Final de semana passada em Maui pudemos constatar algo fenomenal. Neste ano, as baleias jubartes parecem estar em massa no Havaí. Não houve uma vez sequer que chegássemos perto da praia e não víssemos pelo menos um borrifo de uma delas passeando naquelas águas pacatas – e até nas nem tanto, já que em Ho’okipa, eram os surfistas, as ondas enormes e as baleias no horizonte. Deu até vontade de tentar uma vaga de “contadora de baleias”… Afinal, tem baleia por todos os lados!

A sensação de “mais baleia” não é mera coincidência. Afinal, os últimos dados do censo de jubartes ao redor das ilhas havaianas constatou um aumento populacional gradual, o que, para uma espécie na lista de ameaçados de extinção, é extremamente importante. No passado, acredita-se que havia muitas vezes mais jubartes nadando pelos mares do mundo que hoje. Vamos aguardar no final desta temporada de 2012 os dados coletados pelo pessoal do parque marinho.
Espero que estes números continuem crescendo. E, de quebra, as jubartes possam continuar nos dando belos espetáculos a cada inverno nas ilhas. Eu quero mais é ver baleia por todos os lados, sim. 🙂
Tudo de bom sempre.
P.S.
- Quer ler outros posts com curiosidades, reflexões e mergulhos sensacionais no mundo marinho? Então cheque a página do blog dedicada à Sexta Sub!
- É, eu sei: uma semana sem post por aqui. Twitter às moscas. Facebook só na base do like rapidinho. Mas a coisa está russa pro meu lado laboratorial. As fotos e idéias pra posts futuros só acumulando, e eu sem poder efetivamente sentar em frente ao computador. Mas daqui a pouco eu começo a avalanche – espero… Aguardem cenas dos próximos capítulos. 🙂