A Viena de Antes do Amanhecer (Before Sunrise)

por: Lucia Malla Áustria, Cinema, Europa, Mallices, Outros Roteiros da Malla, Viagens

Já há alguns anos eu vinha namorando a ideia de rever Viena. Da primeira vez que lá estive em 1997, fiz os lerês básicos em 3 dias. Amei a cidade, que é lindíssima. Mas confesso que minha volta não seria para rever os lugares sensacionais já visitados. Nem mesmo a apaixonante casa do Hundertwasser. Minha volta à Viena era 100% inspirada numa viagem cinematográfica adolescente. Queria passar pelos lugares que Jesse e Celine estiveram quando se conheceram na cidade, no verão de 1995, no filme Antes do Amanhecer (“Before Sunrise”).

Before Sunrise

Jesse e Celine são personagens da lindíssima e autêntica trilogia “Before“, do genial Richard Linklater. É uma das minhas trilogias prediletas do cinema ever. Composta pelos filmes Antes do Amanhecer (), Antes do Anoitecer () e Antes da Meia-Noite (), conta a trajetória de Jesse e Celine, interpretados de forma magnânima por Ethan Hawke e Julie Delpy.

Em resumo, a trilogia é das histórias de amor mais inspiradoras e realistas do cinema. Seus 9 anos de separação entre um filme e outro dão um tom certeiro de contemporaneidade ao roteiro. Afinal, os atores (e todos nós…) envelheceram juntos com seus personagens. Os 3 filmes são um continuum perfeito, uma jornada sobre o amor através do tempo.

Entretanto, o aspecto crucial que me fez favoritar esta história é que são filmes de… viagem. Em cada um dos filmes, Jesse e Celine se encontram em um local da Europa e andam despretenciosamente pela cidade. Conversam, filosofam, trocam ideias e viagens na maionese… Com aquele olhar apaixonado cheio de derretimento e cumplicidade, enfim.

As viagens da trilogia Before

No primeiro filme, Antes do Amanhecer, andam por Viena; no segundo, por Paris; e no terceiro, pelo Peloponeso na Grécia. O primeiro filme em Viena chega a ser ingênuo de tão mochileiro (como o amor da juventude é…). O segundo é apaixonante e super-sexy sem ter sequer uma cena de beijo (ah, Paris!… ah, sábio Linklater!…). E o terceiro é, por fim, sobre a rotineira batalha da manutenção do amor (no berço das tragédias, a Grécia).

Então que em agosto de 2017 apareceu a oportunidade de eu ir a Europa para um congresso. A idéia de fazer meu “roteiro de filme” sussurrava no meu ouvido. Resolvi assim colocá-la em prática. Passei dias fuçando os locais exatos das locações, suas distâncias, etc.

Até que, finalmente, montei MEU ROTEIRO DE FÃ PELA VIENA DE ANTES DO AMANHECER. Compartilho no blog para quem quiser se aventurar também nesta viagem cinematográfica. Enjoy.

1º DESAFIO: MONTAR O ROTEIRO

Em “Antes do Amanhecer”, Jesse e Celine se encontram num trem de Budapeste a Viena. Ao descerem em Viena, ficam menos de 24 horas andando pela cidade. Então meu objetivo era visitar o maior número possíveis de locais do filme em 24 horas.

Mas baseado no que li em diversos fóruns e posts em blog de fãs inveterados, logo veio o balde de água fria. 24h era, afinal, pouco tempo para visitar os pontos da cidade em que eles foram. Apesar do filme dar a aparência de que todos estes locais eram perto, na realidade alguns são bem distantes. Então meu primeiro desafio era montar um trajeto que fosse o mais eficiente e por conseqüência englobar o máximo de locações possíveis.

Para tal, precisava encontrar uma lista completa (e confiável) das locações do filme. Veja bem, todo post de fã que lia falava dos mesmos lugares. A Roda Gigante (Riesenrad), o Kleines Café, o museu Albertina. Mas os lugares mais obscuros, as ruas desconhecidas por onde Jesse e Celine andaram… Estes eram uma charada para serem descobertos, afinal.

