Venho acompanhando essa votação já há algum tempo e estamos finalmente chegando na etapa final, quando as 7 novas maravilhas naturais do mundo serão escolhidas. Eu sei, é tudo muito comercial etc. e tal. Mas, pelo menos aqui no blog, encaro como uma brincadeira de lista, pra gente relaxar e se entreter.
Tivemos as 77, agora estamos nas 28 finalistas. Listadas no site do concurso, só lugares fenomenais, como aliás era de se esperar.
28 finalistas a novas maravilhas naturais do mundo
Entre eles, alguns favoritos oceânicos, como a Grande Barreira de Corais e as Maldivas. Presença excepcional também dos Sundarbans, uma área ameaçadíssima pela poluição e pelas mudanças climáticas que merece nossa atenção. Galápagos também acho ótimo estar nesta lista, principalmente pelo valor biológico do arquipélago. Sinto muita falta do Everest, que ainda não entendo como não está na lista dos 28 – embora o Kilimanjaro e o Matterhorn estejam.
O Brasil emplacou dois locais na lista das 28 finalistas, em conjunto com nossos vizinhos. Em primeiro lugar, a Amazônia (com Peru, Venezuela, Suriname, Guiana, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa e Equador). Em segundo lugar, as Cataratas do Iguaçu (com a Argentina). Ambas maravilhas merecedoras demais. Aliás, considero as Cataratas do Iguaçu o maior espetáculo no quesito queda d’água do mundo. E a Amazônia… Dispensa explicações, afinal.
No momento, eis as top 10 do ranking de votação.
- o Mar Morto (Israel/Jordânia/Palestina)
- o Grand Canyon (EUA)
- a Grande Barreira de Corais (Austrália/Papua Nova Guiné)
- a Baía de Halong (Vietnã)
- Jeita Grotto (Líbano)
- a Ilha de Jeju (Coréia do Sul)
- a Ilha de Komodo (Indonésia)
- os rios subterrâneos de Puerto Princesa (Filipinas)
- os Sundarbans (Índia/Bangladesh – yeah!!!!)
- o vulcão Vesúvio (Itália).
Minha opinião
Dessas 10, estou muito feliz pela Barreira de Corais e pelos Sundarbans. Ambos lugares representativos de ecossistemas em alto risco nesses tempos de mudanças climáticas. Por outro lado, por mais que eu ache Jeju Island linda, tem pelo menos uns 50 lugares naturais que considero mais bonitos no mundo – dentre os que eu já vi; imagine dentre os que ainda não vi… Então repito: Jeju Island nos top 10 só demonstra a força e união que a internet coreana possuem.
Enfim, a votação se encerra dia 11 de novembro – sexta-feira agora. Portanto, se você quer participar da brincadeira e ainda não foi lá votar, corre que ainda dá tempo.
Tudo de bom sempre.
Como vocês sabem, eu a-d-o-r-o essas listas inúteis e inspiradoras de lugares. Eis, portanto, a compilação de todos os posts com “listinhas” de lugares incríveis que este blog já publicou. Boa viagem! 🙂
- As 1000 maravilhas do mundo atual
- As novas 7 maravilhas do mundo
- As 7 novas maravilhas naturais do mundo
- As 7 maravilhas naturais do Brasil
- As 77 maravilhas naturais do mundo
- As 28 finalistas das 7 maravilhas naturais do mundo
- As novas 7 maravilhas naturais do planeta