Um dos mergulhos mais populares perto de Honolulu é o mergulho no Sea Tiger, um naufrágio praticamente em frente ao Kewalo Harbor, entre Waikiki e downtown Honolulu. Para chegar até ele é preciso barco, apesar de estar a uns 10 minutos da costa – ou seja, super-perto. Várias operadoras de mergulho da cidade levam até este naufrágio.
No final de dezembro, fomos de novo fazer um mergulho no Sea Tiger, desta vez com a Hawaii Eco Divers. O dono desta operadora é o Ricardo, um brasileiro muito simpático morador do North Shore e que faz uma ótima operação de mergulho. Já havíamos mergulhado no Sea Tiger no passado com outra operadora, aliás, a Ocean Legends, que também de boa qualidade.
A história do Sea Tiger
A história deste naufrágio é, entretanto, deveras enrolada. O Sea Tiger era um navio chinês, que chegou no cais de Honolulu em 1992 com 93 chineses ilegais à bordo. (Neste link, uma foto do navio quando ainda estava acima da linha d’água.) Foi apreendido pela polícia costeira, claro.
O navio foi a leilão. O Sea Shepherd comprou e depois revendeu-o a um pescador vietnamita. O pescador gastou então tubos de dinheiro tentando limpar os constantes vazamentos de óleo que as péssimas condições de manutenção do navio geravam. Até que cansou e abandonou o navio no cais.
O navio foi de novo a leilão. Desta vez, entretanto, sendo comprado por 1 dólar pela Voyager Submarines. A empresa gastou mais de 200 mil dólares fazendo a limpeza do combustível e das ferragens do navio, afundou-o perto de Honolulu em 1999, e… Faliu, antes mesmo de começar a explorá-lo. E o navio foi então deixado no fundo do mar, à mercê… dos mergulhadores. Onde está até hoje, aliás.
Ele funciona como um grande recife artificial, dos mais interessantes em Honolulu. É ponto de recreação subaquática garantida, aliás. No dia em que fomos mais recentemente, o mar estava uma piscina. De bônus, a vista de downtown Honolulu e Ala Moana do Sea Tiger de manhã cedo é simplesmente uma lindeza.
Como é o mergulho no Sea Tiger
O Sea Tiger está a cerca de 40 metros de profundidade. Mas seu convés fica a 25m, o que permite que seja também um mergulho para iniciantes. (Avançados podem fazer penetração, explorar mais, etc.) A descida é feita pela corda, portanto muito simples. Quando fomos, uma amiga nossa estava com a gente, fazendo seu primeiro mergulho depois do curso de batismo. Apesar do nervosismo da estréia, ela garantiu que amou tudo e que não achou difícil.
A ferragem do navio atrai uma série de invertebrados encrustrantes, que por sua vez formam o substrato ideal para uma comunidade de peixes tropicais invejável. É comum ver raias, tartarugas verdes e muitos cardumes nadando pelas redondezas.
Nesta última ida, estava eu tranquila observando uns corais no convés quando percebi um polvo.
Rapidamente, ele fugiu da minha presença, claro. (Mas não das lentes do André.)
Marque seu mergulho no Sea Tiger pela Hawaii Activities.
Vale o repeteco
No geral, este é um ponto bem popular de mergulho. Então os barcos estão sempre cheios e há bastante gente no fundo. Muitas bolhas, portanto uma certa correria, dependendo do grupo. Então se você curte admirar com calma, fuçar cada cantinho pra tentar achar invertebrados – como eu adoro fazer, aliás – sugiro fazer o point duas vezes. Uma vez explora a proa, e da outra a popa. É um mergulho bacana, que enfim merece a volta.
Tudo de sub sempre.
Booking.com