As lagostas de Rockport

por: Lucia Malla América do Norte, Animais, Comes & bebes, Economia, EUA

A foto abaixo engana muito bem. O mar de cor quase caribenha, uma paisagem de verão… Tudo leva a crer que estamos bem perto dos trópicos, não? Ledo engano. Esta é a praia principal de Rockport, no estado de Massachusetts, EUA, uma área beeeem subtropical. A cidade fica no extremo norte do estado, na pontinha do Cape Ann, e é um destes vilarejos que eu, friorenta que sou, definitivamente não visitaria no inverno – o mar congela, para começo de história.

Praia em Rockport - Massachusetts

Felizmente, entretanto, visitamos Rockport no alto verão, quando a temperatura é agradabilíssima e a paisagem marinha fica ainda mais idílica, em composição perfeita dos barquinhos no porto da cidade.

A cidade das lagostas no verão

Rockport - Massachusetts - EUA

É também no verão que a cidade recebe a maior quantidade de visitantes, e a maioria vai atrás de uma única iguaria: lagosta. Mais precisamente, o crustáceo da espécie Homarus americanus. A cidade é das maiores produtoras de lagosta da costa leste americana, e esta consolidada indústria gira em torno de 54 milhões de dólares por ano para o estado, sendo o mais importante item de pesca da economia de Massachusetts. (Não é muito comparado ao que o estado do Maine, maior produtor americano, lucra.)

No passado, diversos itens da indústria de pesca local simplesmente desapareceram pelo exagero da coleta insustentável e sem regulamentação. Portanto, os pescadores e a comunidade aprenderam que, se querem manter a economia da lagosta girando, precisam cuidar primordialmente… da lagosta. O resultado é que a pesca da lagosta hoje é uma atividade econômica rigidamente regulamentada e fiscalizada.

Lagosta X-ing

Parênteses

Claro, regulamentação e fiscalização alguma da pesca em Massachusetts funcionam para impedir os problemas que as mudanças climáticas e o aumento da acidificação dos oceanos já estão trazendo pras lagostas em Rockport. Afinal, já há aumento de infecções bacterianas que comprometem a carapaça da lagosta, com consequente diminuição da quantidade coletada em áreas mais ao sul do estado e migração do animal para águas mais frias, onde a temperatura é adequada para sua reprodução.

Isso vem gerando uma situação interessante do ponto de vista econômico: colapso da indústria da lagosta na região do Cape Cod, ao sul, onde a lagosta está desaparecendo; e aumento da produtividade nas áreas mais ao norte, incluindo Rockport e a costa do Maine. Por conta desse fenômeno, o preço da lagosta tem ironicamente barateado no estado, fruto do excesso aportado no mercado por esse boom populacional na região mais ao norte. Portanto, este parece ser o momento para comer lagostas em Rockport. Fim do parênteses.

Onde comer lagostas em Rockport

Lagistas em Rockport - Roy Moore

Independente da sustentabilidade (ou não) da pesca da lagosta em Rockport, fato é que ela é a atração número 1 da cidade. E em Rockport, a biboca número 1 para se comer lagosta fresca é o Roy Moore, uma portinha simples na rua principal do píer. Facílima de achar: basta ver a placa da lagosta vermelha.

Lagostas em Rockport

Não espere sofisticação: a lagosta é o foco. De um lado, um tanque enorme onde as mesmas são mantidas vivas; atrás do balcão, um moço e uma panela enorme de água fervendo. That’s it. Você escolhe sua lagosta, o moço transfere a lagosta do tanque para a panela, e a serve minutos depois com manteiga e/ou limão – batatas fritas ou pão para quem quiser. Nos fundos da biboca, com vista para o píer (e para algumas armadilhas de lagosta), ficam as mesas dos clientes.

Rua em Rockport - Verão - Nova Inglaterra

Outras atrações de Rockport

Mas não se vive só de lagostas em Rockport. A cidade é uma pequena pérola da região costeira da Nova Inglaterra. As casas todas em estilo típico da região, com jardins e canteiros super-bem-cuidados, em ruas agradabilíssimas de andar. Há pouco mais de 40km de Boston, Rockport é, portanto, o passeio ideal de um dia.

Casa típica

O píer é a atração principal. Além das vendas de lagosta, há um monte de lojinhas de souvenirs e outras tranqueiras turísticas fofas, todas arquitetonicamente no estilo local. O píer termina num enorme celeiro vermelho, tão típico da região – se você assistiu Perfect Storm ou Tubarão, com certeza viu um destes na tela.

Lagostas de Rockport

Confesso que, nos 2 anos que morei em Boston, só estive lá uma vez, no fim do outono. Afinal, o vento gelado não me deixou sair do carro, quiçá aproveitar alguma coisa. Meus amigos da época iam mergulhar lá, já que a região tem uma paisagem sub bem peculiar e alguns naufrágios dignos de nota. Inclusive um ano combinaram o impensável “mergulho do champanhe”. Isso mesmo que vocês estão pensando: mergulho na noite de Réveillon, a temperaturas provavelmente abaixo de zero. Mas nem me pagando muito dinheiro encaro essa…

Em 2010, entretanto, tive a oportunidade de voltar a Rockport no verão. Foi ótimo, portanto, poder finalmente curtir a cidade, sem restrições térmicas. A atmosfera era outra, todos andando nas ruas, tomando sorvetes, uma empolgação sem fim. As fotos do post falam por si. Afinal, a cidade estava mais colorida e seu bucolismo encoberto pelo agradável cheiro da brisa do mar.

Tudo de bom sempre.

P.S.

Booking.com


984
×Fechar