A Anna me escreveu há um tempão – tempão mesmo! – e me mandou um email desses de emocionar. Ela agradecia as dicas que passei aqui no blog, que ajudaram bastante no planejamento dela e dos amigos da sua viagem de 15 dias no Havaí. Só que o email veio TÃO detalhado, com um roteiro TÃO bacana, que pedi gentilmente para compartilhar com todos aqui. A Anna mandou então as fotos maravilhosas dela e dos amigos. As fotos me deram a absoluta certeza de que este roteiro super-bem-ilustrado ajudará mais gente a se planejar… Viajem juntos com o Havaí da Anna e seus amigos!
[Meus pitacos pessoais estão em itálico entre colchetes, ok?]
Eu e mais 6 amigos chegamos em Oahu e ficamos 15 dias no Havaí, durante o verão. Conhecemos 3 ilhas: Oahu, Maui e Big Island. Adoramos suas dicas de passeios! Foram muito úteis.
Alugamos carros nas três ilhas, sendo que em Big Island seguimos sua sugestão e alugamos carro 4X4 para aproveitar todos os passeios. Alugamos carro para 7 pessoas, foi perfeito. Levamos GPS do Brasil, já com mapa dos EUA.
Em Oahu compramos um chip pré-pago de celular e colocamos em um de nossos celulares. Foi muito útil para ter acesso a internet durante os passeios, tanto para informações dos locais, restaurantes e etc, quanto para localização pelo GoogleMaps, quando o GPS ficava confuso. Na maior parte do tempo, no entanto, o GPS funcionou super-bem.
Abaixo está o esquema que seguimos… talvez possa ajudar alguém que esteja viajando com grupo de amigos!
Almoço: Restaurante Pineapple Room (dentro da Macy’s do Ala Moana shopping) [Nota malla: o restaurante fechou em 2017.]. Pratos muito saborosos, porém são pequenos, o que pode ser ruim se tiver com muita fome, como nós estávamos!
Tarde: Passeamos na praia em frente ao Ala Moana Center e fizemos algumas compras. Neste dia tínhamos programado visitar o Diamond Head, mas chegamos muito cansados da viagem e resolvemos deixar para o dia seguinte.
Manhã: Snorkel em Hanauma Bay. Maravilhoso!!
Almoço: Seguimos sua sugestão e fomos então ao Teddy’s Bigger Burgers – e adoramos!
Tarde: Trilha do Diamond Head. Boa caminhada, sob sol. Principalmente, foi melhor mesmo não ter ido no dia da chegada. Tiramos bastantes fotos e aproveitamos para curtir o visual, decerto muito bonito. No final da tarde, fomos ver o pôr-do-sol em Waikiki. [Nota malla: leve bastante água porque é super-seco dentro da cratera!]
Jantar: Restaurante Chuck’s. Era perto do nosso hotel, então foi muito bom o jantar.
Manhã: Mergulho embarcado no naufrágio Sea Tiger e Ewa Reefs. Fomos com o Ricardo, brasileiro, da Hawaii Ecodivers. [Nota malla: O Ricardo é gente fina!]
Almoço: no Duke’s. Ótimo buffet, com preço bom. [Nota malla: O buffet tem um preço bem razoável, considerando-se que está no centro de Waikiki. Vale a pena pela localização e pela comida. Só não vale se você quer tranquilidade… o bar está sempre cheio e animado! Mas eu adoro!]
Tarde: Começamos a costa leste. Fomos então até Kailua e de lá fomos descendo sentido sul. Ficamos um tempo curtindo o sol e o mar na praia de Kailua e Lanikai. Depois fomos parando para curtir os mirantes que têm no caminho até o Makapu’u Lookout, passando por Waimanalo.
Jantar: Restaurante italiano Buca di Beppo, uma indicação do Ricardo, e foi muito bom. [Nota malla: As porções do Buca são enormes, portanto ideal para quando se está com muita fome!]
Manhã: Visita ao Pearl Harbour.
Tarde: Fomos até Kane’ohe e de lá subimos sentido norte até Sunset Beach, curtindo o visual do caminho. No caminho paramos para comer no Giovanni’s e aliás adoramos o camarão! Assistimos ao pôr-do-sol em Sunset Beach. [O Giovanni’s tem estado sempre lotado, e a espera pode chegar a mais de uma hora. Se você passar por ele e estiver vazio, vale a pena. Mas se estiver cheio, vale decerto tentar outro caminhão por perto.]
Manhã: Mergulho em Shark’s Cove, no North Shore. Mergulho com saída de praia, igualmente com o Ricardo da Hawaii Ecodivers.
Almoço: compramos comida pronta no supermercado Foodland, perto de Shark’s Cove. Fizemos então um piquenique no gramado da casa do Ricardo, em Waimea.
