Meus momentos prediletos da Copa 2010

por: Lucia Malla África, África do Sul, Antigos, Futebol, Mallices

Eis que a Copa 2010 acabou, Espanha declarada campeã mundial, a África do Sul entrou para a história do futebol como um país-sede dos mais simpáticos e fica agora essa sensação de vazio dentro de mim, que torci, xinguei, vibrei e curti cada minuto dentro do gramado verde. Então, para não deixar morrer na praia, deixo aqui minha lista dos 5 momentos prediletos da Copa 2010. Momentos, eventos, personagens… tudo que mais marcou a minha experiência de Copa 2010. (Para minha futura consulta, pelo menos.)  

1) A Copa de Forlán

Diego Forlán merecidamente ganhou o prêmio Golden Ball de melhor jogador do torneio. Não por menos, afinal, foi o jogador que mais mostrou espírito de Copa, garra, foco, determinação e vontade de suar pela camisa de seu país. Sua participação foi memorável como há muito não se via: um jogador que deu tudo até o último segundo pelo time. O Uruguai não deve se sentir desapontado por não ter ganhado a Copa – as jogadas de Forlán valeram por vários títulos simbólicos. Eu vibrei muito.

2) Final do jogo Gana x Uruguai

Eu estava assistindo ao jogo pelo computador com o pessoal do lab, pessoal tentando trabalhar e ver jogo, mas quando chegou nos 5 últimos minutos, o jogo cresceu tanto e de uma maneira tão maravilhosa, que quando Suárez literalmente defendeu seu país com as próprias mãos, o grito foi impossível de segurar. Aí mais emoç∫ao, pênalti perdido para Gana, mais emoção, pênalti perdido para Uruguai, e a vaga da semifinal foi pros pênaltis. E venceu o time que mais mostrou garra por toda a Copa. Haja emoção.

3) O 1º tempo de Brasil x Holanda

Foi lindo. Ali eu vi um time campeão, prestes portanto a fazer história. Pena que foram vencidos pela própria cabeça. Mas ainda acho que Luís Fabiano é um jogador de classe, do qual ainda teremos bastante orgulho no futuro.

4) O jogo EUA x Argélia

Também emocionante, nos minutos finais o gol da salvação do team USA. E eu queria que eles fossem melhor pela Copa (apesar de faltar futebol ainda…), só para que aos poucos os americanos começassem a olhar com mais carinho para o futebol, não só com esse ar de curiosidade que ainda predomina. EUA x Argélia deu um aperitivo da emoção do futebol aos torcedores desacostumados de um esporte que eles acham “boring”.  

5) As vuvuzelas

Adorei todos os jogos ao som das vuvuzelas. Botei o app da Vuvuzela no iPhone – e não vou tirar. Enquanto a maioria odiava a barulheira de vespeiro, eu secretamente adorava o “bzzzzzzzzzz” que ficava no background de cada jogada. Deu um ruído diferente a esta Copa, sem dúvida. Que venham as vuvuzelas verde-amarelas para 2014! 😀

6) O jogo Alemanha x Argentina

Logo no café da manhã daquele dia, a alemã que trabalha comigo veio me dar pêsames pela saída da Copa (acontecida no dia anterior) e dizer que a Argentina era “freguesa” do time germânico, que ela não estava preocupada com o jogo. Eu, vestida com minha camisa berlinense, tive que concordar e acrescentar: “e vai ser de muito”. Não deu outra. Adorei. E, além disso, complemento: Özil é meu novo ídolo no futebol alemão. (Levou tempo para alguém substituir o Klinsmann, viu?)

7) O Twitter

A Copa foi mais animada porque, ao lado da TV ligada, o fone ficou ligado o tempo todo no twitter, ecoando as besteiradas que a galera soltava no maior boteco do planeta. As tags mais memoráveis: #calabocagalvao, #espanhaehtimepracasar (que celebra as maravilhas apolônicas do time vencedor) e #mickjagger (com todas as piadas e reações sobre), o maior pé-frio da história de qualquer Copa. 😀

8) Casillas beija a namorada

já no pós-Copa, o goleiro Casillas mostra que o romantismo sobrevive em cadeia nacional e internacional. Uma cena que exala a emoção do vencedor.

9) Paulvo

E como Biologia é o que importa, pelo menos um animal marinho (êêêêê!!!) foi a sensação deste fim de Copa…

Meus momentos prediletos da Copa 2010 - Polvo Paul

Da maneira errada, mas vá lá… Ainda assim, destaque. Então, viva o polvo, né? 😀

Agora é esperar até 2014, para a festa brasileira. Estou decerto animadésima desde já.

E para vocês, quais são seus momentos prediletos da Copa 2010?

Tudo de bom sempre.

P.S.



193
×Fechar