Duas mallas pelo mundo

por: Lucia Malla Amigos de viagem, Antigos, Blogversário, Viagens

Como parte também das comemorações mallucas de 5 anos de blog, convidei alguns amigos queridos que estavam online por esses dias para escreverem um post aqui, sobre o tema que quisessem – sugeri viagens, inclusive na maionese, mas a escolha final ficou a critério de cada um, que este blog está aqui para distração, reflexão e relaxamento, e não obrigações ou chateações. Então a primeira a me retornar foi a Alline, amiguíssima de grandes viagens que eu conheci via blog, mas com quem tenho uma afinidade fenomenal. Nossos encontros são sempre animados, cheios de roubadas e consequentes risadas – quando você vem me visitar, aliás, hem? Uma amiga que comprova a velha tese de que o virtual é apenas mais um meio no nosso mundo moderno para unir pessoas. A Alline terminou escrevendo um monte de viagens sobre este blog, e eu fiquei até sem graça, tamanho rubor que surgiu no rosto. Um post que me deixou sem palavras, sem ar, com lágrimas nos olhos. Valeu, querida, sua amizade é dos bens mais valiosos que este blog me trouxe. 🙂

*********************

Quando a Lucia me convidou para escrever um post para o aniversário do “Uma Malla pelo Mundo” e disse que o tema era livre eu pensei em escrever algo engraçado sobre as furadas que nos metemos em algumas viagens… Porque pensar na Lucia e no seu blog é pensar imediatamente em viagens! Sejam elas virtuais, reais ou na maionese.

Ao iniciar o texto, porém, mudei de idéia (as always) e resolvi escrever sobre o blog dela. Não me lembro bem como cheguei aqui (aqui = primeiro blog da Lucia no blogspot). Mas tenho quase certeza que foi pelas mãos da Denise Arcoverde do Síndrome de Estolcomo. A simpatia foi no ato! Assim como eu, a Lucia é bióloga e apaixonada por viagens! Foi fácil viciar no blog e querer saber sempre das aventuras do casal Malla pelos 5 cantos do mundo. Mas o que fez eu cair de amores de vez foi ver como a Lucia é apaixonada pela vida. O otimismo que a Lucia passa em todos os textos que escreve é contagiante! A paixão pelo mar, pela profissão, a fé que ela tem num mundo melhor e mais ecologicamente responsável acaba tornando o mundo (real e virtual) um lugar mais bacana.

Tive o prazer de estar com o casal Malla três vezes, em três divertidíssimos “ecossistemas”. A primeira vez foi num Ano Novo chuvoso no Rio de Janeiro. Depois na Amazônia, na Reserva Mamirauá, onde eu trabalhei por alguns anos. E a última em Milão, na Itália. As viagens na maionese foram muitas e a alegria de tê-los comigo foi imensa. Eu sempre acho que eles ficam pouco tempo, mas sei que impossível tê-los por muito tempo parados num mesmo lugar… Então eu aproveito o máximo e fico sempre na expectativa de uma próxima vez!

O casal Malla é mestre na arte de viajar. Sim, porque quem pensa que viajar é só pegar um avião (trem-ônibus-carro-jegue (parênteses dentro dos parênteses, viajar de jegue pra mim não é uma metáfora. Eu já viajei no lombo de um jegue, uma das muitas viagens “furadas” que já fiz na vida!! Mas isso é história para um outro post)) e chegar no destino final, ver os monumentos principais e voltar para casa está muito enganado. A verdadeira arte de viajar consiste em perceber o que de novo tem em casa lugar, as cores, os sabores, a língua, a gente… É ser capaz de captar a essência de cada lugar visitado. É ser capaz de fotografar e transcrever essa essência captada (e isso, convenhamos, o casal Malla faz melhor que ninguém). A arte de viajar é rir das furadas, é ver o lado positivo de um “programa de índio”, é se emocionar com detalhes. Cada post de viagem da Lucia é repleto de emoção. E isso faz com que eu esteja aqui por todos esses anos… E fará com que eu permaneça aqui pelos muitos anos que virão!

PS: Apesar deste ser o meu blog preferido de viagens, o meu post favorito não é um post de viagem. É o post em que você fala da recuperação do André, do dia 29 de junho de 2009, intitulado “Despausando”. Ali você mostrou para mim todo o amor do mundo… E eu fiquei realmente emocionada.

Prontas para o réveillon do Rio.



224
×Fechar