Tarde: conhecemos Pipeline, Three Tables Beach e paramos em Waimea. Aliás, em Waimea, fizemos um snorkel sensacional com tartaruga. De lá fomos até Haleiwa, onde ficamos enfim até o pôr-do-sol.
Jantar: no Duke’s, em Waikiki.
Manhã: pegamos avião para Big Island. Nos hospedamos em Kona.
Almoço: Almoçamos em uma barraquinha perto do hotel, porém um lanche rápido. Seguimos então para a praia de Puako, onde ficamos até por volta das 15h, quando pegamos a estrada sentido do Mauna Kea. A subida ao Mauna Kea foi sensacional. A paisagem é muito bonita e quando chegamos lá em cima o pôr-do-sol foi maravilhoso. Na descida então paramos novamente no centro turístico de aclimatação e nos telescópios que ficam ali, e conseguimos ver Saturno! No alto do Mauna Kea faz bastante frio realmente, vale levar casaco quente. Estávamos com carro 4X4, mas não foi preciso pois não tinha neve nem tinha chovido.
Reserve seu hotel no Havaí pelo Booking.
Alugue seu carro no Havaí pela RentCars. Pagamento sem IOF.
Proteja sua viagem ao Havaí com os Seguros Promo.
Marque seu passeio no Havaí pela Hawaii Activities. Pagamento em real.
Manhã: acordamos bem cedo para fazer snorkel com golfinhos em Kealakekua Bay, em Captain Cook. Sensacional: cerca de 15 golfinhos nadando com a gente! Após o snorkel passamos pelas praias de Keauhou e Kailua Bay, mas não paramos.
Tarde: Aproveitamos a praia e a piscina do nosso hotel por fim para descansar um pouco.
Final da tarde: Mergulho noturno com mantas. Indescritível! Sem dúvida, muito lindo! 16 mantas ao nosso redor!
Manhã: Estávamos com carro 4X4, então fomos até Green Sand Beach e Black Sand Beach.
Tarde: Volcano. Fizemos um passeio de carro pelo Parque Nacional dos Vulcões, com pôr-do-sol vendo a cratera do ponto de observação. Sensacional vê-la de dia e depois à noite. O vermelho da lava à noite é surpreendentemente indescritível.
Manhã: Fomos até Waimea e lá então começamos o dia pelo Waipio Valley. A vista do vale realmente é linda. Entretanto não descemos até o fundo do vale, ficamos apenas apreciando do mirante. De lá fomos então conhecer ‘Akaka Falls e Rainbow Falls.
Almoço: Almoçamos em Hilo. Restaurante Pineapples, comida ótima e ótimo atendimento. Vale a pena.
Tarde: passeio de helicóptero pelo vulcão. O lugar que a lava do Kilauea estava caindo no mar era longe e fora do Parque Nacional, então para ir até o local a pé era necessário um dia todo de caminhada a US$100,00/pessoa. Como não tínhamos um dia todo disponível para isso, optamos por fazer o passeio de helicóptero. O passeio vale muito a pena. Conseguimos ver a lava caindo no mar e pontos de lava saindo do solo. Maravilhoso.
Jantar: Restaurante no centro de Kona chamado Island Lava Java. Comida boa. [Nota malla: É um dos meus pit stops de café da manhã também.]
Manhã: Vôo para Maui. Mas chegamos em Maui perto da hora do almoço.
Almoço/tarde: Almoçamos em um shopping perto do aeroporto. No começo da tarde, fizemos um passeio de helicóptero: West Mountain Maui/Moloka’i. O passeio vai até montanhas e penhascos que não conseguimos ir de carro ou à pé e mostra as cachoeiras do local. A vista do mar em Molokai foi bem legal. Os dois passeios que fizemos foram pela Blue Hawaiian Helicopters. Ótimo atendimento, aliás. [Nota malla: Também é minha empresa predileta de helicópteros no Havaí.]
Passamos o resto da tarde na praia de Kahana, onde ficava nosso hotel. Lá é possível fazer snorkel bem legal, com tartarugas.
Manhã: Madrugamos e fomos até a empresa Maui Downhill, para iniciar um passeio com nascer do sol no vulcão Haleakala.
Subimos com o carro da empresa e chegamos lá ainda noite. O céu estrelado de lá foi realmente lindo. Nunca tinha visto tanta estrela cadente! Porém, o frio é demais! Fomos agasalhados e pegamos a roupa windbreak da empresa, mas mesmo assim estava bem gelado. À medida que o sol vai aparecendo conseguimos ver o cenário lunático ao nosso redor e o colorido das nuvens com o sol. Sensacional. Após o nascer do sol, descemos o vulcão de bike. O passeio vale principalmente pelo visual e pelas fotos. Não requer esforço nenhum, pois é só descida. O passeio foi legal. Mas faríamos diferente… Talvez fosse melhor ir e voltar com carro próprio, sem necessidade de chegar tão cedo e passando menos frio. A empresa era organizada mas os funcionários um pouco grosseiros.
