Fotografia

Dia Mundial da Fotografia 2010 – Brasil em preto e branco

O Brasil em preto e branco.

Então que para celebrar o dia Mundial da Fotografia este ano, decidi ficar num tema pouquíssimo explorado (para não dizer quase esquecido) pelas bandas do meu blog: a fotografia em preto e branco. O mundo para mim, que não sofro de nenhuma patologia visual, é colorido.

Faz então mais sentido registrá-lo nas cores que lhe convém, certo?

Bom, o fato é que a resposta a esta pergunta é: depende. Para a maioria dos fotógrafos, as cores fazem mais sentido. Mas há os poucos que se aperfeiçoam em algumas poucas cores – e os muito poucos que se aficcionam pelo branco & preto. Essa monocromia da não-cor e da toda-cor, em constante embate pelo melhor contraste. Nomes como Ansel Adams e Sebastião Salgado são o supra-sumo dessa arte de muito poucos. São, afinal, gênios.

Claro também, o pb era a única opção até umas décadas atrás, antes da fotografia em cores aparecer. Então naquele tempo, além de existir um volume muito maior de fotos em pb, mesmo o registro mais cotidiano possível, menos intencional, era monocromático. Hoje em dia, muitos usam esse recurso quando querem dar “idade” às imagens – é super-válido, às vezes fica bem bacana. Não é, entretanto, nessa circunstância temporal que converso agora no blog.

Brincando com o pb

Eu admiro fotos pb. Muito. Em geral, elas permitem uma contextualização muito maior. Afinal, são mais contundentes. Mas aqui em casa, a gente praticamente nunca tira fotos pb. Porque o azul é rei.

Resolvi então brincar no Photoshop com algumas fotos do André – e descolori-las, para ver como ficam. Veja bem, aos que não fotografam em pb direto: não é qualquer foto colorida que eu acredito que possa ser pbeizada. Há um enorme risco da foto simplesmente virar um registro do século retrasado sem expressão alguma. A foto para virar pb precisa ter um mínimo de contraste, textura, e principalmente, o preto e o branco precisam dizer/realçar algo, contar por que vieram. Para mim, uma foto boa em pb é aquela que eu não quero vê-la em cores, mesmo tendo esta opção. Eu costumo brincar que tem foto que grita pra ser pb, já sai da máquina pedindo pelamor-me-descolore. E são essas fotos que eu resolvi juntar aqui, for fun. Não sei se funcionou, mas… Julguem por vocês mesmos.

Cinco fotos.

Fragmentos de um Brasil em preto & branco – com muito cinza pelo meio…

Enjoy.

O Brasil em preto e branco

Casal de viuvinhas no Arquipélago de São Pedro e São Paulo.

Pequenos Lençóis Maranhenses.

Dois Irmãos, Fernando de Noronha.

Igreja em Ouro Preto.

Museu do Ipiranga, São Paulo.

E parabéns a todos os fotógrafos! 🙂

P.S.

Lucia Malla

Uma Malla pelo mundo.

Disqus Comments Loading...

Ver Comentários

  • Ficou muito legal... principalmente as duas últimas.
    O Andre é mesmo sensacional! :)
    Eu sou suspeita, pq adoro preto e branco... principalmente pra "gente". Eu fiz uns projetos de fotografia pra um restaurante, com fotos em preto e branco, da italia. Misturei fotos novas com antigas e o resultado ficou lindíssimo.

  • Geralmente, as fotos em pb exprimem seriedade ou transmitem algum sentimento forte, impactante. Apesar de serem fotos da natureza, as suas modificações ficaram belíssimas porque elas retratam, de certa forma, um sentido, uma mensagem...parabéns!

  • Uma dica para quem quer chegar em Nova York, Paris, Londres ou Roma com sapatos e bolsas da moda comprados aqui no Brasil, é só acessar o site http://www.hagen.com e conferir os últimos lançamentos da moda 2010/2011. Eu comprei o sapato feminino Santarosa de couro by Haguen que não deixa nada a desejar para as grandes marcas já conhecidas de todas.

Compartilhar
Publicado por
Lucia Malla

Artigos Recentes

Maioridade: 18 Anos de Uma Malla pelo Mundo

Maioridade: 18 Anos do blog Uma Malla pelo Mundo.

4 anos ago

Viagem pela memória da escravidão

Começo 2021 no blog resenhando um dos livros que mais me marcou em 2020, "Slavery…

5 anos ago

Por que nós dormimos

Quando pensamos em receitas para uma boa saúde e longevidade, geralmente incluímos boa dieta e…

6 anos ago

Sexta Sub: 16 anos de uma Malla pelo mundo

Eis que chegamos à maioridade votante. 16 anos de blog. Muitas viagens, aventuras, reflexões e…

6 anos ago

O fim de tudo

O ano de 2020 tem sido realmente intenso. Ou como bem disse a neozelandesa Jacinda…

6 anos ago

Darwin dormiu aqui

Nesta maratona de resenha de livros que tenho publicado durante a pandemia, decidi escrever também…

6 anos ago