O Fernando, como sempre, aprontando. Não bastasse ter um blog divertidíssimo, estar à frente do Stuck in Sac durante as férias da Leila, sugerir post pra mim (há tempos, mas tá valendo), agora me passa esse meme musical.
(Parênteses: Memética é um termo derivado da idéia de “meme”, cunhado pelo biólogo evolucionista Richard Dawkins em seu best-seller biológico “O Gene Egoísta” para descrever o que seria uma unidade hereditária cultural (meme) análoga à unidade hereditária biológica (gene). Em seu livro, ele discursa sobre o fato de que, enquanto a evolução da vida segue o molde darwiniano, a evolução cultural, ou dos memes, seria de caráter lamarckista, ou seja, características adquiridas sendo passadas pra frente. Considerações e refutações brilhantes à essa hipótese existem, feitas por biólogos de calibre como Edward Wilson e Ernst Mayr. Boas discussões em português sobre Dawkins você encontra no blog Ciência em Dia, e na seção Ciência e Sociedade do blog supra-citado você verá a fogueira que virou o debate sobre as idéias de Dawkins no post de 25/maio. Recomendadíssimo para quem se interessa mais a fundo por evolução… E o Marcelo Leite, “dono” do Ciência em Dia é um jornalista científico que não decepciona, muito antenado. Fim do parênteses.)
Bom, aí vão minhas respostas a esse meme musical – ainda bem que é curto…
1) Volume total de arquivos musicais no meu computador:
Até esse momento, 32.6 GB em hard-drive, mais DVDs com coleções (Zappa, John Cage e cia. ltda.) enviadas especialmente pelo meu amigo-adorável-biólogo-nota-10 Gabriel. Realizei um mini-projeto pessoal dando fim à minha coleção de cds: converti tudo pra mp3, passei pro iPod e pra esse HD externo, para me livrar das caixinhas e ficar mais leve o empacotamento de cds pra viagens. Valeu a pena.
2) O último CD que comprei foi…
“The Way Up”, do Pat Metheny. Porque eu fui no maravilhoso show, queria me inteirar das músicas novas com antecedência.
3) Música que estou ouvindo neste momento:
“No attention”, do Soundgarden.
4) Cinco músicas que andei escutando bastante neste últimos dias:
Ouço várias ao mesmo tempo: Audioslave, Pat Metheny, Hermeto, Chico Buarque, Stockhausen, Marina Lima… Mas a que tenho ouvido com mais frequência é a do Bob Esponja, todo dia, na hora do desenho… E serve também o “Concerto Gatofônico em miau maior” do grande Catupithoven? Todos os dias pela manhã no mesmo bat-horário de despertador… 😉
Ah, e contrariando um pouco as leis da memética de Dawkins, não vou passar pra ninguém. Quem quiser herdar esse meme, fique à vontade…
Tudo de bom sempre.