Quando a gente escreveu nosso livro fotográfico “Jardins Marinhos Tropicais” [link para comprar com a gente], uma das idéias que nos martelava era a de usar um pouco da beleza e diversidade dos recifes de corais mostrada nas fotos para tentar informar/educar sobre este ecossistema, suas peculiaridades, espécies e também as ameaças que vem sofrendo. E um dos formatos que a gente pensava era o de uma exposição, um pouco aos moldes da feita em Poços de Caldas, adicionando algumas das informações que constam no livro e as imagens para atrair o público.
No interior de São Paulo e em praça pública
Pois nosso super-editor Ronaldo Graça Couto conseguiu organizar tal feito. Mais: em praça pública. E mais ainda: em cidades afastadas do litoral, onde há um grande número de pessoas que nunca teve a oportunidade de interagir com o mundo marinho vivo. Uma alegria imensa invadiu a gente com esta chance educativa.
Portanto, começa nesta segunda-feira a Exposição Fotográfica “Jardins Marinhos Tropicais”, com 40 imagens que representam a maravilha que são os recifes de corais do mundo. O evento é itinerante e nesta segunda aterrisa em Fernandópolis, interior de São Paulo (nas margens da rodovia SP-320, pra ser mais exata). A exposição vai de 03 de maio a 02 de junho, na Praça Joaquim Antonio Pereira (também conhecida como Praça da Matriz). É, aliás, patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura da cidade com o apoio do Governo do Estado e Arquiprom.
De Fernandópolis, a exposição vai para Itápolis, onde ficará de 04 de junho a 03 de julho no Parque Ecológico Boa Vista. Esta é a principal área de lazer da cidade, que, aliás, é a maior produtora de laranja do planeta, de acordo com a Wikipedia).
Depois de Itápolis, chega a vez de Votuporanga, entre os dias 09 de agosto a 04 de setembro, na Praça São Bento – onde tem um Torii bacaninha, by the way.
Se alguém que lê este blog mora ou estará numa destas cidades nas datas acima… Não perca a chance, portanto!
(E se puder tire fotos, e envie para esta Malla que ficará com água na boca por não poder ir… E depois por favor me conte o que achou. Agradeço de antemão de coração aberto. 🙂 )
Tudo de fotografia sempre.
P.S.
- O portfolio do André, com algumas das fotos que estão no livro, você pode ver no site da ArteSub.