“Às vezes um sonho se realiza.”
É com essa frase simples e poderosa que começa o post que anuncia uma das grandes e mais deliciosas/esperadas inaugurações da blogosfera brasileira da atualidade. (Pelo menos para mim, que gosto de ciências.) O sonho de um que se realizou para benefício comum de todos nós, enfim.

Os eficientíssimos Carlos Hotta e Atila têm a honra de nos presentear finalmente com o projeto delicioso deles. Porque estreou ontem o portal Lablogatórios, onde a ciência confabula e se dispersa para outros mares internetais. É o primeiro grande portal de blogs de ciência do país com estrutura profissionalizada. Conta com diversos blogs ótimos, de pessoas pra lá de competentes.
Os Lablogs já conhecidos e recomendados de montão
- Chi vó non pó (O João é o curioso não-cientista mais antenado com ciência que eu conheço. Sou fã declarada do blog dele, aliás.)
- Brontossauros em meu jardim (sobre divulgação de ciências em geral, com um viés forte para a bioquímica)
- Rainha Vermelha (sobre Evolução e afins)
- 100nexos (Curiosidades científicas em pílulas diárias)
- Marco evolutivo (sobre Evolução e comportamento humano)
- Este ou aquele (sobre Estatística)
- Ecodesenvolvimento (conservação e ambientalismo nas palavras da geóloga Claudia Chow, com quem converso bastante no twitter, aliás)
- RNAm (sobre Biologia Molecular, com boas discussões biomédicas, especialidades do Rafael)
- Caapora (Zoologia com um viés forte para pássaros)
Novos Lablogatórios que eu não conhecia
- Universo Físico
- 42. (“a” resposta para os questionamentos da vida – entenda a piada-título aqui)
- Massa Crítica (sobre neuro e as voltas que o cérebro dá…)
- n-Dimensional (sobre Matemática e Física)
- As incríveis aventuras das supercordas (sobre cosmologia)
- Ciência e Psicologia (sobre psico)
Agora o mais legal de tudo é que o portal tem um “blog-coringa”, o Tubo de Ensaios. Nele, portanto, qualquer um pode enviar um texto sobre ciências e tê-lo publicado ali. Ou seja, é o espaço ideal para o não-blogueiro com verve blogueira, que gosta de escrever (mas não quer manter um blog continuamente), se adentrar no mundo lablogatorial e espalhar conhecimentos. Ou para o blogueiro de ciências que quer dispersar seus textos em outros mares virtuais. Fantástico.
Tudo de sucesso sempre aos Lablogatórios, e às mentes eficazes do Carlos e do Atila!
(Já estava na hora dessa blogosfera de jaleco branqueado mostrar seu valor, né não? 😀 )
P.S.
Essa novidade supimpa chega às vésperas do LuluzinhaCamp e do BlogCamp BR, a reunião de blogs que acontece no Espaço Gafanhoto. Fui no ano passado e, apesar de me sentir meio deslocada em muitos momentos, tive entretanto o prazer de conhecer pessoas muito 10 durante o evento. Aliás, quem vai esse ano?