Atualização de Abril/2020: O Skywalk, Observatório do Prudential em Boston, fechou. 🙁
Como já contei antes, morei em Boston por quase 2 anos no início da década 00. Mas, apesar de tanto tempo, teve um lugar turístico (dentre vários, entenda-se) que não tive a chance de visitar no período: o Observatório do Prudential Center. Então quando voltei à cidade no início de junho, uma das minhas resoluções era subir até o 50º andar da torre do Prudential (que é um dos edifícios-marco da cidade) e finalmente ver a cidade de cima – como toda boa urbe de respeito deve ser vista.
O Observatório chama-se Skywalk, e lá em cima, 360º de Boston em toda sua newenglandezice.
Você chega e dá de cara com uma vista do John Hancock Building, o prédio mais alto da cidade. (E infelizmente, tudo que eu consigo lembrar sobre este prédio é relacionado ao 11 de setembro, quando houve uma evacuação às pressas dele.) Logo abaixo dele, dá pra ver a torre vermelhinha da Igreja Episcopal da Trindade, que fica na Copley Square. A área verde da foto é o Boston Common, parque que fica no centro da cidade – e onde já passei um Ano Novo bem divertido “pulando” as sete bolinhas de neve jogadas pelos amigos. 😀
Aí você anda mais pra direita e vê o aeroporto e a biblioteca do JFK – não tirei fotos porque o sol estava batendo de frente.
Mais um pouco, e aparece a praça da Christian Science, nome dado porque ali fica a Christian Science Church (prédio com uma abóbada), e onde há um espelho d’água bacaninha, que no verão vira mega-lava-pés pros bostonianos com calor. O prédio em formato de esquadro é o Horticultural e logo atrás dele está o prédio da Boston Symphony – que não tem nada muito interessante arquitetonicamente exceto o fato de que foi construído todo pensando na acústica perfeita, única e exclusivamente. Já fui a uma apresentação da sinfônica lá (tocando Ligeti! água com açúcar para me acalmar da emoção, por favor) e realmente a acústica ali é maravilhosa.
Gira-se um pouco mais, e vemos a Biblioteca Mary Baker Eddy, onde está o Mapparium, um museu onde você… Entra dentro do mundo. Um sonho.
A área verde da foto é o “Green Belt” do bairro Fenway, onde há uma horta comunitária que foi a primeira estabelecida nos EUA e que até hoje funciona. No cantinho à direita da foto, um pedaço do Fenway Park, a “casa” do time de baseball de Boston, o Red Sox. Os prédios ao fundo no centro da foto são os diversos hospitais que compõe o campus da Harvard Medical School, na chamada Longwood Area.
Mais um giro, e vemos a highway 90 que cruza a cidade. Ao lado, a região de Kenmore Square, onde está o clássico sinal triangular do Citgo e o campus da Boston University. Do outro lado do rio Charles, láááá longe, o campus principal da Harvard. Nessa vista, entretanto, mal dá pra ver a torre principal do Harvard Yard, encoberta por diversos prédios e árvores.
Continuando pela margem de lá do rio Charles, bem à nossa frente vemos o campus do MIT, com sua clássica abóbada e seus 76 prêmios Nobel na parede. Como era verão, um veleirinho navegava no rio. Porque no inverno, tudo congela. Na parte de baixo da vista está Back Bay, talvez um dos bairros mais tradicionais de Boston. Além disso, com certeza um dos poucos com quarteirões definidos quadrados. Afinal, em Boston a norma é o emaranhado de ruas e ruelas que são ótimas pra se perder.
Back Bay tem um passado interessante. A região é um aterro, e antes ali era uma pequena baía onde antigos americanos faziam sua aquacultura de subsistência. Por muito tempo, foi o depósito do esgoto da cidade. Com o aterro em 1820, a área foi revitalizada. Hoje é, aliás, um dos bairros mais nobres de Boston – e de arquitetura mais típica.
