Este post faz parte da blogagem coletiva “Umas com tanto, outras com nada” que começou a ser coordenada semanas atrás, numa conversa pelo twitter entre a Cláudia, a Natalie, a Carina, a Patricia, a Carmem e a Marcie. Nesta conversa, surgiu a idéia de listar os lugares que cada uma considerava “viu-tá-visto”. Aí a conversa evoluiu e dedidiram fazer também uma segunda lista – com cidades ou países para onde voltariam sempre. Como a idéia parecia boa, uma comentou aqui, outra comentou ali… no fim, a notícia se espalhou e conquistou dezenas de adeptos. Diante disso, decidiu-se fazer uma blogagem coletiva for fun.
E eu, como adoro uma lista de farra, não podia ficar de fora, né?
Então aí vão minhas respostas.
Sendo extremamente pragmática, inclui praticamente todas que eu já conheço do planeta. Por um motivo simples: eu sofro da síndrome do “eu-nunca-fui-quero-conhecer-pelo-menos-uma-vez-na-vida”, que é esta ansiedade enorme de desbravar os milhões de recantos e esquinas do nosso planetinha azul (em terra e mar, o que é pior). Pra amenizar um pouco essa ânsia, só viajando sempre pra um lugar onde nunca fui antes. Portanto, no geral, um destino vai me interessar se eu nunca fui nele, a priori.
Mas, é claro, tem aquelas cidades pra onde eu realmente não penso em voltar mesmo. Dentro dessa lista, duas portanto se destacam.
Adoro Minas Gerais, de paixão. Morei por 5 anos na Zona da Mata mineira, e curti cada segundo que lá vivi. Entretanto, fui pelo menos 5 vezes a Caxambu. Sempre a trabalho, nos inúmeros congressos de genética e bioquímica que aconteciam por lá. (Felizmente as Sociedades Brasileiras de ambas as disciplinas acordaram pra realidade resolveram compartilhar os congressos com outras cidades brasileiras – os cientistas, aliás, agradecem até hoje!). Da primeira vez que fui, animada com a novidade, fiquei um dia a mais para curtir a cidade.
Curtir o quê mesmo? Porque em todas as vezes que por lá passei, fui mal recebida em hotéis e restaurantes. Atendimento péssimo – e olha que minha flexibilidade e paciência são históricas. Por causa disso, portanto, não penso em voltar lá. Nem de passagem. Se estiver de passagem, prefiro aliás viajar mais um cadiquim de nada e parar em Cambuquira ou São Lourenço, que são pertinho e bem mais interessantes.
Imagino que em algum momento da minha vida terei que voltar lá, certamente a trabalho ou em conexão. Mas não será por escolha pessoal. Veja bem, eu adorei a China. Mesmo. Mas, ao mesmo tempo que adorei conhecer, percebi que Beijing uma vez só já me bastava, afinal. A Muralha é linda, a Praça da Paz Celestial é monumental, a Cidade Proibida mais monumental ainda. Mas tá visto. Se tiver que voltar a China, prefiro portanto ir para Hainan Island ou encarar logo uma viagem até o Tibet. Ou voltar a Hong Kong, que é muito legal.
Apesar da síndrome citada acima, há diversos – e põe diversos nisso! – lugares do mundo que eu simplesmente amo de paixão e para os quais voltaria a qualquer momento, se oportunidade tivesse. Entretanto, há 3 cidades (excluindo a que moro, muito adorada e pra onde já voltei) que eu voltaria sempre que possível, por diferentes razões. São elas as que estão aí abaixo.
Porque é a minha cidade, onde fica a minha praia, onde estão as minhas raízes. Principalmente, há uma conexão emocional muito mais forte com esta cidade que a torna infinita em minha memória. E Vila Velha se torna sempre passível de revisita. Cheia de nostalgia, mas ainda assim, revisita.
É a cidade mais incrível da Europa, em minha opinião. Também cheia de laços afetivos comigo, pois morei ali do lado, em Potsdam, por um período da minha juventude. Berlim é onde há espaço para todo tipo de personalidade. Onde se respira dicotomia – e se aprende afinal ao vivo e a cores a lidar com esta dualidade, digerindo cada faceta com um molho diferente. Cidade non-stop, cheia de vida e animação. Berlim é uma festa.
E único lugar do mundo onde se vende Berliner Weisse Bier, a melhor cerveja do planeta. 🙂
Precisa explicar? A capital do mundo é certamente a cidade número 1 da minha lista de visitas sempre! Então, sabe a síndrome que contei lá em cima? Pois em NY ela se revigora a cada segundo de maneira mais intensa ainda, e em vez de ânsia, essa eterna corrida maluca vira uma diversão e tanto. Porque em cada esquina de NY acontece algo unbelievable a todo momento. E é sempre algo que vai te fazer pensar, rir, pirar, interagir, reagir ou amar. I <3 NY.
