Açaí: a “fruta” cujo nome o americano não consegue falar direito. Que virou algo como “akái” aqui. Mas que é facilmente encontrada em supermercados e lojas do ramo. É o energético da moda mundial.
“O açaí nosso de cada dia, nos dai hoje… e amanhã e depois também.”
Algumas perguntas vieram à minha mente malla, though. Tem plantação suficiente no Brasil pra suprir tamanha demanda como o mercado americano exige? Ou esta demanda ainda é pequena? Afinal, a fruta é associada com “dieta saudável”. Está, portanto, longe da maior parte das refeições hiper-trans-saturadas da média da população americana…
Além disso, será que a cultura de pequenos produtores na Amazônia se mantém mesmo com uma demanda aumentada?
Com tantas questões pendentes, só pedindo ajuda aos economistas de plantão… 😛
(Aliás, a foto acima foi tirada num fast-food do aeroporto de Los Angeles.)
Tudo de bom sempre.
P.S.
- O João me mandou a notícia de que a ANVISA vai aumentar a fiscalização do açaí , o energético da moda, para evitar contaminação. Como ele diz, “imagina se os gringos ficam sabendo disso…”
- Sempre que uma dúvida sobre suplementos e energéticos da moda aparecer, minha dica é sempre a mesma. Visite o site do Office of Dietary Supplements do NIH americano. Porque eles mantém as informações mais atualizadas sobre essa panacéia de doido que é o mercado de suplementos. No link do açaí, você encontra algumas das pesquisas mais recentes com esta frutinha e seus benefícios (ou não) à saúde. Validados cientificamente.