Bonito?? Lindo!!

por: Lucia Malla Antigos, Bonito & Pantanal, Brasil, Viagens

Há exatos 365 dias, estava tendo meu primeiro contato com o Mato Grosso do Sul. Uma viagem dessas sonhadas, e planejadas, e desenhadas, e tudo o mais. Queríamos ver bichos pantaneiros e a vegetação. Fazer snorkel nos rios cristalinos de Bonito. Ver a raia (Potamotrygon reticulatus) que por uma dessas maravilhas da evolução é de água doce. Ver o quanto Bonito lindo é.

Queríamos aproveitar o máximo desse pedaço do Brasil antes de submergir na cultura coreana. Imagine o choque: saímos praticamente do Pantanal para Seul. Lembro ainda chegando a Seul cheia de picadas de mosquito nas pernas (mais de 50, com certeza) além de muito queimada de sol.

Bonito? Lindo! - Aquário Natural do Rio da Prata
Aquário Natural do Rio da Prata, um verdadeiro jardim embaixo d’água, um choque de dois mundos: terrestre e aquático na descida do rio.
Bonito? Lindo! - Piraputangas Rio Sucuri
Piraputangas no rio Sucuri.

Primeira parada: Bonito (lindo)

Nossa primeira parada foi Bonito, no Mato Grosso do Sul, onde eu estava ansiosa para mergulhar nos rios da região. Bonito não faz parte da bacia pantaneira, estando na serra da Bodoquena, e devido ao alto índice de calcário no solo, as impurezas presentes na água precipitam junto ao calcário, num processo de filtragem natural que nos presenteia com as águas cristalinas que vimos lá. Visibilidade de dezenas de metros! Em água doce no Brasil?? Raridade total.

A flutuação pelos rios Sucuri e da Prata foi uma das experiências aquáticas mais inesquecíveis que passei. Depois de visitar tantos lugares pelo planeta, considero Bonito um caso único no mundo. A vegetação aquática, adicionada ao número de peixes, transformam a região num mega-aquário natural, onde ecoturistas podem sentir-se como um peixe por algumas horas. Ao fim da descida do rio da Prata, ainda pudemos ficar de queixo caído com o “vulcão”, a nascente borbulhante enorme a uns 5 metros de profundidade. Pusemos a mão no vulcão e a sensação vibrante é sobretudo de um mini-vulcão em erupção.

Bonito não só é lindo, como também é um exemplo de organização turística e ecológica. Os guias locais são treinados com perfeição biológica e explicam a todos as peculiaridades daquele frágil ecossistema. Uma pérola da qual os brasileiros podem se vangloriar perante qualquer turista mundial. Temos Bonito – lindo -, e vale a pena.


Reserve seu hotel em Bonito pelo Booking.

Alugue seu carro em Bonito com a RentCars. 

Proteja sua viagem a Bonito com um seguro de viagem da Seguros Promo. 5% de desconto neste link.


Segunda parada: Pantanal Sul

De Bonito, fomos ao Pantanal sul, em Mato Grosso do Sul, já na borda da imensa bacia que é o ecossistema pantaneiro. Confesso que, desde os tempos de colégio até as aulas de Ecologia da faculdade, nunca tinha entendido bem a idéia do que era o Pantanal. Principalmente suas estações de cheia e vazante, todo aquele alagadiço. Precisei ir, ver pra crer e entender porque a planície depende do regime de chuvas. Porque depende do rio Paraná. E principalmente, porque depende tanto de uma linha super-tênue de equilíbrio que mantém a área em perfeita harmonia.

As interações ecológicas são frágeis por aquelas bandas. Então qualquer deslize do clima ou da intervenção humana pode ser fatal para um grupo qualquer de animais e/ou plantas da região.

Bonito? Lindo! - Cambará palmeira do Pantanal
Pôr-do-sol no Pantanal Sul, com o cambará, a palmeira-símbolo do Pantanal.
Jacarés do pantanal
Os jacarés passeando no quintal da fazenda Baía Grande, onde ficamos…

No Pantanal, tomamos conhecimento de problemas típicos, e o primeiro foi a provável abertura do rio Paraná à navegação. Querem tornar o rio Paraná 100% navegável, para que a produção agrícola da região mato-grossense (principalmente a soja) possa escoar para os portos do sul mais facilmente. Se isso acontecer, o ecossistema do Pantanal inteiro estará ameaçado, pois a bacia DEPENDE do regime do rio Paraná para sua saúde ambiental – a bacia secará, basicamente. O velho dilema: razões econômicas X razões ambientais, como de praxe. É ver quem vence essa parada.


Leia mais: Meu relato da última visita ao Pantanal Sul.


Bizarrice

Outro problema (esse inusitado) foi-nos comentado por um pantaneiro. Sabe aquele homem típico das planícies pantaneiras que sabe cavalgar melhor que muito hipista? Pois.

Ele nos contou que o coreano Reverendo Moon (vocês lembram dele? O “dono” de uma seita religiosa na década de 80/90…) tem uma propriedade enoooorme na divisa com o Paraguai. Moon pretende contudo construir em sua propriedade um hotel/resort para turistas asiáticos. Entretanto, ele espertamente há um tempo comprou uma propriedade enooorme do outro lado da fronteira, no Paraguai. Somadas às duas propriedades, ele possui portanto uma área de fronteira entre Brasil e Paraguai sem leis alfandegárias e muito menos vigilância, pois é propriedade privada.

Não é uma loucura isso? Em tese, ele pode passar o que quiser para dentro dos 2 países, cruzando por sua fazenda. Essa história me deixou estupefata por um tempo. Aliás, ainda me deixa, quando páro pra pensar.

Gastronomia nota 10 e vida selvagem

Bonito Lindo! - Aguapés
Os aguapés verde-intenso da região pantaneira.
Bonito Lindo! - Arraia de água doce no Pantanal
A raia de água doce, beleza que o isolamento geográfico permitiu florescer nas águas brasileiras…

Apesar disso, tivemos momentos divertidos por aquelas bandas, principalmente gastronômicos… A melhor costela que já comi na vida. Além disso, uma cachaça deliciosa, acompanhada da comida caseira que tanto sentimos falta no momento. Aquele tempero que só o pessoal na roça sabe fazer. Engordei portanto uns bons quilos por lá, feliz da vida. Que dieta, que nada! Quero ainda mais é comer bem…

E vimos alguns animais típicos: tuiuiús, jacarés, piranhas, sapos, pererecas, insetos, e a tão sonhada raia. Além disso, muitas plantas: ipês, ninféias, aguapés… Uma diversidade estonteante, um clima de paz e sossego, um lugar sagrado, um templo darwinista. O Brasil tem o Pantanal, e isso já vale a pena.

Tudo de bom sempre.

Booking.com



603
×Fechar