Sexta Sub: Sombra de Baleia

por: Lucia Malla África, África do Sul, Animais, Sexta Sub

É uma sensação muito peculiar quando a gente está nadando no mar e de repente aparece uma sombra de baleia como esta abaixo.

Sombra de baleia

Mesmo láááá de longe, a sombra de baleia ainda é enorme. Vem tranquilamente, ciente dos obstáculos pelo caminho azul que percorre. Quando ela se aproxima, te mostra a real proporção da nossa pequeneza perante essa gigante.

Baleia franca (Eubalaena australis). A menos de 100 metros da arrebentação da onda na Costa Selvagem (Wild Coast) da África do Sul, nadando vagarosamente. Vagarosamente para padrões de baleia, entenda-se. Porque ainda assim era praticamente impossível acompanhá-la nadando. Este é um comportamento comum, de se aproximar da costa devagar. Além disso, é a razão pela qual a espécie quase foi extinta – por ser muito fácil de ser capturada.

A costa leste da África do Sul é um dos hotspots para se ver a espécie no mundo, entre junho e outubro. Nesta época, as baleias francas migram das águas gélidas da Antárctica para águas mais amenas ao norte. Inclusive do Brasil… Afinal, as baleias desta espécie também visitam o Brasil, na mesma época, no litoral de Santa Catarina. (Nós vimos esta sombra de baleia perto da praia de Imbituba e da praia do Rosa. Encontro incrível!)

Felizmente, hoje, os números das populações de baleia franca melhoraram bastante. Com isso, a espécie está fora do risco de extinção. Mas ainda assim, a mesma é protegida por várias leis internacionais. O que permite, por fim, que cada vez mais a gente possa ter surpresas destas ao nadar no mar.

Tudo de sombra de baleia sempre.



1120
×Fechar