Um amigo meu recentemente foi para Tofo, uma praia na costa sul de Moçambique, conhecida na comunidade de mergulho pela fantástica diversidade da fauna marinha. Então comecei a ler mais sobre o lugar. Com efeito, terminei esbarrando lá no The Dorsal Fin num documentário recém-lançado chamado “Shiver”. O documentário conta a trajetória do mergulhador Carlos Macuacua e sua investigação sobre as diversas facetas dos tubarões na costa moçambicana, as diferentes espécies etc. Principalmente, a infame matança industrial e ilegal que vem acontecendo nas águas do país por causa (“surpresa!”) da barbatana do bicho. Que vira sopa na China, como todos nós sabemos.
Então deixo aqui o vídeo dos tubarões de Moçambique nesta última semana do ano. Para relembrar que em 2011 (e 2012, 2013, 2014…) ainda há muito a ser feito para proteger os tubarões, este grupo animal tão fundamental ao ecossistema marinho.
O mais bacana: o vídeo é em português de Moçambique. Então, dá para todo mundo que passar por aqui assistir e ajudar a dispersar pelo Brasil sem erro. 🙂
Shiver: shark finning in Mozambique from aaron gekoski on Vimeo.
Tudo de tubarões sempre.
P.S.
- Meu amigo que esteve em Tofo (e que inspirou este post) contactou diretamente a bióloga que aparece no filme. Todavia, ela confirmou que as coisas não melhoraram nada, pelo contrário. Antes os moçambicanos dos vilarejos precisavam se deslocar até a capital levar as barbatanas. Hoje, entretanto, os chineses vão buscá-las. Já há uma Chinatown sendo construída em Maputo, e o governo prevê a emissão de cerca de 30.000 vistos para imigrantes chineses “trabalharem” em Moçambique no próximo ano.
- Aproveitando a deixa pelos tubarões, segue também o vídeo em inglês de uma campanha lançada hoje pelas ONGs WildAid e SharkSavers, que pede às pessoas para simplesmente dizer “NÃO” à sopa de barbatana de tubarão. O vídeo é curtinho e também tem uma versão em chinês, específica pro maior mercado consumidor de barbatanas.
The Pledge – English from Blue Sphere Media on Vimeo.
(Via Wetpixel)