Talvez uma das características mais inesperadas que percebemos ao visitar da ilha de Wallis no sul do Pacífico foi a quantidade enorme de igrejas. E, mais relevante ainda, sua bizarra arquitetura. Já sabíamos que Wallis e Futuna era fervorosamente católico, das ilhas mais religiosas do Pacífico. Mas confesso que não esperava ver tantas igrejas suntuosas num pedaço de terra tão pequeno.
Na ilha de Wallis, encontram-se 26 igrejas, catedrais e capelas. A maioria neste estilo único de blocos pretos com reboco branco. Alguns chamam de neo-romanesco, mas longe de mim inferir se esta designação é correta mesmo… Um morador de Wallis com quem conversamos nos disse que o estilo mais parece de alguém que tentou fazer arte mas sem o conhecimento de engenharia necessário. Não sei. Mas o fato é que as igrejas chamam a atenção, pelo seu tamanho, sua imponência e por esse estilo característico que não vemos em outras áreas do Pacífico.
Neste post, deixo apenas as fotos de algumas das igrejas católicas que vimos em nossa passagem por lá em 2011. Para que vocês apreciem.
Tudo de bom sempre.
P.S.
- A quem interessar. Há este vídeo muuuuito boring, por certo, no youtube com as igrejas de Futuna.