Eu adoro São Paulo. Adoro andar na cidade de São Paulo.
Com todos os defeitos, problemas e esquinas. Sou execrada pela minha família carioca (também sou carioca de nascimento), que acha que sou louca ao mencionar essa frase. E me chamam de “carioca falsa”, “carioca do Paraguai” e etc. Imagina a cara de todos quando dediquei minha tese à cidade que me acolheu com tanta poluição e ensinamentos – sim, eu fiz isso.
Ontem foi o aniversário da cidade mais cosmopolita do Brasil e eu deixo aqui a minha declaração de amor. Morei na Vila Madalena por dois anos, e só tenho boas recordações da cidade. É claro que coisas ruins também aconteceram nesse período, mas evanesceram perante a magnitude dos bons momentos.
Cinemas na Paulista, filmes de graça no Ibirapuera, shows maravilhosos de música instrumental, a pizza de rúcula com tomate seco da Oficina de Pizzas, o pastel da feira da Mourato Coelho, as noites de quinta no Blen Blen Brasil, o happy hour jazzístico do Grazie a Dio, o menta-chopp do bar Elefante, a Bienal de Arte e do Livro, os SESCs, o bandeijão da USP com o suco multiplicado, o ônibus Barra Funda… E principalmente, as amizades que fiz na cidade. Aos meus amigos paulistas e à cidade de São Paulo, meus parabéns ontem, hoje e sempre.
“Na grande cidade, me realizar, morando no BNH.”
Tudo de bom sempre.
P.S.
- Apesar de amar São Paulo, escrevi poucos posts aqui no blog sobre a cidade. Um dos meus favoritos, entretanto, é o que contém uma coletânea de fotos de um dia em que fomos andar na cidade de São Paulo. O céu estava limpo, sem muita poluição (um dia raro!), e a cidade tinha um brilho especial.
- Se você quer fazer tours à pé pela cidade de São Paulo, a Bem São Paulo oferece alguns de experiência muito interessantes.