Ah!… eu tinha esquecido como é bom estar entre os golfinhos! Matei as saudades. 🙂
Sábado passado, voltamos à Kealakekua Bay na Big Island, na esperança de rever os golfinhos. Eles não decepcionaram: cedinho da manhã, apareceram lá nadando, descansando e fazendo das suas brincadeiras. Fiquei horas na água, entre os golfinhos, observando cada movimento à distância. Mais relaxante, impossível.
Tudo de calma sempre. Bom fim de semana, amig@s!
Estes são golfinhos rotadores, da espécie Stenella longirostris. Esta espécie é famosa por suas acrobacias no ar. Muita discussão científica ainda há sobre a razão pela qual eles pulam. As especulações vão desde limpeza da pele até diversão apenas. Mas o fato é que ainda não sabemos ao certo por que os golfinhos rotadores… giram.
Pelo mundo, eles costumam se agregar em baías calmas para descansar. Como passam a noite pescando para se alimentar, é de manhã que dormem. Para dormir, os golfinhos rotadores desligam um lado do cérebro enquanto o outro lado se mantém aceso. O lado aceso permite que eles consigam se movimentar, subir e, portanto, respirar. Afinal, eles são pulmonados, e precisam vir à superfície para respirar.
A foto acima foi tirada na baía de Kealakekua, na Big Island do Havaí. Que é um dos lugares onde eles se agregam para descansar no mundo. Outro lugar famoso é na baía dos Golfinhos, em Fernando de Noronha, no Brasil. A regulamentação em ambos os locais dita que não cheguemos perto intencionalmente destes animais, para não atrapalhar seu sono. Apesar disso, se você estiver na água, é provável que este animal se aprochegue. Afinal, são muito curiosos. Mas o mais indicado é manter uma distância respeitosa.
Maioridade: 18 Anos do blog Uma Malla pelo Mundo.
Começo 2021 no blog resenhando um dos livros que mais me marcou em 2020, "Slavery…
Quando pensamos em receitas para uma boa saúde e longevidade, geralmente incluímos boa dieta e…
Eis que chegamos à maioridade votante. 16 anos de blog. Muitas viagens, aventuras, reflexões e…
O ano de 2020 tem sido realmente intenso. Ou como bem disse a neozelandesa Jacinda…
Nesta maratona de resenha de livros que tenho publicado durante a pandemia, decidi escrever também…
Ver Comentários
O frio por aqui já começou. Hoje de manhã saí para fumar o meu charuto acompanhado por um pinguin. Não deu pra fotografar: a máquina congelou.
Hahahahaha!!! Allan, chama o pinguim pra tomar um expresso quente com vc em casa. :D
Lindos!!! Deve ser uma experiência realmente impar... btw, vc assistiu o doc "the cove"? Acho que nao, se nao com certeza teria escrito um post hehehe
Cynthia, não vi, não! Sobre o q é?
http://www.thecovemovie.com
Nao chegou no Brasil ainda, mas pelas reportagens que li eu tenho um feeling que eu vou me sentir super culpada de ter me divertido tanto quando fui ao Sea World...