O que eu gosto de fazer em primeiro lugar assim que chego de uma viagem de férias (depois de desempacotar as malas) é agradecer às pessoas que me ajudaram. Ou então que de alguma forma contribuíram para que a viagem fosse bacana e tranquila, sem sobressaltos desnecessários. Em geral, mando email, mensagens ou uma carta à moda antiga para a pessoa/empresa em retribuição ao bom trabalho. Principalmente aos guias de viagem. E, claro, só faço se achei que o serviço foi bom mesmo.
E desde que eu mesma me tornei guia de turismo há alguns anos, tenho me esforçado para aprender com estes guias de viagem a aperfeiçoar cada vez mais meu próprio serviço. Nesta jornada, levo de cada um deles uma nova lição bacana.
Então desta vez, antes de começar a escrever posts sobre a viagem, roteiros, etc., resolvi abrir o espaço do blog para um agradecimento super-especial. Aos guias de viagem que tornaram minhas férias na África do Sul e Namíbia inesquecíveis. Porque eles contribuíram exponencialmente com seu conhecimento, prontidão e generosidade para o sucesso desta viagem.
Deixo aqui também o nome destes guias de viagem como dica especial para quem quiser montar sua viagem por estes dois países africanos. Procurem-nos. Garantia Malla de sucesso viajante e qualidade aventuresca. 😀
Na África do Sul
Guias de viagem na Cidade do Cabo
- Steve, da Shark Explorers em False Bay. Steve tornou nossa aventura com o tubarão branco muito mais divertida. Quem me indicou esta empresa foi um membro do Shark Lab aqui da Universidade do Havaí. E foi, afinal, uma indicação nota 10.
- Trace, do The Heart of Cape Town, um museu pequenininho e fascinante da Cidade do Cabo. O museu é perfeito para quem é das biomédicas. A Trace tornou viva a história daquele momento na Medicina em minha cabeça com seu jeito de explicar super-envolvente. Sensacional. Infelizmente, não consegui tirar uma foto com ela, porque assim que o tour terminou, ela desapareceu por conta de um problema no hospital. 🙁
- Michael, que nos conduziu pelo Jazz Safari em Cape Town de maneira graciosa. MIchael nos introduziu à música fantástica do multi-instrumentista Hilton Schilder e da cantora Maya Spector. Ainda mais, foi o responsável (sem saber) pela trilha sonora da viagem – “A luta continua”.
- James, da Wild West Coast. James nos deu uma aula minuciosa sobre vinhos sul-africanos regada a muito humor e descontração. A aula foi pelos vinhedos estrelados de Stellenbosch e Franschoek. E principalmente, por nos ter oferecido uma tábua de queijos que até hoje estou salivando.
- Jama, do tour pela Robben Island, ex-prisioneiro do local. Jama trouxe uma vivência e proximidade à experiência política do Apartheid que foi decerto dolorosamente humana. O lado negro da nossa “humanidade”, afinal. Porém, um lado essencial. E Jama o fez enfim sem jamais perder a ternura.
Guias de viagem em Coffee Bay
Meu Guia Especial para fazer o Sardine Run na África do Sul.
- Steve, Marco e Bula, da African Dive Adventures, pela excelência como guias do Sardine Run em Coffee Bay, pela persistência e paciência com todos os equipamentos, condições do mar, etc. e pelo gerenciamento preciso da operação de mergulho.
- Naza, do Ocean View Hotel, pelos insights da cultura Xhosa da região e pelo excelente passeio ao Hole-in-The-Wall na Wild Coast da África do Sul.
- Dave, da Ballito Microlights, pela emoção de andar de ultra-leve pela primeira vez na vida. Além de me mostrar o quanto os tubarões são ainda mais lindos de cima… 🙂
Guia de viagem no Kruger
- December, do Mjejane River Lodge, pela simpatia, prestatividade e monstruoso conhecimento da fauna e ecossistema sul-africanos da região do Kruger. E pelos papos deliciosos por todo o trajeto.
Na Namíbia
Leia: meu Roteiro especial para 5 dias na Namíbia
Guias de viagem no Sossusvlei
- Brave Burk, do The Elegant Desert Lodge. Brave afinal nos apresentou com dedicação (e cervejas locais) ao nosso primeiro – e inesquecível de lindo – pôr-do-sol na Namíbia em meio ao deserto.
- Ray, da Namib Sky Baloon Safaris, por contribuír para minha experiência única e de sonho de ver as dunas vermelhas do deserto da Namíbia do ar. Minha primeira vez, enfim, num balão! Ray e Eric (o dono da empresa) foram incrivelmente prestativos e animados. Além disso, mostraram um lado da preocupação com a comunidade e a natureza única do local bem bacanas.
Guias de viagem em Walvis Bay e Swakopmund
- Jens, da Pelican Point Kayaking. Jens compartilhou sua visão de mundo sobre um lugar tão especial quanto o Pelican Point e sua imensa colônia de focas. Além de facilitar as fotos da gente com estas fofuras.
- Jacques Koch e Andre, da Red Dune Safaris. Que guias de viagem! Inspiradores, incrivelmente conhecedores de tudo sobre a Namíbia. Além de muito generosos em compartilhar detalhes biológicos do ecossistema que amei ouvir. Jacques realmente se prepara para cada cliente que tem. Acima de tudo, é a excelência que mais de 20 anos como guia faz florescer… Altamente recomendado, um dos grandes guias de viagem que tive neste mundo.
Sophie
E um agradecimento especial à Sophie, a cachorra do Ocean View Hotel em Coffee Bay. Apesar de não nos guiar em nada, todos os dias enfim nos dava atenção incondicional. 🙂
A todas estes profissionais que contribuíram para a realização de tantos sonhos, primordialmente meu mais profundo MUITO OBRIGADA.
Tudo de bom sempre.