Mala Pier. Com um nome sugestivo desse, é claro que esse point de mergulho em Maui não podia passar batido no nosso roteiro. Então que, depois de ler bastante sobre ele e todas as maravilhas animais possíveis de serem vistas nele, não tínhamos dúvida que na nossa próxima ida a Maui iríamos incluí-lo nas nossas aventuras.
Em termos de mergulho, além de considerado o melhor mergulho de shore de Maui, é também favoritado por ser super-fácil, pra iniciantes mesmo. Tanto que é utilizado para treinamento de mergulho pelas operadoras.
A saída é da praia, e talvez esta seja a parte mais “difícil” do mergulho. Você nada até a ponta do píer – aproveita e já começa a observar os corais do local – até o local onde queira submergir (a parte norte do píer é a mais indicada pro mergulho). O píer em si está condenado. Afinal, sua estrutura foi gravemente atingida pelo furacão Iniki em 1992, quando este passou pelo Havaí. Vários pilares e partes do píer colapsaram e foram parar no fundo do mar. Combinada à corrosão visível, o resultado é que desde então, o píer está abandonado. Um portão de ferro, aliás, impede qualquer pessoa de andar sobre ele.
Nosso mergulho no Mala Pier
O que não impede que se mergulhe sob ele. Alugamos tanques de mergulho na Lahaina Divers e caímos na água à tarde. O mergulho é bem raso, aliás na maior parte do tempo você não passa de 10m da superfície. A visibilidade é impressionante, coisa de 20 metros no mínimo. Assim que submergimos, a tartaruga sonolenta da foto acima passava pelo local. Muito vagarosa, entretanto, nitidamente procurava um cantinho entre os escombros no fundo do mar para descansar.
E por conta dos escombros, que formam um recife artificial, várias “toquinhas” são povoadas por inúmeros pequenos invertebrados. Portanto, isto torna o point ideal para fotografia macro. Peixes abundam, quantidade impressionante mesmo. Por exemplo, vimos os ovos vermelhos de um nudibrânquio dançarino-espanhol (Hexabranchus sanguineus) da foto aí em cima em um desses recantos que os pedaços de concreto colapsado formaram e que o coral tomou conta. Lindo, lindo.
O melhor de tudo: o Mala Píer, também chamado de Mala Ramp, fica pertíssimo de Lahaina. Portanto, para quem se hospeda na região Lahaina/Kanapali, é uma excelente pedida de mergulho fácil e maravilhoso, sem precisar se deslocar muito. Eu recomendo. Quero muito voltar lá em breve.
Tudo de Havaí sempre.
P.S.
- A poucos passos do píer fica o Mala Ocean Tavern, uma boa pedida pra happy hour… Pós-mergulho, claro. 😀
- Para ler outras aventuras de mergulho que passei, veja a página com a lista completa de posts da Sexta Sub.
Booking.com