O som do silêncio

por: Lucia Malla Comportamento, Havaí, Maui

Cai-me em mãos (via meu amigo Marcelo no facebook) um artigo muito interessante sobre os pontos mais silenciosos do planeta. Fala do jornalista George Foy, que teve uma “epifania” enquanto esperava o metrô em NY e virou um obcecado por lugares sem ruídos humanos. Aliás, lançou um livro chamado “Zero Decibels”. O artigo comenta sobre o quanto não conseguimos nos livrar do barulho em quase nenhum canto do mundo, o quão o ruído é uma presença constante nas nossas vidas. À parte o fato de que nem todo barulho é desagradável, vivemos realmente num mundo absurdamente auditivo e audível. E às vezes, tudo que precisamos é o som do silêncio. Como o que “ouvimos” na cratera do Haleakala, em Maui, no Havaí.

Mundo dos sons e do silêncio

Cratera do Haleakala - som do silêncio - Maui
O som do silêncio na cratera do Haleakala, em Maui.

Pense bem: na praia, o barulho do mar. Na floresta e no campo, os passarinhos, insetos e as folhas ao vento. Na cidade, nem precisa comentar, né? Barulheira a todo segundo. Mesmo no Ártico, o som dos (muitos) aviões cujas rotas passam por ali gera alguns decibéis. Sempre há um barulho. Se ele é prazeiroso ou não, esta é outra questão; ainda assim, seus ossículos do ouvido interno estão trabalhando para codificar ao seu cérebro aquelas ondas sonoras. O silêncio mesmo, aquele que relaxa seu sistema auditivo, é difícil de ser encontrado. Nessa busca intensa por locais realmente silenciosos, Foy lista alguns pontos nos EUA onde o silêncio absoluto pode ser… Ouvido. (Parece contraditório, e talvez a melhor palavra aqui seja silêncio sentido.) Locais onde o nível de decibéis chega a, ou próximo de, zero.

O som do silêncio absoluto na cratera do Haleakala

Eu sou muito afetada por sons. Então fazendo uma busca pela minha memória de lugares que já visitei e o quanto e quais ruídos eram associados a eles, acho que o único ponto onde tive a sensação completa de silêncio absoluto foi na cratera do vulcão Haleakala, em Maui. Esta cratera já foi considerada o lugar mais quieto do mundo – hoje este título é desta câmara no laboratório Orfield. Nem mesmo no cume do Mauna Kea, na Big Island, temos essa sensação, já que o vento ali está sempre uivando.

Nuvens ao nascer do sol - sem barulho

Na cratera do Haleakala, no entanto, a geografia ajuda. Há uma parte rebaixada, por exemplo. Por causa desse rebaixamento, que protege a cratera do vento nordeste (o normal no Havaí), o barulho praticamente não chega. Daí que nem o ruído do vento a gente ouve. E, como o Haleakala está a mais de 10,000 pés de altura, com temperaturas gélidas, não há passarinhos nem insetos nem vegetação no cume – menos ruídos possíveis portanto. (Só a super-endêmica e ameaçada planta silversword consegue sobreviver na cratera do Haleakala.)


Reserve seu hotel em Maui pelo Booking.

Alugue seu carro em Maui pela RentCars. Pagamento sem IOF. 

Proteja sua viagem ao Havaí pela Seguros Promo, com 5% de desconto. 

Marque seu passeio em Maui pela Hawaii Activities, que aceita pagamento em real.


Passeio (lotado) à cratera do Haleakala

Telescópios no cume do vulcão Haleakala - Maui - Havaí

Mas, ironicamente, a cratera do Haleakala é um dos passeios mais fundamentais (pra não dizer famosos) de Maui. Especificamente para ver o nascer do sol. São apenas 2 horas de carro de Lahaina até o cume, no meio da madrugada.

Aí você chega no cume e… Tem mais de 100 pessoas já por lá, esperando para ver a mesma coisa.  Com tantos carros e tanta gente, é claro que durante o nascer do sol a cratera do Haleakala está longe de ser silenciosa.  Pelo contrário, aliás, é um converseiro ininterrupto. (Sem contar a presença de diversos telescópios, que sugere portanto a presença humana constante por lá…)

Nascer do sol no Haleakala - Maui - Havaí
A galera pro nascer do sol…
Nascer do sol Haleakala - som do silêncio
…e o famoso nascer do sol no Haleakala, sobre as nuvens.

Marque seu passeio de bicicleta para ver o nascer do sol no Haleakala com a Hawaii Activities.


Como “ouvir” o som do silêncio da cratera do Haleakala

O frio exacerbado, muitas vezes de números negativos, espanta a maioria das pessoas que vão para o nascer do sol, que estão ali vestidas para férias na praia. Já que de lá provavelmente descerão para a praia. Ficam na cratera uma meia hora, no máximo. Mas, se você aguentar um pouco mais o frio – ou se animar a fazer uma das trilhas da cratera – poderá ter a oportunidade de ouro de ouvir o silêncio absoluto. O nada, o zero, um vácuo sonoro.

De repente, a sua respiração, o seu batimento cardíaco, parecem ser ensurdecedores – e, da borda do Kalahaku Overlook, lembro de diversas vezes segurar a respiração pra curtir a experiência alucinante do silêncio. E eu, que sou meio avessa a músicas cantadas, me peguei “cantando” mentalmente alguns dos versos do Arnaldo Antunes:

“Antes de existir a voz, existia o silêncio

O silêncio

Foi a primeira coisa que existiu

O silêncio que ninguém ouviu (…)

Vamos ouvir esse silêncio, meu amor (…)

Do lado esquerdo do peito, esse tambor”

Era este o barulho da minha mente inquieta, estranhando o som do nada ao redor.

 

Das várias experiências sensoriais marcantes que tive na vida, o silêncio do Haleakala foi, sem dúvida alguma, a mais incrível, indescritível e impactante que vivi. O silêncio.

 

Vulcão Haleakala - Maui - Havaí
Vulcão Haleakala.

P.S.

  • vários tours de bicicleta para descer o Haleakala. Uma van leva você até o cume. De lá, você volta descendo o “rampão” da montanha de bike. É super-divertido, dá pra curtir melhor o ambiente inóspito do Haleakala. Além de ainda ver aos poucos a paisagem mudando, ficando mais verde. 
  • Vá bastante agasalhado para a cratera. Porque faz MUITO frio lá em cima. Principalmente se você chega antes do sol aparecer. Portanto, uma blusa de manga comprida apenas não é suficiente.
  • Se você quer curtir melhor o silêncio, meu conselho: não vá durante o nascer do sol. Suba até a cratera em outro horário, para evitar o grande número de pessoas. Com sorte, durante o período que você estiver lá, nenhum helicóptero de tours aparecerá. Aí então o silêncio será total mesmo.
  • Para quem quiser ouvir a música “O Silêncio” do Arnaldo Antunes, tá aí o clipe:
  • Post dedicado ao Marcelo Ramos, que enfim inspirou com a notícia compartilhada.

Booking.com



1408
×Fechar