por:
Lucia Malla
Blog, Blogosfera & mídia social, Ecologia & meio ambiente, Memes, listas & blogagens coletivas, Sexta Sub
Publicado
01/10/2010
Nesta semana foi anunciado o tema do Blog Action Day 2010: “Água”.
Este é um tema certamente abrangente, afinal. Embora já tenha discutido aqui inúmeras vezes e facetas desta questão vital e universal, basta a gente olhar pros gastos exagerados, pra falta de consciência de consumo… E perceber portanto que ainda falta muito chão nessa caminhada de conscientização pelo valor de cada gota de água a nosso dispor.
O Blog Action Day será dia 15 de outubro. Caso queria participar com seu blog, basta registrar no site do Blog Action Day. Vamos mergulhar nessa?
Tudo de bom sempre.
P.S.
- Vale lembrar que a blogueira que vos fala discute este precioso recurso natural desde sempre. Para o dia mundial da água em outros anos, por exemplo, diversos aspectos deste recurso precioso foram discutidos e refletidos. Já falei do problema da nossa água anabolizada, repleta de poluentes e disruptores endócrinos. Aliás, fiz a retórica pergunta se existe mesmo “água limpa”… Também brevemente comentei sobre como as mudanças climáticas vão bagunçar o ciclo da água no planeta. E como a água já é um recurso pelo qual nações vão à luta, disputando cada mililitro conquistado. Comentei também sobre como é o gerenciamento da água no Havaí. Por fim, para relaxar, teve um ano que eu simplesmente contei como é passear pelo Kauai, a ilha mais abundante em água do Havaí.
- E nem sempre as reflexões ecoambientais deste blog são líquidas. Participei por vários anos do Blog Action Day. E para qualquer tema sugerido, sempre coloquei a discussão sob um viés ambiental. Em 2007, comentei sobre o derretimento do Ártico. Em 2009, refleti sobre a perda enorme humana que teremos com a elevação dos mares e o desaparecimento de Tuvalu. Em 2010, mergulhamos em águas havaianas para entender como esta ilha do Pacífico gerencia seu recurso natural mais precioso. Em 2013, discuti a sustentabilidade ambiental do turismo atual de massas. E em 2014, único ano em que não falei de meio ambiente, comentei entretanto sobre outro aspecto fundamental social, a desigualdade de gênero na ciência.