Saindo de lá fomos visitar a vinícola em ‘Ulupalakua, que fica ali perto. [Nota malla: Onde vendem, aliás, o famoso vinho branco de abacaxi.] Fizemos degustação de vinhos e almoçamos então no restaurante que fica em frente a vinícola, o ‘Ulupalakua Ranch Store. [Nota malla: Único restaurante no Havaí que serve hambúrguer de alce!]
Final de tarde: Visita a praia de Napili (norte da ilha), mas não ficamos muito tempo porque estava muito cheia. Fomos até Kahana e fizemos snorkel.
Manhã: Mergulho em Lana’i em dois pontos: “Cathedrals 2” e “No name in paradise”). Mergulhos maravilhosos. Visibilidade de mais de 40 metros, água cristalina. Além disso, a entrada da luz pelas crateras e estruturas feitas pelas lavas vale o mergulho.
Tarde: praias do norte de Maui. Snorkel em Kapalua. Praia linda e snorkel muito legal, ainda mais com tartarugas na beira da praia.
Noite: Luau no Old Lahaina Luau. Comida muito boa e boa diversão.
Manhã: Mergulho em Molokini. Dois pontos diferentes em Molokini. Do mesmo modo, visibilidade de mais de 40m, muita vida. Lindo.
Almoço: Almoçamos em Lahaina.
Tarde: Visitamos as praias do sul: La Perouse Bay, Wailea, Makena e Kihei. Sobretudo, curtimos a praia por algum tempo em Makena.
Manhã: Fizemos a estrada de Hana. Amanheceu chovendo e foi uma boa opção para o clima. Fomos até Hana sem paradas e na volta fomos parando nos principais pontos para curtir o visual. Achamos melhor esta opção, já que à medida que os ônibus de turismo vão chegando ao local, a estrada vai ficando com mais trânsito. Desta forma, portanto, pegamos os ônibus no contra-fluxo. A estrada é bonita, tem cachoeiras e penhascos, principalmente pontos de visualização bem bonitos. [Nota malla: Excelente estratégia!]
Almoço: Almoçamos no Pacific’o Restaurant em Lahaina. Restaurante na frente da praia com vista bonita e comida muito boa.
Tarde: Curtimos a praia de Lahaina e aproveitamos para fazer stand-up paddle (SUP).
Noite: Vôo de volta para Honolulu.
Manhã: Como nosso vôo era à noite, fizemos late check-out no hotel e aproveitamos a praia de Waikiki. Curtimos o sol e fizemos então stand-up e aula de surf.
Almoço: Almoçamos em Waikiki mesmo e ficamos por ali até a hora de ir para o aeroporto.
É isso aí, Lucia! Espero que este relato possa ser útil para alguém! Sem dúvida nenhuma esta viagem de 15 dias no Havaí foi perfeita para nós. Aliás, já queremos voltar de novo!! Adoramos as suas dicas! Muito obrigada!!
Abraços,
Anna
Anna, querida, agradeço DEMAIS por esse relato sensacional de 15 dias no Havaí! Então agora que você e seus amigos já aprenderam o caminho… Voltem sempre! 🙂
Tudo de Havaí sempre.
Maioridade: 18 Anos do blog Uma Malla pelo Mundo.
Começo 2021 no blog resenhando um dos livros que mais me marcou em 2020, "Slavery…
Quando pensamos em receitas para uma boa saúde e longevidade, geralmente incluímos boa dieta e…
Eis que chegamos à maioridade votante. 16 anos de blog. Muitas viagens, aventuras, reflexões e…
O ano de 2020 tem sido realmente intenso. Ou como bem disse a neozelandesa Jacinda…
Nesta maratona de resenha de livros que tenho publicado durante a pandemia, decidi escrever também…
Ver Comentários
Oi, Lucia. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie - Boia
Opa! Muito obrigada, Nathalie! Sempre uma honra aparecer pela Viajosfera. Aloha! :)
Olá Lúcia, tudo bem? É a primeira vez que entro no seu blog e tive que dar uma lida rápida pois estou estudando, mas gostaria de saber se você pode me ajudar.. você conhece alguma forma de um biólogo com especialidade marinha trabalhar ou fazer uma visita técnica às universidades do Havaí? Obrigada pela ajuda!
Oi Joice, vi que está/estava procurando informações sobre oportunidades para biólogos e gostaria também. Não sou bióloga marinha, mas gostaria de estudar, se possível no Havaí, mas o fato de ter oportunidades para biólogos em geral, já vale. Estou interessada. Você teria dicas pra fornecer? Obrigada.