Achei uma empresa que oferecia em 2012 e 2013 um walking tour do filme para ser feito por conta própria ou com guia. O link me ajudou por certo com algumas locações. (Interessantemente, não se oferece mais este tour em Viena. Será que o filme não faz a cabeça dos millenials?)

O possível em 24 horas por Viena

Muitas googladas depois, cheguei numa listinha de locais que considerei factível para 24h em Viena. Desconsiderei apenas o Cemitério dos Desconhecidos (Friedhof der Namenlosen), que fica muito longe, sem transporte público até lá. Deixei-o na condição de “se der tempo”. E montei um mapa da caminhada.

Meu mapa da caminhada

Mapa do roteiro em Viena

Logo de cara percebi que seria pauleira demais em um dia andar 25.7 km e curtir os locais – afinal, de que adianta revisitar os lugares do filme apenas para ticar da lista? Eu queria me sentar no Café Sperl e tomar um drink, andar na Riesenrad e admirar a cidade do alto, ler poesia na beira do Donaukanal. Maraturismo slow, se é que esta disparidade conceitual pode em algum momento existir, aliás.

Então bolei uma outra estratégia. Fiz uma lista de qual locação ficava perto de cada estação de metrô. A lista ficou assim:

Estações de metrô em Viena
Catedral de São Estevão - Viena
Pra não dizer que fui à Viena e não vi a Catedral de São Estevão.

A lista me ajudou psicologicamente a achar que conseguiria ver bastante em 24h. Como eu ia em agosto (verão), quando o sol se põe só às 22h, o dia super-longo me ajudaria a percorrer o máximo de locações.

Mas também tentei não me encanar demais: alguns pedaços do roteiro iria decidir na hora, baseado nas proximidades. Sem stress e com limonada. Outro fator que me deixava mais tranquila é que falo um basicão de alemão, portanto caso algum problema aparecesse, conseguiria pelo menos me fazer entender.

Antes de viajar, também dei uma olhada no que estaria rolando em termos de shows nos clubs desta lista – Roxy e Arena Vien. Roxy é onde no filme Jesse e Celine pedem “emprestado” uma garrafa de vinho. Na Arena Vien, foi filmada a cena do jogo de fliperama. Infelizmente, nada de interessante nas duas noites que teria na cidade nestes clubs. Então meio que os cortei da minha lista, iria deixar pra ver na hora se dava pra visitar ou não.

2º DESAFIO: ONDE FICAR EM VIENA

Viena é uma cidade enorme, super-turística, com inúmeras opções de estadia. No verão, a cidade lota, então era fundamental reservar com antecedência. Queria ficar perto de uma das locações do filme, de preferência a mais central, para economizar tempo de caminhada. Mas também não queria ficar no meio demais da muvucada turística. #Dilema

Kleines Café - Viena

Neste momento, meu coração de fã falou mais alto. Reservei o hotel Kaiserin Elisabeth exclusivamente pela localização, a um quarteirão do Kleines Café. Ali, uma das minhas cenas prediletas do filme aconteceu. O ceticismo de Jesse neste minúsculo café ouvindo que “somos todos stardust” indicavam que este era um ponto onde inegavelmente eu queria sentar e apreciar a cidade.

O hotel se provou uma excelente escolha. O prédio é mais antigo, ainda com um elevador de porta sanfonada, cheio de história. O quarto era simples e limpo. Mas a melhor surpresa foi o café da manhã, com diversos queijos e geléias. O que, por certo, no dia D do roteiro foi fundamental para me dar energia para tanta caminhada.

Faça sua reserva de hotel em Viena pelo Booking.

Alugue seu carro em Viena pela RentCars. Pagamento sem IOF.

ANTES DO AMANHECER

Before Sunrise
A quiromante lendo a mão de um cético Jesse.

No filme, Jesse e Celine chegam de trem em Viena ao cair da tarde. Apesar de ter tentado, ficava impossível para eu vir de Estocolmo de trem com o pouco tempo que tinha. Cheguei em Viena à noite, depois de um vôo da Air Berlin com conexão rápida em Berlim Tegel (mas suficiente para uma Berliner Weisse verde!). Fui de CAT (City Airport Train) até a estação central de Viena. De lá peguei por fim o metrô até Stephanplatz. Tudo sossegado, porque o sistema de transporte público da cidade é muito fácil. Ali, já comprei o day pass do metrô para não perder tempo no dia seguinte.

