Sexta sub: sifão de coração

por: Lucia Malla Animais, Antigos, Sexta Sub

 

Ontem foi Valentine’s Day, o dia dos Namorados gringo. E para homenagear a data tão romântica, eu escolhi para essa Sexta Sub a foto de um sifão de coração. 🙂

Claro que o sifão (que não identifiquei se inalador ou exalador) é de uma ostra gigante (Tridacna gigas). Portanto, apenas tem o formato de um coração – uma pareidolia, afinal. Mas está cheio de olhinhos verdes ao redor, que de certa forma iluminam a visão que a gente tem do animal.

Sifão de coração

As ostras possuem milhares de ocelos em seu manto, e eles são na realidade grandes detectores de luminosidade e sombras, e não “enxergam” o derredor como nossa concepção de “enxergar” subentende. Vêem vultos.

A foto é meio abstrata, feita com a lente macro. Uma lente que eu, particularmente, adoro. Porque o resultado é quase sempre de dar nó nos neurônios. Uma visão, enfim, diferente do mundo que vivemos.

Tudo de sub sempre.

P.S.

  • A Sexta Sub é uma seção do blog dedicada a celebrar e refletir sobre o mundo subaquático. Em geral, mostro as belezas e surpresas do mundo sub marinho natural em diferentes áreas do planeta por onde mergulho. Para os curiosos de plantão, vale a pena dar uma olhada na lista completa de posts da Sexta Sub. E mergulhar em águas salgadas, para também se esbaldar com outras curiosidades e peculiaridades apaixonantes.


188
×Fechar