Oi Nayne, eu respondi à Joice por email. Vc quer que eu repasse o mesmo para você? Aloha.
Tenho uma dúvida sobre os carros alugados 4x4! Sempre vejo nos fóruns americanos que as locadoras de carro nos EUA tem regras muito específicas no contrato sobre não levar o carro para estradas de terra. Se der um arranhãozinho no carro a multa é um absurdo. Isso está quase me fazendo desistir de alugar um 4x4 quando formos a Big Island em junho!!!
Oi estou em duvida de alugar um 4x4 também, sera que é necessario em Oahu, Kauai e Maui?
Oi dea, definitivamente em Oahu não precisa. No Kauai, só se você quiser fazer estradas off-road, tipo para ir a Polihale Beach. Em Maui, não precisa muito, mas é mais aconselhável pra estrada que dá a volta sul pela ilha.
Essa regra existe na maioria das locadoras de carro no Havaí, Poliana. Mas você pode procurar uma que alugue jipes e inclua uma cláusula permitindo andar em estradas de terra. Não são muitas, e provavelmente você pagará mais por isso, mas existem.
Olá , Lucia !!! Tenho 13 dias para dividir entre as ilhas do Havai .... Não consigo tomar uma decisão !!!! Vou em julho , divido entre Oahu , Maui , Kauai ? Incluo 2 dias em Kona ???? Ou fica muito corrido ? Vou adorar sua opinião ,
Lucia, esse post com a viagem da Anna e suas dicas vieram na hora certa. Semana que vem estamos indo fazer exatamente o mesmo roteiro. Sensacional! abs
Obrigada, Andre! Agradeça tb à Ana, que teve a generosidade de compartilhar aqui o Havaí dela com a gente. :)
Isso ai, Lucia! Anna, muito obrigado! Estamos indo hoje e levando suas dicas conosco! Abracos
Espero que tenha aproveitado, Andre! :)
Oi Lucia. As suas dicas e este post com o roteiro da Anna caíram como uma luva para a viagem que vamos fazer no final do ano de 15 dias pelo Havaí. Mas ainda temos duvidas em relacao aos custos. Você poderia nos dizer aproximadamente os valores para uma viagem como esta da Anna? Desde já agradecemos!
Oi Bianca, infelizmente é difícil pra mim te dizer um orçamento desses. Primeiro, porque a viagem foi da Anna, e ela não comentou isso comigo em momento algum. Segundo, que orçamento é algo bem pessoal, depende muito das coisas que você acha imprescindíveis fazer, o tipo de acomodação que prefere/suporta, etc. Se você é mochileira, por exemplo, acho que orçamento de US$100.00/dia dá pra viajar aqui pelo Havaí. No aperto, mas dá.
Oi Lucia,
Eu e meu marido estamos indo pro Hawai no final do mês de agosto. Vamos pra ilha de Oahu, como ficaremos 10 dias gostaríamos de conhecer mais uma ilha, qual vc indicaria?
Obrigada
Fernanda
Oi Fernanda, depende do seu perfil viajante. Se você curte muita trilha, a Big Island tem diversas. Se você quer relaxar e esquecer da vida em praias excepcionais, Maui é uma boa opção. No Kauai, a paisagem é espetacular, mas não tem quase nada de vida noturna. Minha ilha preferida é o Kauai, portanto sou suspeitíssima pra sugerir, pq sempre sugiro o Kauai. :D
Ei Lucia,
Resolvemos por Maui, vamos ficar dois dias, chegamos na quarta de manha e voltamos pra Oahu na sexta a noite. Reservamos o hotel Outrigger Napili Shores. Estou tentando ler seu blog todo pra pegar todas as dicas e fazer o nosso roteiro, ainda estou na página 45, ainda tenho muita coisa pra ler. Do que eu já li tem muita coisa pra fazer!! Vc tem dica do que a gente não pode perder em Maui? Como moramos aqui nos EUA, nao estamos afobados pra conhecer tudo que der nesses dois dias (pois pretendemos voltar algum dia hahaha), queremos curtir com calma, por isso queria que sua indicação.
Obrigada
Oi Fernanda, minhas dicas sobre o que você não deve perder estão no post de "4 dias em Maui". Ali tem um ótimo resumão dos passeios imperdíveis. Aloha!
Boa noite Lucia!
Gostaria muito de saber como fazer para alugar um 4x4. Nos sites as cias dizem que só vem via disponibilidade. voce sabe a respeito? Pois fica complicado alugar um 4x4 e na hora não existir...
Muito obrigado, seu blog é incrivel
!
Vc tentou na Discount Hawaii Car? Eles costumam ter mais disponibilidade...