por:
Lucia Malla
Blog, Blogosfera & mídia social, Memes, listas & blogagens coletivas, Viagens
Publicado
10/11/2008
O Telegraph publicou hoje uma lista dos melhores blogs de viagem do mundo em inglês – talvez para não perder a deixa do Travel BlogCamp, que acontece amanhã em Londres, e que reunirá os maiores nomes da blogosfera de mala e cuia do planeta.
Como toda lista, a do Telegraph traz controvérsias e concordâncias, tudo de acordo com quem lê e avalia. E eu, como viajante de muitos desses blogs, resolvi dar meu pitaco básico, é claro. 😀
Antes, entretanto, minhas divagações.
******************
Viajar sempre impulsionou a humanidade, desde seus primórdios, quando migrávamos por necessidade de sobrevivência. De certa forma, continuamos viajando por “sobrevivência” (ou vivência apenas), só que mais mental do que física atualmente. Há um impulso de confrontarmo-nos com o desconhecido, com as surpresas e experiências que a estrada sempre traz, e principalmente com nossos medos. Viajar refresca a cabeça de pensamentos novos; é um ato libertador de auto-conhecimento, pelo menos para mim.
Entretanto, a internet mudou radicalmente o mundo das viagens. Foi talvez a maior revolução de todos os tempos, porque afetou diretamente o planejamento e a recordação das viagens – muito mais até que o ato em si de viajar. Hoje, antes de viajar, a maior parte das pessoas procura informações do lugar e encontra na rede desde relatos pessoais de quem acabou de voltar de lá até as dicas insiders de quem mora no local, como estrangeiro ou como nativo. Consegue saber das maiores roubadas, das melhores baladas, das atrações mais inusitadas… tudo de qualquer lugar do planeta está disponível a poucos cliques, em sites, fóruns, blogs, redes sociais e outras tantas formas de compartilhamento da informação que se tornaram o padrão do mundo de viagens. Basta uma googlada básica para que o mundo literalmente esteja na frente da sua tela.
O Telegraph estima que existam cerca de 200 milhões de blogs relacionados a viagens na rede – and counting. É um universo de dados turísticos imenso, convenhamos. Estes blogs estão nos mais diversos formatos e assuntos. Há blogs especializados em gastronomia, em hotéis, em viagens de luxo, em mochilagem, em dicas de cidades grandes, em ecoturismo… há relatos de férias e passeios de viagens de negócios, há coletivos e individuais, enfim, há tudo referente à turismo em blogs hoje em dia.
E mesmo com esse overload de informação, com todo o planejamento que os blogs permitem, viajar ainda é uma atividade eletrizante, porque ainda encaramos, de certa forma, o desconhecido. É bem aquele lance de “Good Will Hunting“: você pode ler tudo, saber tudo sobre a pintura do teto da Capela Sistina, mas se não for até lá, nunca saberá como é sentar sob ela, admirá-la, sentir o cheiro da antiguidade que o local exala. Há dinamismo nos locais. Hoje, Paris tem um enfeite de rua, amanhã terá outro, e assim são todos os lugares do planeta, mutantes. A informação mais atualizada que você encontrar não te mostrará 100% da viagem. Porque isso, só viajando você tem.
Os blogs estão aí pra te preparar o caminho. Mas quem o trilha de verdade é você, apenas.
******************
Minhas divagações maionesísticas apenas reforçam uma realidade: eu amo viver numa época em que podemos nos informar sobre qualquer lugar do mundo ao nosso belprazer. A sensação de independência que isso traz é fenomenal. Mais: podemos compartilhar nossa viagem em tempo real com quem quiser na rede. Literalmente, viajamos todos juntos nos blogs de viagem. Isso é lindo!
Dos blogs em inglês que me ajudam nessa “caçada” por informação de turismo, 3 dos meus prediletos estão na lista do Telegraph: o Gadling, o Travel-Rants (desativado) e o Intelligent Travel. O Gadling é o meu favorito do universo. Coletivo profissional, são vários posts curtos por dia englobando diversos aspectos das viagens. Muitas vezes eles trazem uma notícia dias antes dela sair na grande mídia. Fora as dicas ótimas de diversos passeios bizarros pelo mundo. Um blog de viagem nota 10.
Aparecem na lista também blogs que não conhecia e que já passaram a integrar meu GReader: A luxury travel blog é o primeiro – eu que já adoro seguir o The Private Islands Blog para sonhar saber sobre ilhas no Pacífico e afins, sei que vou encontrar alguns posts interessantes nesta indicação. Outro é o Escape Blog, que será nos próximos dias minha leitura de diversão bloguística.
Mas também senti falta de blogs que para mim são fundamentais. Go Green Travel Green, Wandalust (desativado) e Brave New Traveler estão entre meus blogs prediletos de viagem e não foram para a lista do Telegraph. Talvez porque sejam mais “filosóficos”, sobre o modo como viajamos, reflexões viajantes, e não somente sobre lugares em si. Mas mesmo assim, são travel-related, poderia haver uma categoria pra eles. 😀
E o que eu acho o mais legal de todos os sites sobre viagens que já surgiram, o Telegraph nem citou. É o portal Alltop, que reúne os últimos posts de um sem-número de blogs de viagens, as últimas reportagens dos cadernos de turismo dos principais jornais do mundo e as melhores ofertas. Tudo num design clean, fácil de ler e achar. Delírio máximo para apaixonados por viagens como eu.
Mas enfim, lista é lista. Cada um faz a sua, e eu adoro que apareçam mais listas, para que mais novidades circulem e sejam compartilhadas.
E vocês, têm um blog de viagens predileto? Que sites/blogs vocês usam como fonte de informação quando vão viajar?
Tudo de viagens sempre.