típicas, manejo com cavalos, e até a simulação de um casamento à moda antiga. Quando fomos, infelizmente tudo era em coreano sem tradução, poucas coisas em inglês. Mas mesmo sem entender os meandros, só de ver a emoção e dedicação deles em representar o período histórico da melhor maneira possível já vale. É um barato.

Coreano em traje típico - vida cotidiana tradicional - Passeio pelo Korean Folk Village - Coréia do Sul

Peculiaridades do passeio pelo Korean Folk Village no inverno

Como era um dia de inverno pesado, o rio que corta o parque estava portanto congelado.

Cachoeira congelada - inverno na Coréia do Sul

As crianças e as crionças se divertiam correndo sobre o gelo do rio, algumas com patins, outras com pedaços de papelão ou madeira que faziam às vezes de carrinho. Mas o frio parecia o menor dos empecilhos para elas, uma fofura.

(Não digo o mesmo de mim, que durante o passeio andava feito pingüim pelo parque, toda encasacada e coberta, só com os olhos de fora.)

Rio congelado - Coréia do Sul

Aliás, muito bacana que o parque tem muito espaço para as crianças. É uma excelente tentativa de que elas interajam e ajudem na preservação da memória para as futuras gerações. Bacana.

Monjolo congelado
Monjolo congelado.

Além dos ambientes com casas, ainda há um museu e uma lojinha (claro…) que vende memorabilia do período Chosun. Muito bacana.

Transporte de feno - passeio pelo Korean Folk Village - vida cotidiana tradicional

Atração essencial na Coréia do Sul

O Korean Folk Village é uma das atrações turísticas mais prestigiadas da Coréia. De acordo com o site do parque, recebe 1.8 milhão de visitantes por ano. Depois que a gente fez este passeio, dá pra entender por quê. É um passeio realmente educativo, ao trazer a perspectiva da rotina antepassada. De um bucolismo delicioso.

Pintura tradicional coreana - Passeio pelo Korean Folk Village - Suwon

Tem gente que acha que esse tipo de parque histórico é muito artificial. Mas eu acho que tem um valor educacional muito grande, não só pros coreanos em si. Por exemplo, eu como ocidental, e até então pouquíssimo conhecedora da sociedade e história coreana, visitar o Korean Folk Village valeu muito pra aprender pelo menos o básico. Ao aprender como era a vida cotidiana na Coréia antiga, há aquele impacto inicial de estranhamento e contemplação, que gera boas reflexões mais tarde. E é isso que faz uma viagem ser mais gostosa, né?

Tudo de bom sempre.

Entardecer em Suwon
Não é todo dia que a gente anda sobre um rio…

Leia mais: Todos os posts de viagem e passeios na Coréia do Sul publicados no blog.

Booking.com



1126
×Fechar