É hoje a Darwinfest. Esta é a comemoração mundial do aniversário de 200 anos do nascimento de Charles Darwin, o pai da teoria da Evolução e um dos maiores nomes da ciência de todos os tempos.

[Acompanhamento musical do post: “Charles Robert Darwin” (letra aqui), do disco “26 Scientists” do Artichoke. :D]
No mundo offline, vale a pena dar uma olhada, nem que seja de leve, em um dos 658 eventos (and counting…) agendados para hoje em 44 países do mundo como parte do Darwinfest. Pode ter algum bem legal perto da sua casa.
Opções virtuais para o Darwinfest
Para os mais virtuais, há opções diversas, e deixo aqui o link para algumas delas: você pode assistir a um dos vídeos deliciosos da série “Morphe” que a National Geographic, com aquela qualidade que lhes cabe, produziu sobre evolução para este ano. Também no Nat Geo, o biólogo-celebridade Richard Dawkins fala da importância de Darwin para o conhecimento humano.
Ou você pode ler o especial maravilhoso que a Nature publicou há alguns meses para comemorar, com uma lista em pdf das 15 jóias evolutivas da história da vida. E que hoje, portanto, merece ser relido, refletido, reapreciado.
Já os mais animados podem celebrar em casa com as crianças o aniversário de 200 anos de Darwin por uma semana (!!!). Há idéias para menus divertidíssimos de acordo com a história da vida, como bolado pela Agnostic Mom em 2007… Dá trabalho. Mas, além de educativo, deve ser um barato!
E se a animação continuar, aproveite e leia (ou releia) o livro mais fundamental da biologia: “A Origem das Espécies”. Um clássico total. 😀
Não importa como você faça. O que realmente importa é que lembremos de alguma forma hoje do homem e historiador natural Charles Darwin. Lembremos de suas idéias, sua vida, suas descobertas, sua importância e principalmente, seu legado. Aprendamos então todos com Darwin a cada dia, a cada momento, a cada segundo da nossa existência na Terra.
Feliz dia de Darwin a todos!
Tudo de bom sempre.