Cinquenta tons de laranja vistos de um balão no Sossusvlei

por: Lucia Malla África, Namíbia

Um dos meus sonhos da vida era conhecer o Sossusvlei, no deserto da Namíbia. Dentro deste sonho, entretanto, havia duas maneiras de se conhecer esta beldade natural do nosso planeta: por terra e do ar. Para vê-lo do ar, meu plano incluía fazer o passeio de balão no Sossusvlei para ver as dunas laranjas e rosas do Sossusvlei de cima. Dessa maneira foi o primeiro passeio que marquei quando decidimos visitar a Namíbia em julho do ano passado.

Passeio de balão no Sossusvlei
Balão no Sossusvlei: um sonho realizado.

(Mal sabia eu que veria estas cores de novo no final da viagem, em um vôo mais que emocionante…)

Antes do passeio de balão no Sossusvlei

O passeio de balão no Sossusvlei é oferecido pela Namib Sky Balloon Safaris e não é barato. O valor inclui o trajeto de balão e um café da manhã 5 estrelas no meio do deserto da Namíbia. Paga também todo o aparato de segurança aos clientes e suporte aos funcionários da empresa na região. A experiência, entretanto, vale cada centavo pago.

Hotel Le Mirage - Sossusvlei - hospedagem no deserto da Namíbia
Hotel Le Mirage, nosso ponto de partida para o passeio de balão.

Nosso ponto de encontro para o passeio de balão foi o Le Mirage. Chegamos lá às 5:30 da manhã – o que nos fez sair às 4:30 do nosso hotel, o Elegant Desert Lodge, e dirigir no meio da madrugada até lá. A empresa de balonismo nos pegou na vanzinha e levou até o local de decolagem do balão naquele dia, próximo à entrada do Sossusvlei. (O ponto de decolagem muda de acordo com as condições de vento do dia.)

Enchendo os balões para o passeio

Quando cheguei no local de decolagem ainda de madrugada e vi a enormidade de 3 balões se enchendo de ar quente… Comecei a chorar de emoção! Afinal, eu estava ali, no Sossusvlei no meio do deserto da Namíbia e ia realizar meu sonho. Certamente, não tenho palavras para descrever tal felicidade.

Passeio de balão na Namíbia

Balão sustentável

O passeio de balão no Sossusvlei é feito com o máximo de profissionalismo e sustentabilidade possível. Cada balão cabe 16 pessoas + o piloto. Nosso piloto, um canadense empolgado chamado Ray, era extremamente amigável e competente com o balão. Como o trajeto de um balão é dependente do vento, nunca sabemos para onde exatamente vamos ser levados, o que já é uma emoção em si.

Vista aérea do deserto da Namíbia

Mas, com o sol nascendo e começando a iluminar aquela paisagem ESPETACULAR do deserto mais antigo do mundo, é impossível que o trajeto seja “ruim”, simplesmente não dá, é beleza natural demais para qualquer lado que você olhe. A infinitude e a exuberância da natureza ali estão à mostra, sem pudor algum.

Dunas vermelhas do deserto da Namíbia, o mais antigo do mundo

O nada por 360º, a perder de vista: apenas o deserto te acompanha.

Cores, cores, cores

As cores são o maior espetáculo do deserto da Namíbia ao amanhecer. As dunas que de madrugada estão róseas, vão se tornando avermelhadas com o sol que desponta. À medida que o sol se firma, mais as dunas se tornam alaranjadas. Em certos momentos, são tantos tons de rosa-laranja que a gente perde a conta.

Dunas do deserto da Namíbia - Parque Nacional do Sossusvlei

E não são só as cores laranjas do deserto. Quando você olha pro céu e pras montanhas ao longe, são mais uma infinidade de tons alaranjados, que com a sombra das montanhas ganham uma textura e uma paleta colorimétrica digna de pintura.

