Para quem ainda não sabe, as novas 7 maravilhas do mundo estão sendo escolhidas num site, com direito a votação popular e tudo. Haverá até uma cerimônia oficial que anunciará as novas mais votadas 7 maravilhas do mundo moderno, em julho/2007 em Lisboa. Organizado por uma fundação chamada New7Wonders e patrocinada por empresas absolutamente desconhecidas por mim, o New7Wonders tem como objetivo educar as pessoas sobre as jóias arquitetônicas do nosso tempo e mostrar o quanto elas vêm sendo destruídas por nós mesmos.
Achei a idéia do site em geral, bacana – apesar de desconhecer a idoneidade de tal fundação e tudo cheirar a uma oportunidade de ouro de lucro. Achei também a idéia da votação bastante democrática. Afinal, voto popular não mente – mas pode ser manipulado, e é aí que mora o perigo.
Desconsidere meu ceticismo científico quanto à empreitada, advindo principalmente do fato que é necessário registrar-se para votar. Imagine, por exemplo, que os chineses conectados votarão em massa na Muralha da China – que é mesmo uma maravilha, e, portanto, merece o voto. Ou, por exemplo, os americanos votando em massa na Estátua da Liberdade, que, convenhamos, não é lá essas maravilhas. É muito mais simbólica do que uma “gigante da arquitetura” como as maravilhas do mundo antigo o eram.
Bairrismo pelas maravilhas do mundo?
Tenho receio de bairrismos extremados que tirarão o jus de lugares maravilhosos menos conhecidos do público, onde talvez o público esteja menos ligado à internet e nem saiba que tal votação esteja ocorrendo (como na Ilha de Páscoa, talvez). Tenho receio, enfim, daquele voto de ocasião, do turista internético acidental.
Pense bem: quantas pessoas efetivamente visitaram todos os lugares dos 21 concorrentes? Imagino que poucas. E quantas visitaram a Torre Eiffel? Muito mais, com certeza, do que as que visitaram o Timbuktu, no Mali. Entretanto, na hora de votar, as pessoas provavelmente não se preocuparão com isso, e sim com a simbologia ou com os locais que elas conhecem, com os quais estão ligadas emocionalmente.
Eu visitei 6 apenas dos lugares listados, e na hora de dar meu voto, me senti toda embananada, numa dúvida cruel sobre qual maravilha escolher dentre as que não visitei – você vota em 7, mas eu no fundo queria deixar 2 das que conhecia de fora, ou seja votar em 3 não-visitadas. Não me sinto confortável dando crédito a um lugar pra mim desconhecido, embora provavelmente impressionante em arquitetura, já que foi finalista. Mas enfim, contradizendo a mim mesma, votei, e fiquei satisfeita com meu voto – a gente se alegra com cada coisa nessa vida… Apesar de tudo, é uma oportunidade divertida e diferente de participação em algo. Fica a sugestão.
Tudo de bom sempre.
UPDATE: O João Carlos deixou em seu comentário um link excelente da Wikipedia sobre as 7 maravilhas do mundo. Ali, estão marcadas não só as 7 do mundo antigo, como outras diversas (Idade Média, Moderna, Obras de Engenharia…) – incluindo as 7 maravilhas do mundo subaquático!! Dessa lista do mundo azul, conheço Palau – e recomendo, pois é talvez o lugar mais exótico do planeta que visitei. Valeu, João, pelo link!
*Como vocês sabem, eu a-d-o-r-o essas listas inúteis e inspiradoras de lugares. Eis, portanto, a compilação de todos os posts com “listinhas” de lugares incríveis que este blog já publicou. Boa viagem! 🙂