Sexta Sub: camuflagem

por: Lucia Malla Animais, Antigos, Filipinas, Sexta Sub

Posto que camuflagem ruleia… Tá todo mundo vendo a lagosta na foto? 🙂

camuflagem

É uma lagosta “squat”, da espécie Allogalathea elegans, encontrada sempre em relacionamento comensal com corais e crinóides. Dona de uma camuflagem listrada perfeita, que “combina” com o crinóide e/ou coral em que vive, e que com certeza ajuda a evitar alguns predadores mais distraídos. Tal espécie de crustáceo só é encontrada na região do Indo-Pacífico. Esse aí a gente viu (ou melhor, quase não-viu…) no point de Masaplod, em Dumaguete, Filipinas.

Pra lembrar que debaixo d’água a gente tem que sempre ficar atento, porque surpresas podem estar mais perto do que você imagina.

Tudo de sub sempre.

Para ver mais camuflagem pelas Filipinas

Este crinóide foi fotografado nas Filipinas. Tenho no blog um extenso arquivo de posts de mergulho nas Filipinas, bem além de Dumaguete. Você pode ler sobre a reserva marinha da Ilha de Apo, um exemplo incrível de projeto de conservação envolvendo a comunidade que deu certo. E, sem dúvida, um dos lugares mais fantásticos para se mergulhar no planeta.

Outro ponto incrível de mergulho é a região de Puerto Galera. Ali pertinho fica a Ilha Verde, que aliás já foi considerada o mais biodiverso ponto marinho de mergulho do planeta. Curtir um pouco da cidade também é parte da experiência filipina. Seus caminhos revelam surpresas.

Aliás, a capital das Filipinas, Manila, é uma das cidades mais musicais – no estilo underground da coisa – que já visitei. Simplesmente em todo canto há bandinhas cover de rock, country etc. tocando. Numa sexta-feira à noite, se perder por alguns dos inúmeros bares de música ao vivo da cidade vale muito a pena.

E boa viagem às Filipinas! 🙂



253
×Fechar