Amanhecer no deserto da Namíbia

Os fairy circles vistos no passeio de balão no Sossusvlei

Lá de cima, além dos diversos órixes, vimos também os famosos “fairy circles”. Estas formações circulares na areia foram por muito tempo ditas como “mágicas” ou “coisas do outro mundo”, até que estudos recentes demonstraram que se trata de um cupim que cultiva seu fungo naquele padrão. Os fairy circles foram primeiro caracterizados ali no deserto da Namíbia, mas já foram reportados em outras áreas desérticas do planeta também.

Misteriosos Fairy circles - deserto da Namíbia
Os fairy circles, vistos do ar. Repare em seu tamanho comparado à estrada.
Montanha em meio ao deserto da Namíbia
As montanhas e o deserto.

Depois de ~1 hora no ar passando pelas montanhas e areais, o balão começa o processo de descida. A descida foi tranquila, embora num ponto inesperado (plano C de aterrissagem, de acordo com o guia).

Passeio de balão no deserto da Namíbia

Terminamos a aventura aérea numa área um pouco mais afastada, exatamente em cima do caminhão que carrega o balão – baliza perfeita do piloto. De lá os jipes da empresa nos levaram para o ponto onde iríamos tomar nosso café da manhã no deserto.

Depois do passeio de balão no Sossusvlei: café da manhã no deserto da Namíbia

Chegada do balão para café da manhã - passeio em Sossusvlei
Nosso café da manhã no “restaurante” com a vista mais incrível do mundo.

Café da manhã no deserto da Namíbia. Este conjunto de palavras ainda me deixa meio sem ar só de pensar. Foi das experiências mais sensacionais que tive na minha vida viajante, e recomendo sem pestanejar. O cenário é surreal por todos os lados. Mas ainda mais surreal é ter um café 5 estrelas, regado a champanhe, biscoitinhos caseiros, frutas e queijos ao ar livre – naquele ar livre.

Champanhe em celebração - passeio de balão

A cada garfada, um suspiro. Não me cansava de olhar e sentir cada molécula daquele espaço aberto tão profundamente desejado pela minha mente. Uma sensação de plenitude infinita, que pouquíssimas experiências de viagem me proporcionaram até hoje.

Caminhonete com o balão desmontado - Sossusvlei - Namíbia
Balões guardados, prontos enfim pra aventura do dia seguinte.

Comunidade do Sossusvlei envolvida

Depois de algumas horas e terminado o café, os balões foram empacotados e as vans nos levaram de volta ao Le Mirage, de onde iríamos continuar nossa aventura do dia pelo Sossusvlei. Entretanto, a máquina de cartão de crédito tinha dado um problema no meio do deserto e tivemos que nos dirigir ao escritório principal da Namib Sky para pagar o passeio.

O que foi ótimo, porque conhecemos o angolano Antônio, que trabalha no escritório deles. Além da escola primária que a empresa administra para os filhos dos funcionários (e outras crianças da região).

Antônio também nos contou que até aquele momento, havia chovido apenas 3 dias no ano. É um deserto, afinal de contas. Além disso, contou que já havia 7 anos que uma estação de chuvas apropriada não acontecia. A região está numa seca tórrida.

Sombra do passeio de balão no Sossusvlei - Namíbia

Depois de tudo acertado, agradeci novamente aos guias e ao dono da empresa, que aparecera por acaso ali. Adorei o serviço deles e a experiência inesquecível.

Aquela manhã de julho no Sossusvlei está de volta na minha lista de sonhos – agora como uma memória que um dia, quem sabe, será revivida.

Tudo de Namíbia sempre.

Para viajar mais

  • A conta da NamibSky no instagram é a minha predileta desde que entrei no insta. As imagens são de babar, pra morrer de vontade de voltar. Amo duas das hashtags que eles usam: #dreamitorliveit e #viewfromtheoffice. Sem dúvida, uma vista privilegiadíssima…
  • Este post (e toda a viagem pela Namíbia) foi patrocinado apenas pela “Bolsa Malla”. 😀


1391
×Fechar