Viena dos cafés

Fui direto pro hotel, despejei minhas malas e saí pra jantar… No Kleines Café, lógico. Antes mesmo de começar meu “24 horas na Viena de Antes do Amanhecer”, já estava portanto visitando uma das locações do filme. #WIN

Por estar na Franziskanerplatz, decerto um pouco mais escondido do burburinho turístico ao redor da Stephanplatz, o Kleines Café é super-tranquilo. Adorei o clima mais alternativo do que é considerado o menor café de Viena. Como todas as mesas na praça estavam ocupadas, sentei dentro do café. E enquanto bebericava um champanhe e comia um sanduíche, apreciei cada detalhe da decoração e dos clientes, num adorável people watch. Meu coração palpitava enquanto eu me beliscava non-stop. Estava mesmo ali, afinal, realizando meu sonho de conhecer a Viena de Antes do Amanhecer!

O Kleines Café estava fechando de madrugada quando finalmente voltei pro hotel para descansar para o ~maraturismo slow do dia seguinte. E seja o que Linklater quiser.

NOS PASSOS DE JESSE E CELINE POR VIENA

No dia D do meu passeio, acordei antes do amanhecer (pun intended) para ser a primeira no café e começar minha maratona pela Viena do filme. Ou seja, dormi pouquíssimo. Mas sinceramente, nem me abalei. O mood era curtir a cidade sob outra ótica.

Pela manhã

Estação de trem em Viena
Wien Westbanhof - Antes do amanhecer

O dia estava com um céu azul maravilhoso e a temperatura de verão ideal para minhas caminhadas. Depois do cafezaço, passei de novo pela frente do Kleines Café (que estava fechado), a caminho do metrô para a Westbanhof. No filme, é ali que Jesse e Celine chegam de trem animados pelo desconhecido. E é ali, sobretudo, que depois se despedem, surrupiando nossos corações para um destino aberto. <3

Museu de História Natural - Viena

Da Westbanhof, peguei o metrô U3 até o Volkstheater. Ao sair da estação, a vista lindíssima do Museu de História Natural de Viena. Pois relembrei claramente porque em 1997 achei Viena das cidades mais inesquecíveis da minha mochilagem pela Europa. Nos 20 anos entre aquele momento e o dia de hoje, eu havia esquecido como Viena era bela. Shame on me… Agora a cidade revidava, enfim me jogando na cara a cada esquina tal esquecimento.

Antes do amanhecer
Viena - Áustria

Apesar de adorar museus de história natural, meu foco em Antes do Amanhcer me fez ir direto para a Maria Theresien Platz. Ali, Jesse e Celine andaram descontraidamente ao som da música “Come Here” da Kath Bloom.

Estando nos arredores da Maria Theresien Platz, resolvi andar pela Mariahilfe Strasse até a Windmühlgasse, passando por um beco l-i-n-d-i-n-h-o, cheio de cafés e lojinhas artesanais.

Na loja de discos

Na Windmühlgasse fica a loja de discos vinis Schallplattenhandlung Teuchtler. Com sua característica placa “Alt & Neu”, conforme vista no filme.

A Viena de Antes do Amanhecer - Alt & Neu

Era ainda cedo demais e a loja estava fechada. Uma pena. Porque queria muito ter visitado o listening booth em que Jesse e Celine ouvem a música da Kath Bloom. Pela vitrine, vi as fileiras e mais fileiras de discos antigos, enfim.

Meio do dia

Antes do Amanhecer

Neste momento, tomei uma das decisões acertadas do dia. Ali perto ficava o Café Sperl. Mas, ao invés de ir até lá, decidi pegar o metrô Neubaugasse (U3) e descer na estação Herrengasse, para andar até a Igreja Maria am Gestade. Pelo que eu tinha lido em um artigo delicioso de Duncan J. Smith, esta igreja antiga é uma esquecida pérola do gótico vienense.

