Sexta Sub: coral de Abrolhos

por: Lucia Malla ArteSub, Bahia, Brasil, Corais, Mergulho, Publicidade, Sexta Sub

Esse é uma espécie de coral-cérebro (Mussismilia braziliensis) endêmica do parque nacional de Abrolhos, localizado no litoral sul da Bahia. Foi lá que na semana passada ocorreu a descoberta de que há mais recifes ali do que os mapas e estudos anteriores mostravam. Feita, aliás, por pesquisadores brasileiros Há um admirável mundo novo a profundezas maiores. Além disso, numa área muito mais extensa do que antes se pensava. Com provavelmente mais espécies novas, endêmicas e afins a serem estudadas por animados cientistas. É muito novo coral de Abrolhos pra vir à tona, gente!

Excelente notícia, não é mesmo?

Coral de Abrolhos

Empolgada com essa rara boa nova do mundo dos recifes de corais, comecei então a ler mais sobre o assunto no site da National Geographic dessa semana. E eis que na página 5 da reportagem, me deparo com uma surpresa ótima. Uma foto do nosso acervo publicada na Nat Geo (essa aí de cima). Portanto, é ou não é de “abrir olhos”? 🙂

Tudo de sub sempre.

P.S.

  • Para ler mais posts sobre recifes de corais e os desafios que este ecossistema enfrenta com a crise climática, passeie então pela categoria específica do blog “Corais“.
  • Além disso, para mergulhar em outros posts da Sexta Sub, visite a página desta seção, com a lista completa de tudo que já apareceu aqui às sextas.


434
×Fechar