Pequenas anotações de viagens virtuais 32

por: Lucia Malla Antigos, Blog, Blogosfera & mídia social, Links gerais

1) Uma lista dos albergues mais verdes do planeta. Em suma, pensar no ambiente sempre – mesmo em viagens low-budget.

2) Discussão aberta: afinal, o que é música?

3) No Inhabitat, um vestido que muda de cor e amarrota como indicação do ar da cidade, se está ruim para respiração ou não. Além disso, veio do mesmo site também uma casa fantástica no Chipre, feita com material que reage ao smog e o degrada. É a casa-que-come-poluição-urbana. Que idéia supimpa! (Via Greensense)

4) Primeiramente, as 10 razões para se ter sequenciado o genoma do ornitorrinco.

5) Maravilhas do design: um recife de coral como mesa de centro. Eu quero!

6) …e falando em recife e seus habitantes, um trabalho mostra, por fim, como um mar em “viagem ácida” pode colocar as estrelas do mar em perigo de extinção.

7) Tomar um cálice de vinho por dia pode aumentar sua expectativa de vida em alguns anos, já diz o velho mote de qualquer sommelier. Entretanto, o mercado de vinhos é mais charada que os demais, pelo mito do “bom vinho”.

Uma vez vi uma entrevista com o sommelier de um restaurante chiquetésimo em São Paulo. Ele dizia que mais de 90% dos vinhos que são abertos e “rejeitados” pelo cliente por causas variadas eram na realidade bons, e não tinham nenhum problema para ser bebidos. O sommelier ainda completou dizendo que os levava para casa e tomava, já que no restaurante eles seriam jogados no lixo por estarem abertos. Quanto de empáfia, quanto de conhecimento e quanto de jogada de marketing realmente faz um cliente comprar um vinho foi o objeto de um estudo que o NYTimes publicou dia desses. Leitura obrigatória para enólogos. E curiosa para quem se diverte tomando vinhos. Tim-tin.

(E achei essa reportagem no mesmo dia em que descobri 3 blogs de vinhos: o dr. Vino (via NYTimes), o Enochatos e o The Wine is on the table. Para degustar, seja a taça certa ou não.)

8) Talvez provavelmente ninguém fotografou melhor o parque de Yosemite, na Califórnia, que Ansel Adams. Em branco e preto, para ficar mais pungente ainda. Belíssimo.

9) Um guia para entender certas frases em artigos científicos. Rolei de rir! 😀 (Via DSN)

10) Eu vi no diário do ator John Cusack no DailyKos e não resisti: o que você faria (ou melhor, o que dá pra fazer) com os 3 trilhões de dólares gastos pelos EUA no Iraque. É claro, em geral o que está ali à “venda” tem um valor estimado médio, mas já dá pra ter uma noção… Na minha lista, tem energia solar pra todo mundo e pesquisa para salvar todos os animais ameaçados do planeta – e ainda falta muito pra gastar. Vale a “brincadeira” (muitas aspas aqui…) só pra se ter a noção da enormidade dessa quantia. Deprimentemente impressionante. (Via Ecorazzi)

11) A Luisa fez um relato tão bom e divertido sobre o NADA (leia lá para entender a brincadeira!) que me deu vontade de imediatamente adicionar o local na minha lista de “must-go”, junto com meu eterno desejo de conhecer a Namíbia.

12) Uma reflexão muito rica do Bruno, que aliás mora em Shanghai, sobre o trágico terremoto na China.

13) Uma ótima colocação sobre a história dos macacos obesos japoneses. Afinal, não há ética no mundo natural; há a existência e a sobrevivência. É fundamental entender isso. (Via Rainha de Copas)

14) E para terminar, a controvérsia gerada pelas recentes (e lindas!) fotos de nudibrânquios do David Doubilet que foram mostradas na National Geographic. Doubilet manipulou os animais e os colocou em uma mesa branca subaquática para conseguir o efeito dado na foto. Perceba que a sombra dos animais está perfeita porque obviamente não foi fruto de Photoshop. Mas… manipular a fauna marinha, é bom ou ruim? Lá no fórum do Wetpixel, as opiniões estão, acima de tudo, acirradas. E relembrando, reverenciei os nudibrânquios em 2006, porque eles são meus animais prediletos embaixo d’água (depois dos tubarões, é claro).

PAVV 32

15) Hoje começa o World Science Festival, em Nova York, que tem um blog para a gente acompanhar de longe a farra. Start spreading the news!

16) Tudo de Big Bang sempre. (Vídeo via Rainha de Copas once more…)



183
×Fechar