África do Sul

Sexta Sub: Sombra de Baleia

É uma sensação muito peculiar quando a gente está nadando no mar e de repente aparece uma sombra de baleia como esta abaixo.

Mesmo láááá de longe, a sombra de baleia ainda é enorme. Vem tranquilamente, ciente dos obstáculos pelo caminho azul que percorre. Quando ela se aproxima, te mostra a real proporção da nossa pequeneza perante essa gigante.

Baleia franca (Eubalaena australis). A menos de 100 metros da arrebentação da onda na Costa Selvagem (Wild Coast) da África do Sul, nadando vagarosamente. Vagarosamente para padrões de baleia, entenda-se. Porque ainda assim era praticamente impossível acompanhá-la nadando. Este é um comportamento comum, de se aproximar da costa devagar. Além disso, é a razão pela qual a espécie quase foi extinta – por ser muito fácil de ser capturada.

A costa leste da África do Sul é um dos hotspots para se ver a espécie no mundo, entre junho e outubro. Nesta época, as baleias francas migram das águas gélidas da Antárctica para águas mais amenas ao norte. Inclusive do Brasil… Afinal, as baleias desta espécie também visitam o Brasil, na mesma época, no litoral de Santa Catarina. (Nós vimos esta sombra de baleia perto da praia de Imbituba e da praia do Rosa. Encontro incrível!)

Felizmente, hoje, os números das populações de baleia franca melhoraram bastante. Com isso, a espécie está fora do risco de extinção. Mas ainda assim, a mesma é protegida por várias leis internacionais. O que permite, por fim, que cada vez mais a gente possa ter surpresas destas ao nadar no mar.

Tudo de sombra de baleia sempre.

Lucia Malla

Uma Malla pelo mundo.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar
Publicado por
Lucia Malla

Artigos Recentes

Maioridade: 18 Anos de Uma Malla pelo Mundo

Maioridade: 18 Anos do blog Uma Malla pelo Mundo.

3 anos ago

Viagem pela memória da escravidão

Começo 2021 no blog resenhando um dos livros que mais me marcou em 2020, "Slavery…

5 anos ago

Por que nós dormimos

Quando pensamos em receitas para uma boa saúde e longevidade, geralmente incluímos boa dieta e…

5 anos ago

Sexta Sub: 16 anos de uma Malla pelo mundo

Eis que chegamos à maioridade votante. 16 anos de blog. Muitas viagens, aventuras, reflexões e…

5 anos ago

O fim de tudo

O ano de 2020 tem sido realmente intenso. Ou como bem disse a neozelandesa Jacinda…

5 anos ago

Darwin dormiu aqui

Nesta maratona de resenha de livros que tenho publicado durante a pandemia, decidi escrever também…

5 anos ago