Eu passo a bola da pergunta para os demais amigos, para me contar as “umas com tanto, outras com nada” de cada um. Que cidades vocês voltariam e quais cidades não valem a volta?
O pessoal viajante dos blogs respondeu. Sigam então os links aí abaixo para ler.
Maioridade: 18 Anos do blog Uma Malla pelo Mundo.
Começo 2021 no blog resenhando um dos livros que mais me marcou em 2020, "Slavery…
Quando pensamos em receitas para uma boa saúde e longevidade, geralmente incluímos boa dieta e…
Eis que chegamos à maioridade votante. 16 anos de blog. Muitas viagens, aventuras, reflexões e…
O ano de 2020 tem sido realmente intenso. Ou como bem disse a neozelandesa Jacinda…
Nesta maratona de resenha de livros que tenho publicado durante a pandemia, decidi escrever também…
Ver Comentários
Excelente idéia a blogagem coletiva, to curioso pra ler os artigos nos outros blogs participantes :)
Eu tenho uma síndrome diferente: sempre que vou prum lugar, eu quero voltar... Não sei, fico sempre com vontade de conhecer mais, de explorar tudinho... tenho dificuldades de identificar uma cidade que digo "não volto, mesmo!". Em princípio não voltaria pra Viena, acho. Pelo mesmo motivo que você não voltaria pra Pequim, não proque seja ruim, ams porque tá visto. Se eu voltar pra Austria tem muitos outras cidades/lugares que eu iria querer ver.
Outra coisa em que concordo com você: Berlim! Que cidade sensacional! Voltaria fácil. Aliás, voltarei!
Barcelona também está nas minhas "altamente voltáveis".
Beijos
Daniel
Daniel, Barcelona tb está na minha lista de "altamente voltáveis", junto com Veneza. Sem dúvida, Barcelona é a cidade mais colorida que já vi. Adorei muito - fui no meu mochilão pra ficar 3 dias, terminei ficando 8 e só fui embora porque o dinheiro acabou, literalmente! :D
Opa, primeiro que não bateu nadica.. no post! Discordei do comentário! Veneza foi linda, mas acho que voltar quebraria o encanto, a viagem foi tão perfeita!!! Mas guardo as dicas das voltáveis, sempre ajuda a decidir pra onde ir na próxima! =)
Leleiz, a lista de voltáveis só cresce... nunca diminui, hahahahaha!!
Eu nao voltaria a Porto Seguro...nem a Parauapebas (interior do Para), ahahahaha (apesar que ja voltei depois que sai de la, pra batizar meu afilhado).
Voltaria sempre, ever and ever again pro Rio. Porque o Rio de Janeiro continua lindo, continua sendo...E também pra Roma, todas as vezes que puder voltar. E volto também a San Francisco (EUA), fiquei com gostinho de quero mais. Ai, Lu, acho que sou que nem o Daniel, eu volto pra quase todos os lugares que ja fui!
Cidades que eu não faço questão de voltar:
Acapulco, Atlanta e Los Angeles
Cidades que voltaria sem pensar 2 vezes:
San Francisco, New York, Boston, Cusco e Lhasa,
Taí uma angústia na minha vida... Adoraria conhecer muitos lugares novos e a lista é enorme, mas voltaria mil vezes a vários lugares e sempre saio de um lugar achando que vou voltar :roll:
Dei risada com Caxambu! Não conheço, mas tenho amigas que chegaram em Genebra e falaram: "Ok, Caxambu? Podemos ir embora!"
E aqui nos comentários apareceu uma onde só passei porque o avião teve que pousar ali e para onde não teria nenhuma intenção de voltar: Acapulco!
Taí: Berlim entra naquela lista do fui, mas preciso voltar, pra rever minha opinião. Tive uma experiência ruím lá e isso estragou bastante pra mim. Mas voltarei, sim.
Beijing: estou contando os minutos que faltam para eu conhecer.
Mas, de uma maneira geral essa blogagem está sendo boa para aumentar a lista dos lugares para onde quero ir...
Alline, o Rio é a cidade maravilhosa por excelência. Altamente voltável!
Helder, sabe q eu curto LA? Apesar dos carros.
Lena, Caxambu é hors concours. :P
Marcie, acho q vc vai curtir Beijing uma vez. É bacana, mas uma vez tá visto.
Beijos a todos!
O que? Lucia Malla? De Vila Velha? Por opção??!! Que honra!!
Onde estavam esses posts que você citou que eu não tinha lido antes!!!
Uma capixaba ilustre na blogosfera!!
Meu lado bairrista me fez eleger esse o melhor post da série #blogagem coletiva!! rsrs