por:
Lucia Malla
Antigos, Antigos, Bonito & Pantanal, Brasil, Bonito & Pantanal, Brasil, Cotidiano, Ecologia & meio ambiente, Viagens
Publicado
21/09/2008
Hoje é o dia da Árvore, data criada no Brasil há 30 anos como forma de lembrar a todos da importância desses seres vivos para nosso ecossistema. A árvore da foto é da família das Caryocaráceas, provavelmente um pequi (Caryocar brasiliense), típica árvore de cerrado. Seu tronco grosso e retorcido é uma adaptação evolutiva aos períodos de seca prolongada e às queimadas de origem natural que sazonalmente acontecem no cerrado, bioma que agrega centenas de espécies endêmicas.
Escolhi essa árvore para homenagear neste ano para que lembremos do cerrado, o bioma brasileiro mais ameaçado e esquecido. A suposta falta de estética e apelo midiático do cerrado o pôs de lado na lista de prioridades de conservação por muito tempo. Além disso, o crescimento exacerbado da atividade agropecuária onde o cerrado existe pressionou para sua destruição acelerada. Hoje, portanto, estamos à beira de perder esse hotspot de diversidade – por descaso.
A foto foi tirada anteontem no Buraco das Araras, aqui em Bonito.
Tudo de árvore sempre.
P.S.
- Estou neste momento em meio a uma viagem pela região de Bonito e Pantanal. Alguns dos passeios sensacionais que fizemos estão contados no blog em detalhes, como a flutuação no Rio Sucuri, a avistagem de piraputangas no Balneário Municipal, os mistérios do Aquário Natural, a aventura de mergulho no Abismo Anhumas, as cavalgadas pelo Pantanal Sul ou ainda o mergulho autônomo no Rio da Prata.