por:
Lucia Malla
Ilhas, Mergulho, Micronésia, Oceanos, Palau, Parques Nacionais, Sexta Sub
Publicado
29/10/2010
A foto da Sexta Sub desta semana, tirada durante um mergulho no Blue Corner em Palau que me rendeu um dos momentos mais emocionantes embaixo d’água da minha vida, comemora o início de um processo que pode mudar o futuro dos oceanos do mundo. Afinal, Palau, uma república-ilha do Pacífico de pouco mais de 20,000 habitantes e já pioneira na criação de reservas marinhas para tubarões, pensa agora em transformar 100% das suas águas territoriais em reserva marinha, livres da pesca indiscriminada. O país inteiro! Palau basicamente se tornaria um país reserva marinha – proteção completa do ecossistema, um oásis de preservação no meio do mar de destruição.
Isso será um feito histórico mundial, caso se confirme – por enquanto há apenas o rumor de que o governo de Palau têm interesse em fazê-lo, já que os animais marinhos vivos valem mais para a economia local que mortos. (O turismo é a principal atividade econômica do arquipélago.) Eu sei, é uma republiqueta de nada, pequena sem grandes impactos na conjuntura global de mudanças climáticas e afins. Mas é um ato que gera um sopro de esperança, um pequeno exemplo que pode render bons frutos para que outras nações maiores e mais destruidoras também se empolguem. Para que um outro país reserva marinha surja logo.

Eu, otimista de carteirinha, já começo a torcer desde já para que a idéia vá pra frente e seja implementada com sucesso. 🙂
Tudo de oceanos sempre.
P.S.
- Quer ver mais fotos do espetacular ecossistema palauano? 🙂
- Curtiu esta Sexta Sub? Se animou? Então se anime e curta ainda mais outras Sextas Subs do blog! A lista completa de posts já publicados nesta seção você encontra neste link.

Booking.com