Vencedores em turismo sustentável

O blog Daily Travel & Deal, do L.A.Times, publicou anteontem a lista dos vencedores do “Responsible Tourism Awards” de 2008. Este prêmio é mantido pelo ResponsibleTravel.com e dedicado a realçar as empreitadas inspiradoras e animadoras dentro da indústria do turismo sustentável. Aproveito a ocasião e compartilho também uma felicidade ao ver o vencedor geral do prêmio: a Nova Zelândia.

Vencedores em turismo sustentável - Trilha de Arataki - Nova Zelândia
Trilha de Arataki, no Parque em Waitakere, na Ilha Norte da Nova Zelândia. Seria uma mata como outra qualquer se não fosse por um detalhe: o tapete verde que se vê é quase todo constituído por samambaias. A maior diversidade delas está nesse país.

Por que a Nova Zelândia é líder em turismo sustentável?

Dos países que já visitei no mundo, a Nova Zelândia foi de longe o mais organizado em termos de turismo sustentável. Todos os espaços verdes, principalmente parques, estavam à época muito bem cuidados. Estavam preparados para receber o turista, com plano de sustentabilidade claro, manejo de dejetos, informações e afins. Mais: tudo isso sem neurose, como se a vida verde estivesse completamente integrada à rotina das pessoas que moram ali. É mais que merecido que a meca dos esportes radicais, de ecoturismo tão bem planejado e cidades charmosas deliciosas, seja portanto recompensada trazendo-a para a mídia constantemente.

É um desses lugares que amantes de natureza e vida verde não devem deixar de visitar pelo menos uma vez na vida. Para se envolverem com as idéias simples e eficientes. Aprenderem e verem, afinal, com os próprios olhos as soluções práticas que os neozelandeses arrumam para suas cidades, áreas rurais e parques – para o seu país, enfim. A sensação clara que tive andando por Auckland, Wellington e outras cidadezinhas era de que a população vivia numa realidade ambiental mais integrada e eficiente que no resto do planeta. Estavam portanto preocupadas com mínimos detalhes da política verde. E isso, em tempos de mudanças climáticas e outros pepinos, é de tirar o chapéu.

A Nova Zelândia inspira.

(Deu pra perceber que estou com saudades de lá, né?)

Tudo de bom sempre.

P.S.

  • Parcialmente publicado no Faça a sua parte.
  • O hotel Kiaroa, na Bahia, foi escolhido pelo World Travel Awards como o mais sustentável do mundo. Decerto o nome neozelandês do hotel diz muito sobre a iniciativa, não? 😉
  • Enquanto isso, na terra brasilis, o governo do Acre quer implantar o etnoturismo sustentável em aldeias indígenas. Mas, sem ter consultado os índios sobre o assunto… Eita nóis. (Dica vinda do twitter da @myris.)
  • Para ler meu roteiro de 12 dias na Nova Zelândia, clique aqui.

Booking.com


742
×Fechar