E é com a tradicional Back Bay que a visão 360º do Skywalk de Boston se completa.
(Só fico imaginando essa vista do Back Bay de cima no outono, com as árvores coloridas… deve ser um show total. Fica pra próxima.)
Tudo de bom sempre.
Maioridade: 18 Anos do blog Uma Malla pelo Mundo.
Começo 2021 no blog resenhando um dos livros que mais me marcou em 2020, "Slavery…
Quando pensamos em receitas para uma boa saúde e longevidade, geralmente incluímos boa dieta e…
Eis que chegamos à maioridade votante. 16 anos de blog. Muitas viagens, aventuras, reflexões e…
O ano de 2020 tem sido realmente intenso. Ou como bem disse a neozelandesa Jacinda…
Nesta maratona de resenha de livros que tenho publicado durante a pandemia, decidi escrever também…
Ver Comentários
Lucinha, eu sou meio emotiva, quando eu subi no Prudential eu chorei! kkkkk fiquei muito emocionada pela vista maravilhosa da cidade, e não me contive :)
beijos carinhosos! :) Pat
Ah, mas sabe q eu me emocionei um pouco tb, Pat? Sei lá, morei lá tanto tempo e nunca tinha visto a cidade de cima... pra mim, foi único. :)
Beijão!
Boa tarde Lúcia,
cheguei aquí através de um link do "Viage na viajem".
Procuro informações sobre o clima em Boston no mês de abril.
E também informação práticas de quais vestimentas levar pois estarei lá nessa época para evento de trabalho,
Grata
Kamila, depende do quão friorenta vc é. Eu sou DEMAIS, então em abril pra mim ainda está frio, e eu levaria um casaco grosso pelo menos para as noites. Para a maioria dos bostonianos, entretanto, em abril já está agradável, e eles conseguem sair com um bom pulôver.
Obrigada pelo retorno,
volto em breve com mais dúvidas!!!(rsrsrs)
Oi Lúcia, já vi várias menções ao seu blog mas é a primeira vez que visito. Vim para perguntar sobre Boston e arredores, por ver que você já morou lá, mas estou há horas passeando pelos outros posts! Sobre Boston, estou achando as acomodações mais baratas no bairro Fenway Park. A região é tranquila para se acessar de transporte público? E mais uma perguntinha: você chegou a ir a Cape Cod no outono? Tem alguma das cidadezinhas que você recomenda?
Obrigada e parabéns pelo blog!
Oi Maíra! Fenway Park é uma área interessante, eu gosto. E tem transporte público, sim. Da última vez que fui pra Boston, fiquei no downtown, e curti tb. tente dar uma olhada nessa opção. Fui a Cape Cod no outono, sim, e achei lindo! O mar é impossível de entrar de frio, mas mesmo assim, eu curti. Fui pra Chattam, que é mais "calminho". Mas confesso que fomos a Rockport e eu achei a cidade uma fofura só! Aquela área no outono é toda bonita! Difícil escolher... :)
Oi Lucia, obrigada pela resposta. Eu vi seu post sobre Rockport e a cidade é realmente uma graça! Estou programando uma road trip circular por toda a Nova Inglaterra e saindo de Boston vou começar pelo sul, por isso a ideia de passar por Cape Cod. De repente posso visitar Rockport quando estiver retornando a Boston. Eu geralmente prefiro ficar no centro das cidades, mas em Boston a diferença de preços está muito grande e essa viagem já vai ficar muiiito cara :-( De qualquer forma vou ficar de olho para ver se pego alguma promoção.Tem algum outro bairro um pouco mais afastado com transporte público que você recomenda? Obrigada!
Oi Maíra, eu gosto da região da Harvard Square/Cambridge tb... é bem animada, com a universidade, os museus, as lojinhas etc. Tb acessível por metrô. É uma opção... Beijos!
Adorei a matéria !!
Obrigada! :)