Igreja Maria am Gestade - Viena

E é mesmo. Espremida que está ao fim de uma escadaria/ruela da cidade, a igreja estava quase vazia quando entrei. Uma senhora acendia incensos no altar enquanto algumas poucas pessoas rezavam – e só.

O fresquinho de dentro da igreja me fez ficar sentada ali uns bons minutos, refletindo sobre a experiência. No filme, Jesse e Celine entram na igreja à noite. Sentam-se lado a lado e, enquanto admiram a arquitetura interna da igreja, sussurram um ao outro alguns casos de suas vidas. Incluindo aí um apropriado diálogo sobre crer ou não em deus.

Na Mölker Bastei

Da Igreja, andei pela Hohenstaufengasse até a Mölker Bastei, onde parei para uma água com gás no 3Raum, um restaurante italiano bem simpático. O restaurante fica perto da Universidade de Viena em frente a um pequeno morro da cidade, onde estão alguns dos últimos pedaços da muralha que circundava a Viena antiga e que hoje formam a Innere Stadt. E também onde foram filmadas algumas das “andarilhações” noturnas de Jesse e Celine, pela Mölker Steig. Era dia, então aproveitei para explorar este morro – o pequeno bairro é extremamente calmo e agradável de se caminhar, cheio de recantos fofos. Pouquíssima gente na rua.

Antes do Amanhecer
Mölker Steig em Antes do Amanhecer…
Molker Steig - Viena
… e na vida real.

Ali perto, fica outra locação do filme – esta bem breve. Jesse e Celine passam de bonde pela Sigmund Freud Platz e avistam rapidamente a Votivkirche, uma igreja em estilo neogótico que fica na cara do Ringstrasse, a principal via que circunda Viena antiga.

Votivkirche - Viena - visto em Antes do Amanhecer
Votivkirche.

No subterrâneo desta região, há diversos pontos de tram/bonde. Como uma das primeiras cenas deles em Viena é dentro de um bonde vermelho do Ringstrasse, esperei um dos bondes antiguinhos passar para entrar e sentar – no último banco, como no filme.

Bonde em Viena

Já era quase meio-dia, hora de passear num parque cheio de árvores ou procurar um ar condicionado. Desci no ponto Burgring em frente ao Burggarten, onde fica um monumento ao cidadão mais ilustre da cidade, o músico Mozart (embora o músico tenha nascido em Salzburgo). Logo ali atrás, a poucos metros pela sombra, ficava a entrada lateral para o Albertina.

No Museu Albertina

O Museu Albertina é um dos mais importantes de arte moderna do mundo. A sala de impressionistas é das que me marcaram profundamente na minha prévia visita em 97.

Antes do Amanhecer

Naquele momento, entretanto, meu interesse era olhar do balcão principal para a cidade de onde Jesse e Celine admiraram o prédio da Ópera em frente – e sentar-me nos degraus da estátua do Duque de Teschen, Alberto Frederico, um dos generais do império austro-húngaro.

Opera de Viena - Antes do Amanhecer point
Balcão para a Ópera Vienense.

Neste local, já amanhecendo, Jesse, com Celine em seu colo, recita o poema abaixo.

As I walked out one evening” de W. H. Auden

“But all the clocks in the city
Began to whirr and chime:
‘O let not Time deceive you,
You cannot conquer Time.

‘In headaches and in worry
Vaguely life leaks away,
And Time will have his fancy
To-morrow or to-day.”

Esta é uma das cenas mais memoráveis de Antes do Amanhecer. Tanto que foi para o cartaz de divulgação do filme, aliás. Parada obrigatória, portanto.

Como o sol estava massacrando, resolvi aproveitar o Albertina e seu ar condicionado por uma horinha. Em cartaz, a exposição “De Monet a Picasso” que não necessita de explicações. Também estava em exibição algumas das novas aquisições de arte contemporânea do museu, incluindo o maravilhoso “Wall Paper with Blue Interior” do Roy Liechtenstein e “Mao” de Andy Warhol.

Rumo ao Café Sperl

Refrescada, saí do Albertina pelo parque novamente. Andei pela Eschenbachgasse até o Café Sperl.

