Avistei esse peixe cangulo entocado em um mergulho noturno em Palau, num point chamado Jake’s Seaplane.
O animal parecia dormir, relaxado que estava no interior de sua “caverninha-cama”. Os cangulos-titãs (Balistoides viridescens) são conhecidos pela agressividade, principalmente para defender seu território e sua fêmea. De dia, eles são muito alertas; mas à noite, eles descansam, e esse cangulo aí nem se importou com a câmera chegando tão perto.
Uma das belezas da fotografia em macro é nos aproximar desse lado da vida que a olho nu é tão difícil apreciar. De perto a gente pode perceber a riqueza de detalhes ao redor do olho do peixe. Os padrões e as cores. Eu adoro, porque é como se o cangulo dissesse: “Ei, eu também tenho um lado belo!” Afinal, nem só de agressividade vive o ser…
Tudo de sub sempre.
P.S.
- Para ler e conhecer mais sobre Palau, incluindo dicas do que fazer, como chegar e da importância que o país dá à conservação e preservação da natureza, visite esta categoria do blog dedicada a comentar sobre Palau. (E fique, acima de tudo, com muita vontade de visitá-lo imediatamente!)
- Foi em Palau também que eu vivi a experiência sub mais surreal e psicodélica da minha vida, nadando em meio a um monte de águas-vivas.