Se você um dia na sua vida estiver em Seul, na Coréia do Sul, sem indício de chuva, e só tiver uma tardezinha para passear e muita disposição para caminhar… Esse roteiro para uma tarde em Seul é portanto para você. Tem de tudo um pouco, incluindo a cerimônia de troca da guarda.
Roteiro para uma tarde em Seul – Praça da Prefeitura
Pegue o metrô de onde você estiver e desça na estação City Hall, na linha 1 ou 2. Esta é aliás uma estação bem central e movimentada. prepare-se para a multidão. Ao sair do metrô, você verá a Prefeitura de Seul, um prédio cinzento não muito bonito. Acho enfim a arquitetura dele extremamente monótona. Em frente à prefeitura, há uma praça enorme (2 milhões de coreanos se juntaram ali na Copa para torcer pelo seu time), onde geralmente tem umas apresentações de artistas locais, bem típicos. Absorva portanto um pouco desse universo.
Cerimônia de troca da guarda no Palácio Deoksugung
Em frente a essa praça, fica o palácio de Deoksugung. Neste palácio diariamente (exceto terças e no inverno) ocorre no portão principal a cerimônia de troca da guarda real. Esta cerimônia é feita nos moldes da antiga dinastia Joseon da Coréia do Sul, com tambores e música. As roupas típicas coloridas são o highlight, e, principalmente, até mesmo os coreanos param na calçada para ver. O parque do palácio em si é orgulho nacional, cheio de pavilhões em arquitetura coreana e um prédio exótico em estilo ocidental, o Museu de Arte Deoksugung.
Caminhada pelo Cheonggyecheon
Depois de passear pelo palácio, continue o roteiro andando na direção das montanhas (norte) pela calçada da direita. Você verá então o início de um riozinho entre prédios modernos. É o “stream” da cidade, Cheonggyecheon, feito para revitalizar o espaço urbano. Ali embaixo, aliás, passa um córrego de verdade que foi coberto com uma avenida na década de 60. (Ah, as viagens do urbanismo antigo!). Eis então que o córrego foi reaberto recentemente. O córrego tem cachoeiras e áreas de descanso. Além disso, há um painel de azulejos lindinhos que conta a história da Coréia do Sul. Fica lotado nos fins de semana. Quase ao final da área mais urbanizada do riozinho, você verá entretanto uma escada à direita. Suba.
No bairro de Myeong-dong
Você está agora no bairro de Myeong-dong, onde as lojas chiques estão instaladas e as vielas estreitas da Seul antiga ainda estão vivas, cheirando a kimchi. Há ruas só de pedestres por lá. Pergunte então no guichê de informações turísticas pela Gelateria Gusttimo, simplesmente a melhor sorveteria da cidade.
Termine sua tarde deliciando um sorvete por lá, sem pensar em dieta. Afinal, eles são feitos sem açúcar – palavras da própria dona, uma italiana-coreana com quem conversei numa das inúmeras visitas que fiz. Certamente você não se arrependerá.
E lembre-se que Seul fica nos nossos corações, apesar de aparentemente inóspita e indecifrável. É só aparência mesmo. Palavra de uma brasileira das terras coreanas.
Tudo de bom sempre.