Sexta Sub: PhD proposal

por: Lucia Malla Antigos, Ciência, Cotidiano, Sexta Sub

Ontem, acabei de escrever meu projeto para defesa do doutorado – o PhD proposal, como é chamado aqui. É o último passo antes de escrever a tese propriamente dita, pelo menos no programa de doutorado em que estou. Daqui a um mês me reúno com minha banca de doutorado para discutir as falhas (sempre há…) e consertá-las para a tese. Neste meio tempo, me sinto como o pepino-do-mar abaixo, cheia de espinhos.

pepino-gigante-do-mar (Thelenota ananas)

Escrever o proposal é tarefa dura, espinhenta, cheia de intricados detalhes afiados, que te cortam a qualquer movimento mal-feito e cujo conjunto no começo parece não fazer muito sentido. Todo cuidado é pouco. As palavras, escolhidas a pão-de-ló molhado no leite de pêra, precisam encaixar perfeitamente, sem nenhum tipo de duplo sentido ou misunderstanding. Estava há um mês trabalhando duramente nesse documento, sinapses funcionando 100% em modo “selênio”.

130 esmiuçadas referências bibliográficas depois, acabei.

Daí você para e finalmente começa a olhar além do PhD proposal. E descobre que – puxa! – tudo aquilo que você escreveu faz ainda mais sentido do que você imaginava no início. Mas também descobre que ainda há um arrecife de desafios pela frente. Que enfim aquele PhD proposal era apenas mais um pepino no caminho até o azul além-mar. Mas você vai, se arrastando, devagar e sempre, na direção certa da maré.

PhD Proposal - Full picture - pepino-do-mar (Thelenota ananas)

Vocês não imaginem a sensação boa de realização que vislumbrar esse horizonte me trouxe.

Bom fim de semana para todos.

E tudo de bom no que vem pela frente, sempre.

P.S.

  • A primeira foto é uma macro do pepino-do-mar (Thelenota ananas) da segunda foto. 🙂
  • A vida vai além do PhD proposal, eu sei. Mas enquanto estou ocupada com ele, que tal ler outras Sextas Subs do blog menos espinhudas que este pepino-do-mar?


209
×Fechar