Os fãs loucos de Antes do Amanhecer entenderão: o Café Sperl é talvez a parada mais obrigatória de todo este roteiro. Por uma razão simples: é nele que se passa a cena mais adorável de todo o filme. Que é uma das minhas top 3 cenas mais encantadoras da trilogia.

Antes do Amanhecer - telefonema

Dentre tantos cafés e cervejas que Jesse e Celine tomam juntos no filme, este é o mais inusitado. Principalmente, pela simulação das ligações telefônicas que fazem aos amigos. É quando criativamente se declaram um ao outro, afinal.

Café Sperl - Viena - Antes do Amanhecer
Ambiente interno do intelectual Café Sperl.

Em meus planos iniciais, cogitara talvez me hospedar ali perto. Se o fizesse, tomaria café da manhã no Sperl. Mas como no fim fiquei pelo centrão mesmo, decidi que almoçaria no café. E foi portanto o que fiz. Sentei exatamente no mesmo booth onde Linklater gravou a cena de Antes do Amanhecer. Pedi um spritz e uma salada de salmão sensacional. A garçonete obviamente percebeu minha animação em estar ali. E, como eu estava sozinha, veio sorridente puxar papo.

Almoço no Café Sperl
Almoço na mesma mesa de Jesse e Celine: não tem preço.

O Café Sperl foi inaugurado em 1880. É dos cafés mais tradicionais e históricos de Viena, visitado desde sempre pela nata da intelectualidade e das artes da cidade. Foi nele que o movimento artístico Secessionista de Viena foi inicialmente idealizado em 1897. Sob a liderança do pintor Gustav Klimt, por fim.

Coringa: o Cemitério dos Desconhecidos

Antes do Amanhecer

O almoço me deu ânimo e energia para encarar a maior dúvida do meu roteiro Antes do Amanhecer: ir ao Cemitério dos Desconhecidos (Friedhof der Namenlosen ou Cemetery of the Nameless). Diferente do que parece no filme, este cemitério fica beeeem afastado da cidade, numa área agrícola-industrial do subúrbio de Viena. Praticamente no meio do nada. Só vi indústrias ao redor do cemitério.

Para chegar lá, peguei o U3 até a última estação, Simmering. Saindo da estação, peguei um táxi até o cemitério, já que não dá pra chegar no mesmo de transporte público. Combinei com o taxista para me aguardar no carro enquanto eu fazia a visita ao cemitério. Ele gentilmente topou sem aumentar a tarifa, ufa.

Cemitério dos Desconhecidos - Cemetery of the Nameless - Viena
O pequeno Cemitério dos Desconhecidos.

O Cemitério dos Desconhecidos é bem pequenininho e suas covas estavam repletas de plantas. No filme, Celine lembra-se de ter visitado o cemitério ainda adolescente e conta uma história pra lá de melancólica sobre uma das mortas ali enterrada. Na vida real, o cemitério é uma triste lembrança histórica de Viena, onde foram enterrados inúmeros corpos de vítimas de afogamento não-identificadas que eram levados pela corrente do Danúbio até a cidade no início do século passado.

Hoje, como não aparecem mais corpos no Danúbio (e se aparecem são rapidamente identificados), o cemitério se tornou um atrativo pitoresco. Tem uma capela circular simples, e é raramente visitado, de acordo com todos que consultei. Praticamente uma curiosidade que, graças ao filme, tive a oportunidade de conhecer.

Cemitério dos Desconhecidos

Pela tarde

O taxista ia me levar de volta à estação de Simmering do metrô. Mas olhei rapidamente no GoogleMaps… E vi que era, entretanto, uma rodovia reta até a próxima locação do meu mapinha, o Parque de Diversões de Prater. O taxista não piscou e por fim rapidamente pegou a rodovia A4.

Riesenrad Roda Gigante - Viena - Antes do Amanhecer

O Prater é onde fica a famosa Roda Gigante (Riesenrad) onde Jesse e Celine se beijaram pela primeira vez. <3  Esta é uma das rodas gigantes mais antigas do mundo. Antes de subir em seus carrinhos vintage de madeira, a gente passa por um pequeno museu. No museu, aliás, estão expostos diversos carros antigos com maquetes de momentos históricos de Viena e da Roda Gigante desde sua inauguração em 1897. Como por exemplo sua completa reconstrução depois da Segunda Guerra Mundial.

