Quando estávamos no Brasil em 2008, num final de semana de chuva André começou um projetinho de “colagens” de fotos just for fun. Ele queria montar uma representação de um recife de coral com diferentes camadas de outras fotos, mas mantendo um “contexto”. No caso mostrar a biodiversidade e a explosão de vida sub num recife. Era uma colagem de corais.
Depois de muitas horas e algumas experimentações no Photoshop, ele me mostrou a colagem de corais acima, uma composição digital representativa de um recife de coral nas Ilhas Marshall, na Micronésia. A “foto” é uma colagem, composta por mais de 100 camadas de outras fotos. Todas advindas das expedições às Ilhas Marshall em que ele participou.
Eis que, depois do feedback super-positivo que ele teve de algumas pessoas e agências para quem mostrou, o que era um “projetinho de fim de semana chuvoso” se expandiu. Hoje ele tem portanto uma pequena coleção de composições digitais nesse estilo. É uma vibe mais artística, mais livre, mas não menos interessante, em minha opinião.
Aliás, nem só na minha, pelo visto, já que a foto acima foi escolhida para uma matéria sobre a Ocean Artists Society, uma sociedade de inspiradores e artistas da temática marinha, que inclui entre seus membros nomes de peso como Wyland, David Doubilet, “Her Deepness” Sylvia Earle e Stan Waterman. A matéria mostra um pouco do trabalho de uma seleção de artistas da sociedade, e ficou bem bacana a forma como eles expuseram as diferentes obras.
A revista Ocean Geographic pode ser baixada em pdf de graça – basta se inscrever. É uma publicação da Ocean Geographic Society, e sempre traz boas reportagens sobre os principais problemas e perspectivas da vida marinha atual. Vale a pena ler e compartilhar.
Tudo de arte sub sempre.
Maioridade: 18 Anos do blog Uma Malla pelo Mundo.
Começo 2021 no blog resenhando um dos livros que mais me marcou em 2020, "Slavery…
Quando pensamos em receitas para uma boa saúde e longevidade, geralmente incluímos boa dieta e…
Eis que chegamos à maioridade votante. 16 anos de blog. Muitas viagens, aventuras, reflexões e…
O ano de 2020 tem sido realmente intenso. Ou como bem disse a neozelandesa Jacinda…
Nesta maratona de resenha de livros que tenho publicado durante a pandemia, decidi escrever também…
Ver Comentários
Alguns fotógrafos têm a sensibilidade artística para ir além da imagem congelada, seja pela luz, momento, perspectiva (e tantos outros fatores) captados, seja pela pós produção. Até essa montagem o André me inspirava como artista apenas pela técnica e sensibilidade no momento de disparar o obturador. A partir de agora, descobri que ele vai além. A montagem é incrível!
Allan, ele fez várias dessas montagens. Aos poucos vou mostrando aqui, tem para diversos ambientes e temas. Adoro. Mas sou suspeita pra falar, né? :D
Eu já tinha lido esse post há algum tempo. Hoje vi uma matéria que me fez lembrar as colagens do André, então voltei aqui pra deixar o link: http://bit.ly/aFmfZE
Tudo de bom, sempre!