O Flávio Prada, junto com a galera 10 do Faça a sua parte, convocou todo mundo no dia da Terra passado a participar de uma ação coletiva pelo planeta. Faço questão de divulgar aqui também. Como eu estava viajando, não pude participar no dia. Mas eis, portanto, que agora vai a minha contribuição à chamada “Idéia 38”.
A minha meta, embora simples, é talvez a mais comum entre todos os participantes da ação. A de diminuir o consumo de sacolas plásticas de supermercado e afins.
Pretendo ficar mais atenta a esse problema. Acharia ótimo se as sacolas fossem pagas no Brasil, como o são na Alemanha e na Coréia do Sul. Afinal, essa simples mudança de política do supermercado obrigaria boa parte da população a pensar numa alternativa mais limpa para o problema. Como carregar sua própria sacola de pano ou mochila. Para a feira, por exemplo, levamos uma pequena malinha velha onde dá pra pôr todos os itens comprados de uma vez só, o que já ajuda bastante.
O plástico é um dos lixos mais complicados de serem reaproveitados do planeta. É também um dos que mais contribuem para a poluição de muitos ecossistemas. Tartarugas marinhas morrem frequentemente sufocadas por comerem sacolas plásticas achando que são águas-vivas. Estou cansada de ver sacolinhas boiando no mar ou em meio a trilhas de floresta. Isso não está certo. A disponibilidade fácil das tais sacolas talvez seja a principal razão que explique sua enorme dispersão em ambientes onde elas deveriam ser inexistentes.
Como parte da idéia 38, tentarei dar updates regulares durante o ano de como estou resolvendo esse problema localmente. Afinal, ação local é contribuição global.
Tudo de bom sempre.
Maioridade: 18 Anos do blog Uma Malla pelo Mundo.
Começo 2021 no blog resenhando um dos livros que mais me marcou em 2020, "Slavery…
Quando pensamos em receitas para uma boa saúde e longevidade, geralmente incluímos boa dieta e…
Eis que chegamos à maioridade votante. 16 anos de blog. Muitas viagens, aventuras, reflexões e…
O ano de 2020 tem sido realmente intenso. Ou como bem disse a neozelandesa Jacinda…
Nesta maratona de resenha de livros que tenho publicado durante a pandemia, decidi escrever também…