Prater - Viena
Antes do Amanhecer

Andar na Riesenrad custa 12 euros, e dá direito a uma volta apenas. Entretanto, a circulada é super-vagarosa. Então uma voltinha é mais do que suficiente.

Roda Gigante de Viena

Os carrinhos de madeira são um charme e por dentro são até bem grandinhos. Deve caber umas 15 pessoas por carro. A vista de Viena do alto vale muito a pena, principalmente com o dia ensolarado.

Casal adolescente na roda gigante de Viena
Antes do Amanhecer reloaded.

No filme, Jesse e Celine pegam a Riesenrad durante o entardecer, o que dá mais romantismo ainda à cena; quando visitei, um casalzinho adolescente namorava disfarçadamente no mesmo ponto da cena do filme… Uma coincidência fofa que me tirou suspiros. <3

Era verão e o Parque de Prater estava lotadíssimo de famílias e crianças. Em todas as atrações uma fila interminável. Assim que desci da Roda Gigante, dirigi-me para o metrô ali perto de Pratestern.

I am the cow

Peguei o U2 até Schwedenplatz, para continuar minha caminhada à próxima locação: a Zollamtsteg Bridge. Esta é a ponte onde logo no início do filme Jesse e Celine são convidados por dois estranhos a assistir a uma peça de teatro sobre uma vaca.

Antes do Amanhecer - Jesse e Celine na ponte
Zollamtsteg Bridge - Viena

A Ponte verde é notável, mas confesso que achei menor que imaginava. Uma das delícias, entretanto, foi poder caminhar tranquilamente à beira do canal da Schallautzerstrasse. E, sem pressa, sentar-me próxima à ponte para comer uma barrinha de granola, enfim.

A Viena de Antes do Amanhecer.
O navio-piscina.
Donaukanal - Viena

Já era meio da tarde e estando perto, resolvi voltar na direção da Schwedenplatz e fazer uma longa caminhada pelo Donaukanal, que também aparece no filme. Como as cenas do filme foram à noite, é difícil reconhecer onde exatamente o casal passeou. Então decidi que iria andar a esmo por ali, como eles fizeram no filme. Apreciaria, enfim, o clima de “praia” que o verão trazia para a beira do canal.

É no Donaukanal que os vienenses curtem o verão. Um navio-piscina estava ancorado perto da Schwedenplatz. Além disso, inúmeros bares e cafés, muitos flutuantes. Bicicletas e rollerblades aos montes. Grafiteiros preparando nova arte nos muros do canal. Pois uma vida alternativa acontecia na descida do canal enquanto a cidade lá em cima trabalhava.

Grafite no Donaukanal

Andar pelo Donaukanal me deu a plena sensação de dever cumprido em meu roteiro de fã. Encerraria ali, portanto, minha jornada inspirada por Antes do Amanhecer.

Comemoração de roteiro cumprido

Para celebrar, resolvi encarar no fim da tarde uma roubada chavão que não aparece no filme. Fui comer uma torta Sacher de chocolate.

Esta torta é confeccionada pelo Hotel Sacher, no centrão de Viena. Tinha adorado comê-la em 1997. Afinal, chocolate e café são meus fracos. Como esta torta consta em todos os guias de Viena, se tornou inegavelmente uma atração turística de top 10. Uma fila considerável com pessoas de todas as nacionalidades crescia na porta do hotel, aliás.

Torta Sacher - Viena
Improviso que não estava no script.

Fiz jus a meu papel de turista e encarei a fila monstruosa. Mas pus-me também por fim a analisar o comportamento das pessoas. A rotatividade dentro do local era absurda. Não é interessante que numa cidade conhecida por seus inúmeros cafés maravilhosos, locais de atmosfera e serviço super-bons como o Sperl ou o Kleines estivessem relativamente vazios… E ali, onde o serviço era certamente capenga por causa do volume de pedidos, a aglomeração era imensa? #MarketingTurístico101

Por outro lado, não deixa de ser instigante perceber que as pessoas não são bobas e sacam a roubada. Mas ainda assim insistem (como eu). 100% das mesas pediam a torta. Além disso, dá pra entreouvir nos comentários das mesas vizinhas que muitos não a acham tão deliciosa assim. A maioria está ali apenas para ticar a torta do seu “Must-do em Viena”, afinal. E colocar no instagram.

Franziscanerplatz - Viena
De volta a Franziskanerplatz e sua estátua de Moisés.

Sentei, comi a torta (que não estava tão boa quanto lembrava). Então, em menos de 20 minutos saí à pé, na direção do meu hotel. Em contrapartida a esta parada turística, voltei à querida Franziskanerplatz do Kleines Café, para um drink comemorativo de happy hour. As pessoas na praça, a atmosfera de tranquilidade e a lembrança especial de que o local fora parte da incrível jornada de amor de Jesse e Celine tornam o Kleines um dos meus cafés favoritos em Viena – quiçá no mundo.

À noite

Clube Roxy - Viena
Club Roxy.

Depois que anoiteceu, minha adrenalina ainda estava a mil. Afinal, havia finalmente executado o pequeno sonho de refazer os passos de Antes do Amanhecer. A felicidade de realizar um sonho de cinema. The end?

Não. Animada que ainda estava pela conquista, encaminhei-me em direção a mais uma locação do filme, o Club Roxy. Que estava fechado. No verão, o clube só abre super-tarde da noite. Ok, ver o club por dentro ficará mesmo pra próxima vez em Viena, então. Mas a cidade me oferecera entretanto outro presente na caminhada até o Roxy. Passei em frente à cúpula dourada do Museu da Secessão de Klimt, um dos meus favoritos de Viena, aliás.

UM FINAL FELIZ, ENFIM

Mais de 30.000 passos em 24 horas, cerca de 20 km andados de lá e pra cá numa Viena diferente. Acho que o que mais me deixou feliz em completar esta jornada foi ter enfim a oportunidade de me divertir conhecendo e destrinchando alguns pontos curiosos e interessantes de Viena. Pontos estes pouco citados nas páginas dos guias tradicionais de viagem. Além de rever outros locais queridinhos.

Antes do Amanhecer - Jesse e Celine de manhã
Antes do Amanhecer: Ficou faltando.

Faltaram alguns lugares de Antes do Amanhecer a serem visitados, principalmente por minha incapacidade de mapeá-los com precisão. Mas sinceramente não me encanei com isso. Estes pontos podem ficar tranquila e certamente para uma próxima visita. Que haverá, porque Viena é destas cidades que a gente volta com vontade, afinal.

Estátua em Viena - Antes do Amanhecer
Uma Malla em Viena. Meu pretexto para visitar Viena era me sentar nesta estátua. Então, qual é o seu? 😉

Outra vantagem foi perceber que, mesmo indo no verão, ainda assim é possível visitar uma cidade entupida de visitantes sem se estressar com eles. Há sempre recantos vazios de contemplação, afinal. Além de andar como uma “turista local”, se é que esta conjunção de palavras infame é possível.

Antes do Amanhecer foi, acima de tudo, o pretexto-inspiração que me levou de volta a Viena. Obrigada, Linklater! Fui atrás de seu filme e redescobri uma cidade encantadora, cheia de recantos subestimados, enfim. Em conclusão, um final feliz para esta malla pelo mundo.

Tudo de bom sempre.

Viaje Conectado
Seguros Promo

Para viajar mais Antes do Amanhecer

• Uma entrevista recente com a atriz Julie Delpy. Nela, ela conta primordialmente suas visões sobre as mulheres em Hollywood em tempos de #MeToo.
  • história de amor real que inspirou Richard Linklater a nos presentear com o filme Before Sunrise.
  • As fotos do filme que ilustram este post foram ou tiradas do IMDB ou da minha televisão, ora pois. 🙂
  • Se este post lhe ajudou a planejar um roteiro diferente em Viena, considere então colaborar para a manutenção deste site. É simples. Basta organizar sua viagem utilizando os links e banners dos afiliados encontrados nesta página. Recebo uma microcomissão destes parceiros do blog. A blogueira agradece, enfim, seu interesse e colaboração!